35º Festuris Gramado é apresentado na Fecomércio

Os CEOs do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, participaram em Porto Alegre de reunião-almoço na Fecomércio, no dia 12 deste mês de setembro de 2023. Atendendo convite do Conselho de Turismo da Fecomércio, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello apresentaram a 35ª edição do evento que será realizado de 9 a 12 de novembro próximo. A atividade de lançamento para o trade turístico e imprensa já ocorreu em Porto Alegre, no dia 14 de agosto.

Na oportunidade Marta Rossi destacou que o Festuris foi a primeira feira a trabalhar a segmentação turística, a fazer o mercado entender que turismo não é apenas viagem de lazer; também a primeira feira a trabalhar inclusão e a acessibilidade; deu espaço à comunidade LGBT, fazendo um chamamento para este segmento; alavancou o segmento de luxo que hoje está mais do que consolidado e, além disso, atua com ações de sustentabilidade ambiental e social, também, na comunidade local. “O turismo é feito por pessoas. Ao longo desses anos fomos nos diferenciando no sentido de mostrar que o turismo é uma atividade que, até então, poderia ser um vagão na roda da economia. Mas hoje nós somos uma grande locomotiva, e o futuro, que é amanhã, está nos dando essa resposta dia a dia do posicionamento do turismo em termos de desenvolvimento econômico e social”, completou Marta, um das sócias fundadoras da empresa Rossi & Zorzanello que realiza o Festuris.

De sua parte, Eduardo Zorzanello enfatizou a temática da edição deste ano, o “capital humano como a chave da transformação”. A expectativa do empresário é de que 15 mil pessoas participem nesta edição, que terá 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais, no Centro de Eventos Serra Park. “Entendemos que o Festuris se tornou um patrimônio imaterial do Rio Grande do Sul, porque não tem como mensurar, por mais que a gente passe aqui os números e diga o impacto econômico, volume de negócios gerados, número de participantes, isso é muito pequeno, diante de tudo o que o Festuris proporcionou de novas oportunidades de crescimento, de desenvolvimento para tantos destinos, para tantas empresas, para tantas pessoas ao longo dessas 35 edições”, disse Eduardo.

Neste ano, o País convidado é o Uruguai, onde toda a programação foi apresentada em evento no dia 31 de agosto último. Na foto O ministro de turismo uruguaio, Tabaré Viera (foto de Leonardo Correa)

O encontro, comandado pelo coordenador do Contur e vice-presidente setorial de Hospitalidade e Turismo da Fecomércio-RS, Manuel Suárez, e pelo vice-coordenador do Contur e também vice-presidente da Fecomércio-RS, Sérgio Cogoy, também teve a participação do secretário de Turismo do Nova Petrópolis, Rodrigo Santos, e da assessora econômica da Fecomércio-RS, Giovana Menegotto.

Você pode gostar...

SSL Bravulink