Os Bonecos já estão em Canela para o Festival internacional

Desfile em 2016

Desfile em 2016

Como faz há 29 anos, a cidade de Canela aproveita o mês da Criança para levar mais alegria, encantamento e magia para a criançada, seus pai, familiar e para todos os adultos que amam a arte. O Festival Internacional de Bonecos inicia no próximo sábado, dia 07, e vai até 15 de outubro. Neste ano estão confirmados, além de diversos grupos locais, bonequeiros d e várias cidades gaúchas, do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e também os estrangeiros da Alemanha, Espanha, Grécia e Romênia.

Bonecos em Canela

Bonecos e bonequeiros para todos os lados é o que se verá na cidade durante os nove dias de Festival. Teatro Municipal,  Casa de Pedra, Estúdio de Pesquisa,  Estúdio dos Bonecos,   Aroma Literário, em frente à Catedral de Pedra e a Praça João Corrêa serão palco para espetáculos nacionais e estrangeiros. De cunho social, serão levados novamente peças teatrais ao Oásis Santa Angela (asilo de senhoras), ao Presídio Estadual de Canela e também para algumas escolas de bairros distantes do centro.

O Festival de Canela também é sinônimo de desfile de bonecos e de tantas quantas crianças e familiares queiram participar. Nos dois sábados, dias 07 e 14 de outubro, sempre desde a Magnífica Catedral de Pedra até a Praça João Corrêa. A criatividade, irreverência poderá ser conferida e vivida nesses desfiles, quando bonecos e bonequeiros saem atrás da banda marcial, tomando o centro da cidade. O que mais agrada ao público, neste momento, é que todos são convidados a participar e ser um pouco “bonequeiro”. Crianças e adultos com seus bonecos de fios, de luva, fantoches fazem parte deste espetáculo, que finaliza na Praça João Corrêa, integrando totalmente a organização do evento, bonequeiros, bonecos e público.

 

Gigante Egoísta em Bonecos Canela 2017

Gigante Egoísta em Bonecos Canela 2017, foto Luca Aures/divulgação

Durante os dias de Festival, será também um grande fórum de debate sobre o teatro de bonecos, pois oportunizará aos bonequeiros troca de experiência. Além das mais de 40 apresentações, o Festival estará promovendo debates e bate papos entre diretores dos espetáculos presentes, artistas locais e demais interessados, com o tema “Diálogos entre bonecos e tecnologia”. Na abertura oficial do evento, na noite de sábado, a presidente da Fundação Cultural Glenda Viezzer será homenageada pelos anos de dedicação ao evento. “A informação dessa homenagem a minha pessoa, foi recebido com surpresa e incontida emoção. Como tudo que faço, tenho me dedicado às atividades culturais, com total dedicação, envolvimento pessoal, apenas com a intenção que tudo aconteça apresentando os melhores resultados”, afirmou Glenda. Logo após a cerimônia, o espetáculo carioca “O Gigante Egoísta” (conto de Oscar Wilde) será apresentado. Com esta peça,  a Cia Artesanal foi vencedora do Prêmio Zilka Sallaberry de Teatro – 2013 nas categorias de melhor espetáculo, melhor ator e melhor figurino. Recebeu também o prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças, com Melhor trabalho de formas animadas e ainda foi leito o segundo melhor espetáculo pelo Guia da Folha de São Paulo 2014.

O Bonecos Canela é uma realização da Fundação Cultural, com patrocínio máster dos Correios e Petrobras e, apoio da Prefeitura Municipal de Canela, através do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Alpen Park - um complemento para os Bonecos de Canela

Bungee trampolim no Alpen Park

Para quem vai ao evento, há tempo para desfrutar de um pouco da quantidade e qualidade de atrações que Canela tem, entre esses o tradicional Parque do Caracol, um dos pontos mais visitados na serra gaúcha, simplesmente por sua beleza, cuja cascata tem 131 metros de queda livre de água. Mas Canela tem muito mais:   O Mundo a Vapor; o Alpen Park; os bondinhos aéreos cuja vista principal fica de frente para a cascata do Caracol; o mundo gelado; o Terra Mágica Floribal (magnífico e mágico para a gurizada)  e o Castelinho, bom para conhecer a casa de uma das famílias mais antigas e tomar um chá com quitutes feitos no local. Bom os pontos citados são apenas uma pequena parte do que Canela tem.

Você pode gostar...

SSL Bravulink