Com nova marca, Santa Catarina quer atrair mais turistas para o mar, serra, meio-oeste e montanhas
Santa Catarina tem uma nova marca turística. Foi apresentada ao trade no final de setembro deste ano de 2023, pela Secretaria Estadual de Turismo. A intenção do governo foi incluir novos atrativos que não figuravam nas peças publicitárias oficiais além de algumas atrações turísticas de municípios que ainda não tinham qualificação em anos anteriores e que decidiram “entrar” e surfar na onda muito boa que o turismo catarinense está vivendo há décadas. Segundo o governador, a campanha enfatiza a versatilidade de Santa Catarina como estância turística a ser explorada. “Precisamos mostrar que somos um estado preparado para receber o turista em todas as estações. Temos vinho, frio, praias, chopp e outras atrações para promover o chamar ainda mais turistas pra cá. Orgulho muito grande de lançar essa marca do turismo catarinense”, destacou o governador Jorginho Mello.
Acompanhada do slogan “Viva um estado de alegria”, a nova marca busca apresentar a riqueza e a diversidade do potencial turístico que o estado possui. “Nós queremos mostrar o que Santa Catarina tem a oferecer, com visuais impressionantes e com uma mistura de culturas e regiões para conhecer. Vamos lançar o estado para o futuro, resgatando assim sua história e origem”, diz o secretário Neiva.
A campanha conta com variações das cores amarelo, azul, verde e vermelho, em que cada uma terá destaque de acordo com temas e estações do ano. Além disso, a nova marca tem como principal característica a leveza, sensação que Santa Catarina busca deixar em quem a visita. “A intenção é mostrar a felicidade de estar em um estado dinâmico e alegre, onde tradição e diversão, natureza e história, fé e aventura, gastronomia e esporte, praia e neve formam um conjunto único, desejável e inspirador”, reforça o secretário.
“Santa Catarina é a bola da vez. Aqui tem praias, neves e outros atrativos. Além disso é um estado seguro e preparado para receber todos os turistas e visitantes. A gente só tem a ganhar com essa nova marca e essa nova estratégia do Governo do Estado”, destacou o presidente do conselho do Beto Carrero Word, Alexandre Murad.
Na mesma solenidade, que teve na liderança o Governo do Estado e a presença de todo o trade, houve o lançamento de um novo calendário de eventos, incluindo algumas festividades que ainda não constavam do antigo que durou muito anos por ter sido muito bem produzido, o chamado Santa e Bela Catarina, que levou todo o estado catarinense ao Brasil e ao mundo. O calendário vem para unificar as festividades do Estado e ajudar na organização com antecedência para quem quiser participar dos eventos em cada uma das regiões. Para ter acesso ao calendário, basta acessar o site descubrasc.com.br
Ainda neste ano, no mês de maio, Santa Catarina ampliou as suas regiões turísticas, incluindo a Região Turística do Alto Uruguai Catarinense, localizada no Meio-Oeste catarinense composta por 11 municípios. Com isso, SC conta desde este ano com 14 regiões turísticas. Fazem parte da nova região turística, os municípios de Alto Bela Vista, Concórdia, Ipira, Irani, Itá, Peritiba, Piratuba, Jaborá, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina, sendo que os quatro últimos ainda não atenderam os requisitos do programa. Na prática, a maioria dos municípios estavam em outras regiões, como é o caso de Piratuba, uma das mais importantes estâncias termais do Sul do Brasil. Da mesma forma, o Sítio arqueológico da Guerra do Contestado, em Irani e a cidade de Concórdia, que além de grande produtora e exportadora de carnes de suínos e aves, conta com o Parque Fritz Plaumann, uma bela atração.