Cultura e religião na Páscoa da Região das Hortênsias

Imagem do Instagram Gramadotur

A Região das Hortênsias, na serra gaúcha, mantém uma tradição de comemoração de Páscoa com muitas atividades lúdicas, religiosas e de lazer, sempre com programação que envolve moradores e os visitantes. Nesse contexto, a indústria do chocolate, numa região que conta com fabricantes reconhecidos em todo o país e com diversas pequenas empresas caseiras, se apresenta com muitas novidades para atrair todos os gostos. Para quem já viveu muitas dessas festividades – e para aqueles que irão pela primeira vez – há sempre uma surpresa, uma novidade, algo nunca visto.

A 9ª Páscoa de Gramado foi aberta no dia 07 deste mês com a Orquestra Sinfônica da Cidade, quando o Pascoalino  participou ativamente, convidando o público para as muitas atividades lúdicas, religiosas e esportivas. A programação é intensa, com decoração exclusiva pela Gramadotur e pelo comércio em geral, com o concurso de vitrines. A criançada não poderá se queixar, pois na Vila de Páscoa, que fica na Praça das Etnias, o Coelho Pascoalino recebe crianças e adultos de sexta a domingo, das 16h às 18h30.  A Vila funciona das 9h às 21h, diariamente. Nos finais de semana – sempre de sexta a domingo – serão repletos de atrações artísticas e culturais na Rua Coberta, na Vila de Páscoa e na avenida Borges de Medeiros. A tradicional Parada de Páscoa na Borges de Medeiros, atividades no Espaço Kids Casa Lúdica, na Rua Coberta, são algumas das muitas atrações.

Desfile é sempre uma grande festividade/imagem Instagram Gramadotur

O Gramado Aleluia, voltado às atividades religiosas, promove a Procissão de Ramos, no domingo dia 24, iniciando às 9h com uma marcha solene e culmina em oração, bênçãos e atos litúrgicos. O trajeto percorrido pela Procissão inicia na Praça das Etnias e segue até a Igreja Matriz São Pedro, e a celebração simboliza a entrada de Jesus em Jerusalém, momento em que o povo o acolhe, cantando e traçando um caminho com ramos, revivendo o que consta na Bíblia.

Na Rua Coberta serão muitas as atrações, inclusive serviu de palco para o lançamento da Páscoa de 2025, quando será realizado o Chocolat Gramado 2025 – Festival Internacional do Chocolate Artesanal. Em sua avant première, ocorrido dia 15, o Chocolat Gramado terá dois finais de semana de programação especial, divulgando já as novidades de 2025.

Além disso, dia 30 ocorre a Corrida e Caminhada do Coelho, um evento que reunirá esportistas e público em geral, numa brincadeira que exige a inscrição prévia, visto que haverá premiações de medalhas e troféus para os que conseguirem correr ou caminhar mais rápido que o Coelho! Se inscreva e entre nessa brincadeira de Páscoa. Veja no link:

https://pascoaemgramado.net.br/atracoes/corrida-e-caminhada-do-coelho/

Canela e sua catedral de pedra na Páscoa

Neste este ano de 2024, em Canela, as atenções estão voltadas à Catedral de Pedra, igreja matriz de Nossa Senhora de Lourdes, que servirá como palco da  Luminata, um espetáculo de som e luzes dando respaldo à peça “Via Domine – Os Caminhos do Senhor”, lembrando a trajetória de Jesus Cristo, um homem que nos dias atuais poderia ser chamado de um ativista social.

Espetáculo Luminata acontece diante da Catedral de Pedra
Foto divulgação Luminata

Esse espetáculo de som e luzes, em 12 minutos, apresenta momentos crucias da vida de Cristo, deixando uma mensagem de fé e de esperança à humanidade, num trabalho do produtor teatral Fernando Martinotto. O evento é um dos muitos que Canela terá, pois a prefeitura e comunidade empresarial estão presentes com “Nos Trilhos da Magia – Temporada de Páscoa”.  Os eventos de Quaresma e Páscoa, que já estão em realização desde dia 08 (Luminata) e 15, (Nos Trilhos) perduram até dia 07 de abril.

A programação da Páscoa em Canela é bem ampla. Como em anos anteriores, a cidade está enfeitada com muitos “ninhos” de coelhos espalhados em cada esquina ou cruzamento e em cada praça. As apresentações de “Nos Trilhos” ocorrerão ao longo da avenida Osvaldo Aranha, na Estação Campos de Canella, na rua Felisberto Soares e nos arredores Catedral de Pedra. Em caso de chuva, a programação será transferida para a Estação Campos de Canella, garantindo que o espetáculo não seja interrompido.

Todos os anos a Páscoa se renova em Canela, com a presença do coelho e família

A campanha “Nos Trilhos da Magia – Páscoa 2024”, segue dias 22, 23, 28, 29 e 30 de março e 05 e 06 de abril, numa realização da Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC), com a apresentação do Parque do Caracol, e patrocínios do Alpen Park, Bondinhos Aéreos e Florybal Chocolates. Apoiadores: Artesanato Recanto das Artes, Brocker Turismo, Bustour, Elias Paludo Incorporações, Hotel Serra Nevada, Jornal Nova Época, Lunkes Turismo, NaturAí Canela, Outlet das Tintas, Pappardelle Massas Finas, PedroGois Corretora, Relojoaria e Joalheria Big Ben, Uniasselvi Região Serra, Vinícola Jolimont, além do apoio da Prefeitura de Canela.

Nova Petrópolis tem coelhos, chocolates e suas flores

Já em Nova Petrópolis a Páscoa pode ser reconhecida pelo colorido intenso nas decorações das ruas, pórticos e parques, onde coelhos se expõe. Além da decoração de Páscoa, as muitas flores atraem a atenção dos visitantes que têm, na área central da cidade de colonização alemã, um mix de todo seus encantos. A Praça das Flores pode te prender no Labirinto e encantar com seus muitos atrativos, como os monumentos, um desses dedicado ao cooperativismo, pois ali é o berço do cooperativismo no Brasil.

Na rua Coberta, o lema Magia de Páscoa dá o tom, com programação que se estenderá de 15 de março a 7 de abril. Feira de Páscoa, apresentações musicais, atrações infantis, programação religiosa e novidades na decoração temática fazem parte do evento. A maior parte das atividades acontecem na Praça das Flores e Rua Coberta, sem cobrança de ingresso.

         De acordo com informações da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, os itens decorativos e brinquedos de Páscoa proporcionarão ainda mais interação com o público, a exemplo dos dois anos anteriores. A tradicional Feira de Páscoa ocorre a partir de 22 de março. As vendas ocorrerão às sextas-feiras, sábados e domingos, das 9h às 19h, na Rua Coberta. Haverá edições da Feira de Páscoa também nos dias 6 e 7 de abril, após o feriado.

De 22 a 31 de março, em sextas-feiras, sábados e domingos, a Rua Coberta recebe também atividades como apresentações musicais, recreação infantil e peças teatrais. Além disso, a Magia da Páscoa oferecerá programação religiosa em diferentes pontos de Nova Petrópolis. A Magia da Páscoa de Nova Petrópolis é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. Veja mais informações sobre o evento nos endereços abaixo:

Instagram @magiadapascoanpp

https://turismo.novapetropolis.rs.gov.br

Você pode gostar...

SSL Bravulink