Bento Gonçalves tem programação exclusiva

O Dia Estadual do Vinho 2014 – comemorado sempre no primeiro domingo de junho – no Rio Grande do Sul será de 23 de maio até o dia 01 de junho. Envolve toda a região da Uva e Vinho o que significa dizer que os municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira estão com programação especial. Também produtores da campanha e fronteira entram nessa programação que é só prazer: Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Rosário do Sul e Santana do Livramento.

Pórtico de entrada de Bento Gonçalves

Pórtico de entrada de Bento Gonçalves

Mas a Capital Nacional do Vinho, Bento Gonçalves, é o carro chefe desses festejos, dando escopo para que cada um dos demais – na serra – recebe seus visitantes e aproveite para difundir ao máximo as suas potencialidades. Isso porque, na cidade acontece, em todos os anos ímpares, portanto agora somente em 2015, a Fenavinho Brasil – Festa e Feira Nacional do Vinho, o mais importante palco de celebração da excelência dos vinhos elaborados em terras brasileiras. O evento tem como missão principal promover o vinho brasileiro, sua gente e o universo que o contempla. Nos dias dos festejos pelo vinho, programação especial ocorrem em todos os municípios. Mas independente de festa, Bento Gonçalves, apenas 120 quilômetros de Porto Alegre, tem muito a oferecer todos os dias.

Em noitadas regadas a vinho, suco de uva e muitos causos, cantoria e animação, as Nonas, as vovós da Região dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, promovem os Filós para levar a informação oral sobre as tradições dos imigrantes italianos, de como foi “Naquele tempo”. E, na mesma ocasião, pegam tigelas, bacias, jogam farinhas e outros ingredientes dentro e ensinam aos mais moços como fazer aquele pão colonial tão delicioso, os biscoitos e outras guloseimas, entre essas o grustoli, o agnoline e cappelletti, para as sopas que aquecem as noites frias. Outras aproveitam essas noitadas, chamadas de Filó, para ensinar como selecionar, cortar amaciar a palha de milho, as tiras de cipós para armar cestinhos, cestos maiores e chapéus. A música pode ser de apenas um cantor, mas via de regra são grupos bem afinados que encantam os visitantes. Um Filo é atividade que ninguém esquece. ¨Tem gosto de tudo um pouco¨, descreveu uma jornalista cearense, após passar uns dias em Bento Gonçalves e presenciar a atividade cultural.

Pipas em envelhecimento na cantina

Vinho envelhecendo nas pipas da cantina

Nessa região são muitas as atrações turísticas, com predominância de atrativos ligados a colonização italiana no Rio Grande do Sul. Alguns roteiros de Bento Gonçalves começam ali – bem no centro da cidade, na Via Del Vino – e terminam ou em Caxias, Carlos Barbosa, Serra das Antas, Garibaldi, ou vice-versa, tal a proximidade. Um dos roteiros que já tem nome no meio turístico é do Vale dos Vinhedos. É um pedaço da Itália no Sul do Brasil, um legado cultural e histórico trazido pelos imigrantes e deixado pelos desbravadores para seus filhos, netos e bisnetos. É difícil para pessoas que buscam emoções de fatos reais, visitar essa região e não se apaixonar, não imaginar e vivenciar com o viviam e vivem.

Eles, os primeiros, chegaram ao Brasil e RS em 1875. “Os costumes e tradições estão enraizados nas pessoas e, até mesmo, na paisagem do Vale dos Vinhedos. A construção de capelas e capitéis, a devoção aos santos, o dialeto vêneto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho são marcas da imigração italiana” consta no site da Secretaria de Turismo de Bento. Entre montanhas e vales, corredeiras de muitas nascentes que vêm dos campos de cima da serra e passam por ali, pode-se conhecer os muitos parreiras. Tudo em pequenas propriedades rurais e com as cantinas ao lado, a maioria aberta à degustação. Outro prazer comparado ao Filó. Aliás, a degustação na região – seja em Bento ou em Garibaldi – já começa no pomar, onde em noites cálidas visitantes são convidados a cear embaixo dos parreirais. Vinho, sucos, espumantes, salame, pão, queijos e muita cantoria. O astral desse programa turístico é nota 10. Ou mil, se tivesse nota maior.

VIDA EM FAMÍLIA NOS CAMINHOS DE PEDRA

 Nessa rota dos vinhedos o turista se embola na rota dos Caminhos de Pedra. Bem, quem não viu o Quatrilho, filme premiado em Gramado, onde a plateia cantou junto com Caetano Veloso o tradicional “Mérica, Mérica, Méricà”, ainda tem chance de ver onde aconteceu a trama amorosa. Ali nos caminhos, entre cantina, pomares, parreiras, armazéns, estão ”os legítimos representantes da cultura camponesa, aquela que fazia tudo com as mãos, os imigrantes italianos, totalmente desprovidos de bens materiais, trouxeram para o Distrito de São Pedro a riqueza de seus valores culturais, expressos na religiosidade, no trabalho e valorização da família. Os Caminhos de Pedra resgatam a herança cultural recebida dos imigrantes italianos, constituindo-se num museu vivo, onde os descendentes desses imigrantes recebem o visitante e lhes mostram a autenticidade e originalidade da sua cultura, gastronomia e arquitetura”, diz um texto que só não consegue reproduzir o sentimento de quem visita ponto por ponto. Não consegue expressar, talvez, a emoção de assistir, ainda nos dias atuais, as nonas fazendo seus crochês, chapéus e tantas outras artes nos seus Filós. num desses Filós famosos é promovido . No hotel Villa Michelon , de Moisés Michelon, tem um museu onde o visitante pode ver tudo o que existia nos “velhos tempos”, e nas paredes as fotografias de famílias imensas.

BENTO GONÇALVES: MARIA FUMAÇA É ANIMADO

Maria Fumaça saindo da estação

Maria Fumaça saindo da estação

  O passeio turístico de trem a vapor é uma atração indispensável na Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. A viagem fica por conta do Maria Fumaça. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho. Ao soar o sino, todos embarcam numa viagem que pode virar até um baile, com dança e par certo. O ambiente, com atores participando, é de muita alegria, mostrando o jeito de ser dos imigrantes italianos. A rota é de 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas, em meio a pequenas vilas, mata e vinhedos. A recepção em Garibaldi acontece ao som da música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam espumante moscatel e suco de uva. Novo embarque, com destino ao final do passeio. A Giordani Turismo recepciona os turistas na cidade de Carlos Barbosa com um show de música italiana. Neste momento, todos se encontram e confraternizam embalados pela música. É necessário fazer reservas com antecedência, pois está sempre lotado.

Informações:

www.bentogoncalves.rs.gov.br

www.giordaniturismo.com.br

www.turismobento.com.br

http://www.valedosvinhedos.com.br/vale/index.php

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink