Turismo catarinense presente no 33º Encontro de hotelaria
A 33ª edição do Encatho&Exprotel promovida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de SC (ABIH-SC), maior encontro de hoteleiros do Sul do País, reuniu representantes da hotelaria catarinense, entidades e autoridades do setor de turismo, rotas turísticas, expositores de produto, serviços e ferramentos para a indústria do turismo e hotelaria. Foram três dias – de 26 a 28 de julho de 2022 – de muitas atividades, palestras, painéis, seminário, fóruns e reuniões setoriais e também confraternização pelo retorno do setor. Ao todo, 3024 pessoas circularam pelo evento, provenientes de 205 cidades, 15 estados e 2 países.
Realizado no CentroSul de Eventos, em Florianópolis, o Encatho&Exprotel teve como tema “Mercado & Negócios”. Segundo o diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schürmann, o evento cumpriu seu papel. “Um evento que consolida e marca a retomada real do turismo em Santa Catarina. A expectativa é muito boa para o mercado e isso refletiu também no comportamento do empresário nas compras e negociações. O mercado está realmente aquecido para negócios, em busca de atualização e qualificação profissional e, é claro, o contato pessoal após dois anos de pandemia”, reforça Rui.
A programação contou com 40 especialistas que deram dicas, apresentaram cases de sucesso e apresentaram ferramentas que possibilitam ao empresário colocar em prática e já ver os resultados. “Eventos ajudam os negócios a evoluírem, mas para isso é preciso fazer acontecer. As dicas e ferramentas foram sugeridas. Agora chegou a hora de escolher o que fazer primeiro e agir”, estimulou.
Durante o evento, 15 reuniões de entidades reuniram profissionais e empresários em torno de um objetivo comum: desenvolver o turismo catarinense em todas suas esferas. A própria ABIH Nacional realizou sua tradicional assembleia no dia 27 pela manhã, com cada dirigente apontando os resultados que vêm obtendo pós-pandemia. Também debateram sobre o Programa Inovatur, que objetiva selecionar e apoiar propostas em fase de desenvolvimento ou já existentes, de startups ou empresas já consolidadas.
Realizaram reuniões, a Abav/SC, oportunidade em que a presidente da entidade, Maria Conceição Junckes, colocou em votação a aquisição da nova sede, em Palhoça. Com a participação da diretoria, sócios patrimoniais e assessoria jurídica, a assembleia aprovou a aquisição por unanimidade dos presentes, contando ainda com manifestos positivos de diversos associados em prol da compra.
Também a Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo (ABBTur)promoveu encontro, tendo a presidente, a gaúcha Lenora Schneider na presidência. A discussão principal ficou por conta da atuação dos profissionais. Houve, ainda, reunião da ABRASEL, FORTUR E Federação dos Conventions & Visitors Bureau também reuniram lideranças, empresários e profissionais do trade turístico.
Outra reunião que movimentou o Encatho & Exprotel foi dos jornalistas de turismo do sul do país. As seccionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET debateram estratégias para posicionar de forma online os veículos dos associados. Durante o encontro itens como cursos online de qualificação dos jornalistas, posicionamento da entidade no desenvolvimento turístico, união para ampliar o retorno institucional da entidade. Na reunião, os associados presentes lançaram a candidatura do atual presidente Evandro Novak à reeleição. Como a gestão de Novak foi prejudicada em função da pandemia, os representes das três Abrajets do Sul avaliam que deverá ser dada a oportunidade de um segundo mandato. As tratativas para tal serão conduzidas de acordo com o estatuto da entidade.
Também Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Turismo, criado em maio de 2021, realizou reunião. Com sala lotada, a reunião foi composta por uma abertura do presidente Vinicius De Luca Filho e, na sequência, Marcello Corrêa Petrelli destacou a importância da parceria da imprensa com os gestores municipais para o desenvolvimento dos destinos.
Dois outros painéis integraram a programação. O case Turismo em Curitiba/PR, com a presidente do Curitiba Turismo e vice-presidente da ANSEDITUR. Além do painel Consórcios de Municípios: criação, uso e benefícios, que contou com a presença da assessora de turismo do sistema AMURES-CONSERRA, Ana Vieira; da Gestora de Cultura e Turismo do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, Arlete Regilene Scoz e de Luiza Silva com o case do Quiriri.
A nova marca Destino Floripa, antigo Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, foi apresentada durante o Encatho & Exprotel. A transição já vinha acontecendo gradualmente, mas agora é oficial. O Destino Floripa e Região é uma associação sem fins lucrativos, formada por empresas da Grande Florianópolis que visam o desenvolvimento socioeconômico do destino por meio do aumento do fluxo turístico.
É um agente facilitador, um instrumento de planejamento, promoção, apoio, captação e geração de eventos em diferentes segmentos. Sua atuação também abrange o segmento de Visitors, com o incentivo do turismo de entretenimento e lazer para fortalecimento do destino e a criação de oportunidades de negócios para seus associados. O objetivo do Destino Floripa é gerar oportunidades para seus associados, por meio do fomento do turismo de eventos, de negócios e de lazer, promovendo Florianópolis e região metropolitana. Para saber mais acesse – https://www.destinofloripa.com.br/Exprotel levou muitas novidades para os hotéis e restaurantes