Gramado: Connection Experience contribui com o turismo

CEOs do Connection com diretor do Sebrae

No lançamento do Connection Experience Terroirs do Brasil, nesta terça-feira, 19/03/2023, em Porto Alegre, a empresária Marta Rossi, destacou que “O Connection  é um produto resultado de um trabalho árduo que nos propusemos a fazer para destacar o que temos de nosso, feito por nós e que muitos querem ver, conhecer. Posso afirmar que somos criadores de propostas, de projetos que deixam um legado, fomentando e abrindo novos espaços para o turismo”. Com essas palavras a CEO da empresa Rossi & Zorzanello e do Connection, abriu a solenidade oficial do evento que neste ano acontece de 15 a 18 de maio próximo em Gramado. O lançamento foi realizado no Galeto Mamma Mia, no Cais Embarcadero, um restaurante originário de Gramado, de onde se expandiu, levando a qualidade da culinária italiana para outras regiões. a Música gaúcha, com o conjunto Alma Gaudéria, deu o tom aos convidados.

Na solenidade, conduzida pelos CEOs do Connection, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, junto com o diretor técnico do Sebrae/RS, Ariel Berti, e da qual participaram autoridades e convidados de diversas áreas, em especial da gastronomia e turismo foram apresentados dados sobre a importância do evento que visa destacar os produtos originalmente brasileiros gerando conexões para novos negócios.

O Connection, que está em sua sétima edição, e há duas edições trabalha o tema Terroirs trará nomes nacionais e internacionais da gastronomia, do turismo, gestores do setor público e privado, empresários e entidades, além de produtores de diferentes partes do Brasil. “Queremos mostrar mais uma vez as riquezas únicas do Brasil, neste evento que é a mais importante vitrine de promoção dos produtos de origem reunindo o que há de melhor de norte a sul do Brasil. A Itália conta com 900 produtos certificados com IG, nós no Brasil estamos com 102 produtos. E nos orgulhamos do primeiro produto com IG do Brasil ter sido aqui do RS, o nosso vinho”, destacou Marta Rossi, enfatizando que na atualidade o RS conta com 13 produtos com seu IG.

Eduardo Zorzanello destacou que o Connection será uma vitrine que ficou em aberto, desde a edição de 2023, quando muitos dos participantes queriam um pouco mais. Nossa expectativa é de que 600 mil pessoas participem e já temos a confirmação de 50 produtos com IG, quando em 2023 tínhamos 27. Ele destacou os nomes que já foram confirmados para as tradicionais palestras e debates no Palácio dos Festivais.

Bernardo Cardoso, Diretor de Turismo de Portugal no Brasil), Rogério Ruschel, publicitário, escritor e especialista em marketing e comunicação, Milton Zuanazzi, Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo), Marcos Livi, chef, criador do Grupo Bah e assador e Nícolas Heckel, chef do restaurante Catherine Gramado) e Gabriela Testa, Ministra do Turismo de Mendoza, Argentina. A programação inclui rodadas de negócios, cozinha show, feira de produtores e um circuito gastronômico pela cidade, desde a Rua Coberta. “Um dos grandes diferenciais do Connection é justamente unir em um mesmo evento conteúdo de relevância e experiências sensoriais através do contato direto com os produtores e suas histórias. Acreditamos que esse ecossistema gerado em Gramado será uma grande vitrine para os produtos de origem do Brasil”, afirmou Eduardo Zorzanello, CEO do Connection Experience.

Luia declarou que Gramado está aguardando todos para o Evento

        Para o secretário de Turismo Luiz Fernando Rodrigues, além de contribuir para movimentar o turismo, o evento proposto pela empresa Rossi &Zorzanello é uma forma diferenciada de parceria. “Busca a qualificação dos nossos produtos, das nossas potencialidades e fomenta o turismo”, destacou. Garantiu que eventos dessa magnitude têm respaldo do governo. O diretor técnico do Sebrae, Ariel Berti destacou que todas as 102 certificações de origem de produtos brasileiros passaram pelo trabalho ou orientação do Sebrae. Segundo Ariel, não basta ter o produto, é preciso saber a importância dele para a comunidade, para os paladares (a maioria são produtos alimentícios), ou para atrair o lúdico. Lembrou que no ano de 2023 o artesanato – bonecas- de uma região de Minas Gerais participou em Gramado com muito destaque. O dirigente e a coordenadora de Turismo do Sebrae RS, Amanda Paim destacaram que a denominação de Origem visa garantir que aquele produto só pode ser produzido naquele local com aquela qualidade.

Diretor do Sebrae

Representando o prefeito de Gramado, o vice Luia Barbacovi convidou a todos a participarem do evento que, segundo ele, visa difundir ainda mais as qualidades dos produtos brasileiros e gaúchos. Luia já aproveitou para anunciar que Gramado vive o Festival da Colônia. “Uma ida na região colonial é sempre a busca de um lugar onde se encontra produtos feitos com muita qualidade e carinho em nossa região”, sustentou. A presidente da Grmadotur, Rosa Helena Volk também participou com a comitiva de Gramado. Além do secretário de turismo do RS, outras autoridades prestigiaram o evento, como o deputado Gustavo Vitorino, da Comissão de Desenvolvimento e Turismo da Assembleia Legislativa. Entidades como Famurs, ABAV, Sindetur, Abrajet, Afeet e Associação Riograndense de Imprensa (ARI) também prestigiaram o lançamento.

Uma prova de produtos com IG

O lançamento do Connection Experience Terroirs do Brasil e Internacional já foi uma mostra de produtos com Indicação Geográfica do Brasil. Desde o chimarrão, com erva mate da região de São Mateus do Sul, no Paraná; bolinhos de arroz de Palmares do Sul/RS, espumante dos Altos Montes, de Pinto Bandeira. O Testa caffe, da região da Garça /MG; os doces de Pelotas/RS. O chocolate Prawer de Gramado; queijo artesanal serrano dos Campos de Cima da Serra, linguiça de Blumenau, mel de melato de Bragatinga.

Além dos conteúdos das palestras no Palácio dos Festivais, serão realizadas aulas em uma Arena na Rua Coberta e também terão atividades na Sociedade Recreio Gramadense e na praça Jose Nicoletti. As inscrições para os que desejam participar estão abertas. Veja pelos endereços:

e-mail [email protected],

www.connectionexperience.com.br

O Connection Experience 2024 é realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do SEBRAE.

A foto de Capa é da Pauta Conexão e Conteúdo

Você pode gostar...

SSL Bravulink