Festuris 2017 reunirá o mundo do turismo em Gramado

Organizadores do FESTURIS posam com prefeito e vice de Nova Petrópolis

Organizadores posam com o prefeito e vice de Nova Petrópolis

Lançado oficialmente nesta quarta-feira (04.10) no Hotel Laghetto Viverone Moinhos, em Porto Alegre, a 29ª edição do Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, o evento já tem a garantia de sucesso das versões anteriores. Realizado entre os dias 09 a 12 de novembro, em Gramado na Serra Gaúcha, o evento constará do Congresso e da Feira de Negócios que vai ocupar 22 mil metros quadrados, no Serra Park e terá mais de duas mil marcas em exposição, dos quais cerca de 60 destinos internacionais e 14 mil profissionais do turismo visitantes. Por ocasião do lançamento à imprensa (pela manhã e para todo o trade, à noite) os diretores da Rossi & Zorzanello, empresa organizadora do evento, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi apresentaram aos presentes as novidades para a edição de 2017. Conforme Marta Rossi, é esperado um crescimento de 10 a 12% com relação à edição de 2016, em número de expositores e participantes.

Prefeito de Gramado, diretores da Rossi & Zorzanello e presidente da Abav/RS

Prefeito de Gramado, diretores da Rossi & Zorzanello e presidente da Abav/RS

A Feira Internacional de Turismo/2017 é considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, ocupando a segunda posição em tamanho. Nesta edição a feira estará dividida em espaços como Acessibilidade, Luxury, LGBT, Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta).  Para se ter uma ideia do crescimento, dado apontado pelo empresário Eduardo Zorzanello, o espaço Luxury, que em 2016 ocupou uma área de 120 metros quadrados, neste ano terá 360 metros, graças aos resultados positivos obtidos pelos expositores, vendedores e compradores que estiveram presentes em 2016 e, claro, ao esforço do coordenador desta área, Marcelo Zingalli.

lançamento do festuris 2017 no Hotel Laghetto Viverone em Porto Alegre

Público no lançamento do FESTURIS 2017

Estão confirmadas 2.000 marcas expostas em mais de 400 estandes para um público de mais de 14 mil profissionais vindos de todos os continentes. Esta segmentação impulsiona a capacitação, promoção, divulgação e a comercialização das marcas participantes, avalia Marcus Vinícius Rossi. De sua parte, Marta Rossi destacou a participação efetiva da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre e do Ministério de Turismo, que trará todas as regiões do País, numa área de 500 metros quadrados. A expectativa dos organizadores é de que a geração de negócios ultrapasse os R$ 253 milhões da edição 2016.

Marta Rossi enfatizou, na conversa com a imprensa, que o Festuris não é um evento apenas de Gramado, mas do Rio Grande do Sul e do Brasil. Informou que entre os participantes deste ano, estarão o Vietnã, Texas, Polônia, Itália, Mônaco, México, Florida, Seychelles e Tahiti. E, além disso, o Festuris trará, às suas expensas e com apoio das entidades colaboradoras, agentes de viagens do Peru, Colômbia, Estados Unidos, Chile, Argentina, Uruguai e Portugal para conhecerem o evento e alguma região do Rio Grande do Sul. “Nós sabemos que o turismo integrado entre regiões é muito importante. Temos levado convidados à serra gaúcha e já levamos até às Missões. Neste ano estamos definindo onde esses empresários irão buscar destinos”, afirmou Marta Rossi.

lançamento do festuris 2017 no Hotel Laghetto Viverone em Porto Alegre

O Congresso FESTURIS que é realizado no Palácio dos Festivais já tem a garantia de sucesso, pois contará com a presença do ministro do turismo, autoridade que prestigiará uma mesa redonda na qual serão discutidos entraves, soluções e a importância do uso de novas tecnologias no turismo. Entre as muitas atrações e destaques do Festuris 2017, figura a decisão da Avianca em comemorar seus bons resultados perante o mercado, durante o evento, promovendo a festa de abertura.

PRESENTES AO LANÇAMENTO

O prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci, que se deslocou de Gramado até Porto Alegre para o lançamento, junto com a secretária de Turismo, Rúbia Frizzo, falou da importância da Rossi & Zorzanelllo e seus eventos para o fomento do turismo de Gramado e do Rio Grande do Sul. “Para Gramado é muito importante nós termos um evento há 29 anos sendo uma marca de sucesso e tendo o destaque que o FESTURIS alcança. Por isso o evento pode contar com a administração municipal para o que for preciso para cada vez mais colocar Gramado, a Região das Hortênsias e o Rio Grande Grande do Sul em evidência”, disse.

O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer do RS, Victor Hugo, destacou que “ouvimos nas viagens pelo Brasil e dos profissionais de turismo que o FESTURIS é o evento do Brasil onde se fecha negócios de maneira mais efetiva”. Lembrou que recentemente uma pesquisa apontou que a Região Sul ultrapassou a Região Sudeste como preferida dos turistas para uma viagem. E isso é resultado de muito trabalho conjunto, do que o FESTURIS pela sua força alavanca, de ações que abraçamos juntos como a Campanha O Sul é o Meu Destino, por exemplo. “Estamos juntos, juntos pelo turismo.”, afirmou.

Já o diretor de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Roberto Snel, destacou a consolidação do evento a parceria entre governo municipal e estadual. “O FESTURIS é um evento consolidado, respeitado e que recebe os grandes destinos do mundo, por isso conta com nossa participação e apoio. Comemoramos a parceria entre Porto Alegre e o Estado que resulta em uma ação focada em promover o Rio Grande do Sul como destino e isso nos deixa felizes”, disse.

O presidente da ABAV RS, João Augusto Godoy Machado, ressaltou que nenhum evento se compara ao FESTURIS em importância para os agentes de viagens. “Com certeza é o local onde nós gaúchos fechamos negócios importantes com nossos fornecedores”, disse.

Empresária Marta Rossi com Jornalista Jurema Josefa

Empresária Marta Rossi com Jornalista Jurema Josefa

Prestigiaram da coletiva de imprensa de lançamento, ainda, autoridades como o prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luís Hann; o diretor de Turismo do RS, Abdon Barreto Filho; a secretária de Turismo de Gramado Rúbia Frizzo; o secretário de Turismo de Nova Petrópolis, Paulo Staudt, o presidente da AbrajetRS, jornalista José Carlos Mello D´Avila; o presidente do Sindetur, Paulo Queiroz, entre outras personalidades.

FESTURIS

Você pode gostar...

SSL Bravulink