Parque Bondinhos de Canela tem mais atrações e atendimento inclusivo

O Bondinhos Aéreos Parques da Serra de Canela, localizado ao lado do Parque do Caracol, um dos atrativos mais divertidos, educativo e bonito na região, tem novidades. O passeio feito em bondinhos com até oito pessoas por unidade, permite que os visitantes desçam em cada estação para curtir cada uma delas.

Pronto para embarque!

Na Estação Cascata, por exemplo, a vista magnífica da cascata do Caracol, com sua queda d’água de 131 metros é uma imagem para se guardar para sempre. Já na Estação Animal a natureza com sua flora e fauna, além da casa dos sons dos animais, é um momento muito agradável e educativo. E, já desde o final do primeiro semestre, o Parque atua com o selo de Empresa Amiga Autista, como resultado de um programa que visa a inclusão de pessoas especiais.

            Durante o último Festuris Gramado, o administrador do Parque, Mateus Scain, apresentou à imprensa as novidades, acompanhado da Amora, pet adotada pelo Parque em 2019, quando a cadela apareceu no local e foi acolhida. Apresentada como a pet mascote, ela está sempre circulando na recepção, pois é muito independente e tem até uma página no Instagram.

Amora presente no Festuris e todos os dias nos Bondinhos

No encontro com jornalistas, Mateus Scain informou sobre o programa de inclusão que está em implantação em toda a área. Com o objetivo de facilitar às pessoas – sejam adultos ou crianças – um melhor aproveitamento de todo o passeio, a equipe do Parques participou de treinamento especial sobre atendimento prioritário. Foi dado especial atenção às pessoas com autismo, que necessitam ser atendidas com mais cuidados. Com a conclusão do treinamento, o parque recebeu o selo de Empresa Amiga do Autista, da Incluir Treinamentos, que ministrou o curso sobre Excelência em Atendimento de pessoas especiais. Nosso blog pode conferir esse trabalho.

            Na visita que fizemos, acompanhamos a chegada de um casal com filho autista – criança com cinco anos- que estava ansiosa e não obedecia a comandos. A mãe buscou informações e na sequência levou o pequeno para receber seu crachá exclusivo, o que deixou a criança contente. A família recebeu suas pulseiras preferenciais para o começo da fila. Scain explicou que esse procedimento ajuda a descontrair o ambiente, pois uma pessoa com alguma necessidade especial – seja criança ou adulto – que se sente contida numa fila, representa um problema. “Nós buscamos a solução. Toda e qualquer pessoa que tenha necessidade deve buscar nossos atendentes que estão sempre atentos e, a partir disso, o passeio será prazeroso para todos”. Por vezes, algumas pessoas perguntam por que aqueles que chegaram depois fizeram antes o passeio. “Sempre recomendamos que olhem se uma criança ou adulto porta um crachá do Bondinhos. Se tiver, é porque esse visitante tem necessidades especiais e merece ser incluído, ser atendido prioritariamente”, disse.

Nessa época do ano – de novembro até metade de janeiro – as atrações incluem emblemas natalinos e até a família do Papai Noel
Eu não resisti!

            Mas Mateus Scain também contou sobre as novas atrações. O Bondinhos Aéreos de Canela criou novos espaços de brincadeiras na Estação Animal. São três brinquedos: Spider Friend, Esconderijo da Estação e Gangorra da Mata. A Spider Friend é a casa da Dona Aranha, um trepa-trepa com formato de caranguejeira e rede simulando uma teia. O brinquedo é indicado para crianças de até 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis. O Esconderijo da Estação tem dois escorregas, um aberto e outro fechado, um tubo para as crianças passarem e canos pula-pula para pular de um para o outro. É indicado para crianças de até 12 anos. Por fim, a Gangorra da Mata tem o formato de uma folha para combinar com a mata do parque e é indicada para duas pessoas, crianças ou adultos.

Esses brinquedos complementam a já tradicional trilha ecológica, onde numa caminhada tranquila o visitante pode respirar o ar puro com cheiro de mata, passando por árvores identificadas e peças que simulam os animais que habitam essa região, e por vezes são vistos pela mata onde passamos, como bugios, esquilos, quatis, entre outros.

            Para finalizar o visitante irá conhecer O Espaço das Esculturas que falam fica na Estação Animal. São cerca de 85 peças (animais) talhadas em madeira pelo artista plástico Masaharu Hata (1938-2010). As esculturas representam animais que permitem aos visitantes interagir com as obras para reproduzir o som de cada um. Como é o rugido de um Leopardo, por exemplo, ou o grito de um sapo ou pio de uma águia? Basta pegar um pedaço de madeira trabalhado que fica junto da escultura e tocar com movimentos leves de cima para baixo, nas costas do animal e o som se reproduz. É magnífico!  Neste mesmo local, o cenário é de uma floresta composto por esculturas de árvores e plantas, criado pelo designer e artista plástico Rodrigo Huelsmann.

            Além do passeio nos Bondinhos, o parque conta ainda com uma atração inédita na América Latina, o Eagle, ideal para quem gosta de aventura e liberdade. Simulando o voo de uma águia, a cadeira se desloca a 180 metros de distância presa por cabos de aço com um desnível de 45 metros em relação à saída e à torre de reenvio, onde se pode observar a Cascata do Caracol e a vista do vale por um ângulo diferente, com muita adrenalina.

Cascata do Caracol

www.parquesdaserra.com.br

Você pode gostar...

SSL Bravulink