Canela: 29º Festival de Bonecos leva arte e magia à Região das Hortênsias


 

O lúdico tem lugar garantido no Festival internacional de Teatro de Bonecos Canela, que iniciou neste sábado (07 de outubro) e que encerra no dia 15, depois do feriadão do Dia da Criança. Sensações de alegria, prazer e muitas emoções para a gurizada e adultos foi o que se viu no Desfile de abertura, numa tarde ensolarada que levou famílias inteiras para acompanhar as evoluções.

Festival de Bonecos de Canela

Diversos personagens são mostrados na peça.

Bonecos em apresentação no meio da rua

O desfile, como é tradicional, saiu da frente da Catedral de Pedra da cidade de Canela, na Região das Hortênsias, e seguiu até a Praça João Corrêa, onde um palco já contava com bonecos esperando ansiosos para contarem suas histórias e interagir com o público. Esse evento artístico/cultural reúne artistas cuja intenção principal e provocar o máximo de encantamento à plateia, seja ela constituída por adultos, adolescentes ou crianças.

Desfile de abertura do festival

O mais comum, nesses dias, é se ouvir o pedido “de novo”, como dizem as crianças pequenas que querem ver de novo um rato falando com um gato e com um homem adulto, um cachorrinho que aguarda o dono olhando pela janela, e que abana aos que passam pela rua ou (o que é de arrepiar!), uma bruxa. Só que ela se faz de malvada.

No meio da rua improvisando um palco, bem na frente da Catedral de Pedra

Toda a gurizada quer ver de perto e tocar no artista e personagem

Toda a gurizada quer ver de perto e tocar no artista e personagem

Os personagens são muitos. Pode ser o pequeno lobo, o artista principal do Little John Varieté of Marionettes, do grupo Kabaré Púpala Theatre, que se esmera na apresentação dos amigos. Quem são os amigos que arrancaram aplausos, risos e descontração, na primeira apresentação em frente à Catedral de Pedra? Nada menos que um coelho musical, ratos que executam truques em suas mãos, um esqueleto, uma velha dançarina que pode ter perdido a beleza, mas não a realeza. Essas e outras marionetes engraçadas vieram da Alemanha para encantar no Festival Internacional de Bonecos Canela, na sua 29ª edição.

Público bem diversificado presencia as apresentações

O Festival teve abertura oficial, depois do Desfile, no Teatro Municipal (Praça João Corrêa), quando a presidente da Fundação Cultural de Canela Glenda Viezzer foi homenageada pelos anos de dedicação ao evento.  O destaque nas falas das autoridades e mesmo dos patrocinadores e apoiadores, foi de alegria por ver um evento dessa grandeza, voltado à cultura e entretenimento, permanece forte por 29 anos consecutivos.  Pelo esforço de Glenda, a frente de um grupo de pessoas que “carrega o festival no DNA”, a homenagem a ela seguiu o padrão do Festival.

público presente na abertura do festival de bonecos

Excelente público presente na peça de abertura do festival

Do nada – como numa mágica – músicos integrantes do Grupo Instrumental da Escola Neusa Mari Pacheco, distribuídos em meio à plateia, começou a entoar a música Rendez-Vouz VI From Lyon, de John Michel Jarre, a preferida da homenageada. Outro ponto alto na abertura foi a informação do representante dos Correios e Telégrafos, Rogério Saraiva de Azambuja, que anunciou o lançamento de um selo alusivo para a edição de 30 anos do Festival Internacional de Teatro Bonecos Canela.

Artistas se esmeram nas apresentações

Depois da solenidade, o palco foi tomado pelo Gigante Egoísta, da Cia Artesanal, do Rio de Janeiro. A peça baseada num dos contos do inglês Oscar Wilde, encantou grandes e pequenos. Esse gigante, lobos, o Pequeno Príncipe, Marilyn Monroe e tantos mais, como na peça do grupo Marionetes Guarujá – Fios e Desafios – estarão se revezando entre um e outro espaço, inclusive com apresentações para os idosos do lar Oásis Santa Ângela e para os apenados, no Presídio Municipal. O prefeito, Constantino Orsolin, destacou sua paixão pelo Festival de Bonecos e pelo teatro, e disse que investimentos em cultura, na sua cidade, precisam contemplar todos, indiferente de status.  “A cultura é o caminho mais adequado para formarmos uma sociedade mais digna”, disse em agradecimento aos representantes dos patrocinadores, Rogério Azambuja (Correios) e Daniela de Oliveira Danielli (Petrobrás).

O Bonecos Canela é uma realização da Fundação Cultural, com patrocínio máster dos Correios e Petrobras e, apoio da Prefeitura Municipal de Canela, através do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Informações Bonecos de Canela

Você pode gostar...

SSL Bravulink