Heróis Farroupilhas tem mostra no Espaço Nydia Guimarães

O Espaço Cultural Nydia Guimaraes, em Canela, apresenta até o final deste mês de setembro de 2023 uma mostra dos personagens da Revolução Farroupilha, coleção de fotos criadas por Diego Santos, fotógrafo, designer gráfico e sócio da empresa Estratégia Comunicação. As fotos foram concebidas a partir das técnicas oferecidas pela inteligência artificial e o resultado foi extraordinário, visto que o autor tem profundo conhecimento sobre a história da Revolução Farroupilha, ocorrida entre os anos de 1835 até 1845, portanto 10 anos de luta de revolucionários contra o governo Imperial.

            Diego se diz um apaixonado pela história e pela criação gráfica. Dai começou a brincar com as possibilidades que a Inteligência Artificial oferecia e criou uma Anita Garibaldi, um Bento Gonçalves, Antônio de Souza Neto, Teixeira Nunes, Giuseppe Garibaldi e outros personagens que lutaram na revolução chamada de Guerra dos Farrapos. O trabalho de Diego ficou tão especial que surpreendeu os gaúchos neste mês Farroupilha, já que dia 20 de setembro é o feriado do Dia do Gaúcho. Ele também criou o cartaz alusivo às comemorações alusivas à Semana Farroupilha de Canela(foto de abertura desta matéria). O Espaço Cultural Nydia Guimaraes funciona das 8h às 11 e das 13h às 17, na rua Danton Correa da Silva, 746, centro de Canela.

Após o encerramento da mostra em Canela, as imagens também serão expostas no Museu de Piratini, no Sul de Estado, cidade que foi escolhida como uma das primeiras Capitais. Nesta mesma cidade, foi instalada uma gráfica em 1836 para a impressão de jornais das notícias sobre o movimento dos Farrapos, tendo à frente da gráfica o italiano Luigi Rossetti. Moletons e camisetas, estampadas com as imagens dos heróis foram produzidas em uma parceria com a loja virtual Gaia Art Wear.

Você pode gostar...

SSL Bravulink