Termas de São João no Oeste Catarinense

Willkommen é símbolo da Hospitalidade nas Termas de São João do Oeste

Na estrada geral da Linha Jaboticaba, em São João do Oeste/Santa Catarina (SC), no Sul do Brasil, está instalado o complexo das termas de São João, no Oeste catarinense, pertinho da Argentina. É o principal atrativo turístico da pequena cidade, cuja população de cerca de seis mil habitantes se orgulha em ser bicampeã nacional em alfabetização. E, além disso, de ser a capital da língua alemã naquele estado. Ali, nas ruas, nas lojas, supermercados e nos bares, entre alunos, nas escolas, um dialeto alemão, o Hunsrück, é quase a língua oficial. Por isso, as principais festividades da cidade, e mesmo da região, estão relacionadas aos costumes alemães. Nas Oktoberfests da região, além da corte tradiconal – rainha e princesas – são escolhidas as cortes infantis: os pequenos pares de Fritz und Frida e Hansel und Gretel. Em São João do Oeste, a cultura é representada pelo Grupo de Patinação Rosas do Sul, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Liebe Zum Tanz, além de corais, grupos de teatro e conjuntos musicais.

são joão do oeste

Pórtico

Lago dos Patos

Lago dos Patos e pedalinhos

piscinas abertas

Piscinas abertas. Uma com toboágua que cai na termal

Localizado numa área de 11 hectares, em meio a um bosque de mata nativa e com muito trabalho de jardinagem – que seleciona flores, arbustos e plantas especiais- o Parque das Termas São João, que começou com a administração pública, e há mais de 10 anos é gerido por um empreendedor que representa um grupo de investidores locais. Ali o visitante/hóspede conta com piscinas cobertas e ao ar livre, tobogãs, restaurante, lancheria/cantina para compras de itens necessários à cozinha, limpeza e banho. No Complexo das Termas, casas lembrando o estilo enxaimel e outras com arquitetura comum, de diversos tamanhos, hospedam desde um casal, famílias grandes e grupos com até 42 pessoas. Para tanto, contam com uma rede de serviços completa, tendo o visitante que levar itens essenciais como roupa de cama, cobertores, toalhas e itens de higiene e limpeza. Todas as casas, que oferecem um total de 460 leitos, tem ar condicionado, fogões, geladeiras e demais equipamentos. A manutenção do complexo é permanente, conta o administrador Nilo Wirth. Em outubro deste ano de 2015, está em construção um pavilhão de esportes para maior aproveitamento do espaço e garantir usufruto em dias de chuva. Terá duas quadras de tênis, uma exigência da demanda, proveniente (a maioria) do próprio oeste de SC, do RS, Paraná e da Argentina. Um centro de eventos sobre um prédio das piscinas cobertas, está em fase de conclusão ainda para 2015.

Lago dos Patos

Lago dos Patos e pesca com linha

Algumas cabanas do alojamento

Algumas cabanas do alojamento

Algumas cabanas do alojamento

Praça e cabanas

As piscinas com água quente são a atração principal desde o começo do estabelecimento. Duas cobertas, quentes com águas termais. Três grandes externas, duas dessas com água temperatura ambiental (duas com sinalizações para esportes) uma com toboágua que deságua na termal externa. Uma delícia!!! Claro que tem uma pequena para gurizadinha miúda. Aqui também estão sendo implantadas alterações para melhor, avisa Wirth. “Teremos cachoeiras tipo chuveiros, tão apreciados por todos, nesse espaço aberto”, conta o administrador que ajuda na animação, seja puxando as brincadeiras ou homenageando grupos, violão em punho e voz afinada. ” As pessoas que buscam o parque querem usufruir das águas saudáveis, ter segurança, sossego e se divertirem com a família e amigos. É nesse sentido que nós, eu e minha equipe, e os permissionários de pontos de serviços trabalhamos”, diz.

Nilo Wirth

Nilo Wirth anima os visitantes de Caxias do Sul com música

termas de são joão

Sorveteria no parque

termas de são joão

Toboágua

termas de são joão

Obras das quadras cobertas

termas de são joão

Parque infantil

A história das termais de São João do Oeste começou a exemplo de muitas outras histórias de termais que foram descobertas junto ou próximo da bacia do Rio Uruguai, no Oeste catarinense e do Rio Grande do Sul. A prefeitura teve que abrir um poço para abastecer a cidade, pois mesmo com três rios cortando o município, há pouca água na região. Esse poço mágico, com 1.372 metros de profundidade jorrou água a 52ºC. Estava, então definido o seu destino e o de São João. Começou como um ponto de lazer de poucos e, nos dias atuais, recebe visitantes de muitas regiões, distante 694 quilômetros de Florianópolis e 550 de Porto Alegre/RS. Uma alternativa é ir de avião até o aeroporto de Chapecó, distante apenas 135 quilômetros. Em 2014, 35 mil pessoas ingressaram no Parque das Termas de São João do Oeste. Todos buscam a atração principal, que são as águas da termais. Mas esportes radicais, como arvorismo, trilhas, tirolesa e outras atividades aprazíveis, como passeios de charrete, à cavalo, pedalinhos, são outras atrações do parque. Já a água termal, o principal atrativo é considerada uma das águas termais naturais mais quentes do Brasil.

Pórtico de entrada

Pórtico de entrada do Parque Termal

Riacho que circunda o parque

Riacho que circunda o parque

piscinas abertas

piscinas abertas

Cabanas estilo enxaimel

Cabanas estilo enxaimel, na vila Germânica, logo na entrada do Parque Termas

A história do município de São João do Oeste repete a saga dos alemães que colonizaram o território gaúcho. A instituição conhecida como Volksverein, do Rio Grande do Sul, adquiriu a área de São João, loteou-a em colônias, chácaras e terrenos de perímetro urbano e passou a incentivar a sua ocupação atraindo agricultores de diversos municípios do Rio Grande do Sul que ainda não tinham conseguido estabilidade ou não estavam satisfeitos. A comunidade sede teve o seu início de colonização em 1932 com a celebração de uma missa pelo Padre Teodoro Treis, quando São João pertencia ao município de Itapiranga. Na mesma época, uma pequena capela foi erguida em madeira bruta. Esta deu lugar a outra igreja, a atual, também em madeira, dedicada a São João Berchmans. Essa igreja, construída em 1948, é um monumento único, pois é considerada a maior igreja em madeira e com mais de 80 anos de construção da América Latina. Como a Capital da Língua Alemã em SC, São João do Oeste tem todos os meses de julho a Deutsche Woche, uma semana alemã com atividades voltadas à imigração alemã no Brasil.

Igreja de madeira

Altar Mor de igreja de madeira, com a imagem do Padroeiro a esquerda

Lateral da Igreja de madeira

Lateral da Igreja de madeira, a Matriz

Interior da Igreja de madeira

Interior da Igreja de madeira

Fachada da Igreja de madeira

Fachada da Igreja

www.termassaojoao.com.br
www.saojoao.sc.gov.br
www.facebook.com/lztsjo

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink