Roda Gigante atrairá mais turistas para Canela

Roda Gigante será erguida no Mundo a Vapor

            Já está com a prefeitura de Canela o projeto da construção de uma roda gigante junto ao Parque Temático Mundo a Vapor. Na sexta-feira (21/01/2022), o projeto foi apresentado e entregue ao prefeito Constantino Orsolin para aprovação por parte do Executivo e Legislativo. De acordo com assessoria do Mundo a Vapor, a receptividade do prefeito foi muito boa. “Se tem algo que me alegra é ver o progresso, porque além de valorizar o turismo, esse novo atrativo do Mundo a Vapor irá impulsionar o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.

Prefeito conhece e elogia o projeto (foto Adriana Silveira

            Anunciada em dezembro de 2021 como o mais novo atrativo turístico de Canela, a Roda Gigante de Observação será instalada junto ao Parque Temático Mundo a Vapor. A nova atração terá 60 metros de altura e é fruto de uma parceria entre o Parque Temático Mundo a Vapor S.A. e a Interparques Holding S.A., empresa com sede em Blumenau/SC, pioneira na implantação e operação de rodas gigantes no Brasil (Balneário Camboriú/SC e São Paulo/SP). Sua instalação representa um marco no turismo e desenvolvimento de Canela e no fortalecimento de toda a região. A roda gigante será o primeiro empreendimento do gênero no Estado, e um dos poucos existentes no Brasil, colocando Canela como principal destino dos turistas na Serra Gaúcha, por sua projeção e atratividade.

O mapa com a concepção do projeto (foto Adriana Silveira)

            Ao receber o prefeito, a diretora do parque temático, Lenise Urbani, fez a entrega do projeto que foi formalizado junto ao Executivo canelense. “Neste ano faremos a expansão do Mundo a Vapor e a roda gigante veio para coroar essa nova fase do parque. Estaremos ampliando a experiência do nosso visitante e também pensando na comunidade, pois queremos realizar o sonho que toda criança guarda, que é o de andar em uma roda gigante”, declara a empresária, destacando a relevância dessa atração que também está na memória afetiva de muitas gerações. “É um brinquedo símbolo do antigo que se conecta com o contemporâneo”, observa.

            A roda gigante terá um design único e elegante e contará com 32 cabines panorâmicas climatizadas de alta tecnologia e conforto. Todas serão tematizadas e o passeio poderá ser feito tanto de dia quanto à noite, pois ela terá uma iluminação cênica capaz de reproduzir espetáculos de luz. O passeio deve durar em torno de 25 minutos e todas as cabines serão adaptadas para portadores de necessidades especiais, revelou o empresário Mauro Fantin, diretor da Interparques. “Uma roda gigante dessas proporções e no lugar onde será implantada engrandece o turismo da cidade, pois é algo que não existe em nosso Estado”, afirmou o prefeito, reforçando que o Executivo é favorável ao projeto e que seguirá com os trâmites legais para sua aprovação.

Mais um detalhe

O Mundo a Vapor

            Em 1991 o Parque Temático Mundo a Vapor foi inaugurado, apresentando a Canela um atrativo turístico inédito. Sua construção foi obra de três jovens – Omar, Benito e Hermes – filhos e herdeiros de Ernesto Urbani que na década de 20, mantinha uma oficina mecânica onde os clientes eram as serrarias, movidas por grandes máquinas a vapor. Na época, toda a vida do pequeno vilarejo, então chamado Campestre Canella, girava em torno do trem, que partia da Capital, Porto Alegre, e seguia em direção a Serra levando mantimentos. Daqui ele levava a madeira que era extraída em grande quantidade. Anos depois é que um segundo vagão passou a transportar pessoas e com isso a relevância do trem se tornou ainda maior para o desenvolvimento de Canela e região.

Uma das visitas ao Mundo a Vapor com minhas irmãs em 2014

            Os três rapazes que cresceram ajudando o pai, que era o mecânico e mesmo criador de máquinas, e ficaram apaixonados por máquinas a vapor, pois tinham a oficina do pai como um laboratório para a criatividade. Nas horas livres, aproveitavam as sucatas da oficina e criavam verdadeiras obras de arte: máquinas a vapor em miniatura. E o mais curioso e desafiador é que eles as faziam de modo que funcionassem perfeitamente, reproduzindo o processo industrial das grandes máquinas. Daí a construir e reproduzir muitas das máquinas que atuaram em Canela, foi um pulo.

O Mundo a Vapor sempre se atualiza, sendo um dos parques mais ilustrativos da Região das Hortênsias. A comunidade e os milhares de turistas que passam pela região a cada ano encontram aqui algo muito peculiar, máquinas a vapor únicas no mundo, pois foram produzidas artesanalmente pelos irmãos Urbani.

Você pode gostar...

SSL Bravulink