Turismo interno ganha mais espaço pós-pandemia

A retomada do setor de turismo foi confirmada pelas lideranças do setor de hotelaria catarinense e nacional, reunidas desde dia 26 na 33ª edição do Encatho & Exprotel. Nos pronunciamentos pela abertura do encontro, no Centro de Eventos CentroSul, Florianópolis, os presidentes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, Rui Schürmann e da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, enfatizaram a importância do setor para apoiar a recuperação da economia brasileira. Da mesma forma, reforçaram a certeza de que o “pior já passou” e que agora a indústria do turismo seguirá seu rumo à recuperação completa. Até pelo fato de que muitos brasileiros estão descobrindo as atrações turísticas nas diversas regiões do País.

            “A hotelaria catarinense vem vendo seus números crescer a níveis ainda maiores que antes da pandemia, sacramentando o reaquecimento do setor hoteleiro. O momento é de otimismo e esperança de que tenhamos deixado para trás as dificuldades destes últimos dois anos. O evento mostra a força do empresariado e as inúmeras possibilidades que nos cercam”, disse Schürmann. O presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares lembrou que o Encatho & Exprotel é uma referência nacional. “É um momento de profundas transformações em nosso país, onde a indústria da hotelaria e turismo conseguiu retomar os patamares de 2019, uma vez que o período da pandemia foi devastador para a hotelaria nacional, quando observamos cerca de 80% dos estabelecimentos fechados”. Linhares apontou que nas grandes crises nascem grandes possibilidades, e por ocasião desta crise, o brasileiro passou a dar mais valor ao Brasil e gastar menos lá fora. “O brasileiro percebeu que o Brasil não fica devendo nada ao mundo em belezas naturais e opções para o turismo. Temos tudo no Brasil, cada região com atrações próprias”, ressaltou.

            Nessa mesma linha o presidente do Conselho Estadual de Turismo de SC, Leandro Ferrari Lobo reiterou o papel da hotelaria e a necessidade de trabalho com o objetivo de promover a retomada completa. “Trabalho para retomar o turismo o mais rápido possível. E o Encatho tem um papel muito importante nesta retomada, evidenciando as ações e a força do trade em prol do desenvolvimento do turismo”.

            O superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius de Luca Filho, representando o prefeito de Florianópolis, falou sobre a importância da indústria de hospitalidade e seu papel na economia local. Lembrou que Florianópolis é a segunda cidade que mais recebe turistas brasileiros e a segunda também que mais recebe eventos internacionais, com visitantes de mais de 150 países, além de ser uma das cidades que mais emprega.

Henrique Matos Maciel, presidente da Santur, no ato representando o Governador do Estado, apontou que o setor do turismo de SC é formado por pessoas guerreiras. “2022 é o ano da retomada. O estado de Santa Catarina mostra seu poder de recuperação saindo da crise da pandemia muito mais forte do que entrou. Bravura e força do trade catarinense é louvável”. Para Maciel, Santa Catarina é o Estado mais completos na área de turismo. Como a dar razão à autoridade, painéis nas laterais do grande palco mostravam municípios catarinenses e alguma cidade europeia, asiática ou norte-americana com atrações parecidas, com a indagação: Laguna ou Portugal? por exemplo.

            Homenageados ilustres

            Como nos anos anteriores, a ABIH-SC homenageou pessoas que tiveram um papel de destaque no setor e que, de alguma forma, tiveram comprovada relevância para o desenvolvimento do turismo e da hotelaria através de reconhecimento público e comprovado engajamento com as ações da ABIH-SC.

Nesta 33ª edição do Encatho & Exprotel, o prêmio Maria Helena Petry Makowiecky, foi entregue justamente àquela que empresta seu nome ao prêmio, a própria Maria Helena Petry Makowiecky. Já na categoria personalidade masculina, Rogério Silveira foi contemplado com o prêmio João Eduardo Amaral Moritz, por seu incansável trabalho à frente do Hotel-Fazenda do Boqueirão, que se tornou um ícone do turismo rural brasileiro, destacando-se pela hospitalidade, gastronomia e atividades de lazer.

Na sequência, a ABIH-SC prestou ainda três homenagens na forma de menção honrosa. A primeira delas foi a homenagem póstuma ao saudoso hoteleiro Estanislau Bresolin, ex-presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do estado de Santa Catarina. O prêmio foi recebido por sua filha, a jovem Flávia Dell Antônio.

Outra homenagem foi para o hoteleiro Ranieri Moacir Bertoli, que conduz de forma inspiradora o hotel 7 Ilhas, em Jurerê, também sempre muito bem representando a hotelaria catarinense e apoiando o desenvolvimento do turismo no estado.

            Antes da última homenagem da ABIH-SC, foi a vez de dois personagens muito importantes do cenário da hospitalidade catarinense receberem uma homenagem da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET, pelo trabalho à frente da entidade. O presidente da ABRAJET Nacional, Evandro Novak, entregou o troféu comemorativo 65 anos da ABRAJET ao Diretor-presidente e o Presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC, Rui Schürmann e Osmar Vailatti. 

            Finalizando a série de homenagens, a ABIH-SC sempre reconhece o apoio e participação ativa de um fornecedor do segmento de hotelaria. Em 2022, Julio Consentino, Diretor Executivo e sócio da RENTV recebeu a honraria como forma de agradecer a todos os fornecedores da cadeia produtiva do turismo que participam dos eventos e ações, organizados pela ABIH-SC.

            Exprotel fomenta negócios

            Na sequência, a 31ª Feira de Produtos e Serviços para o Turismo e Hotelaria – EXPROTEL foi aberta, liderada por comitiva que teve na sua condução a Corte da Festa do Divino Espírito Santo de Santo Amaro da Imperatriz. Ao longo dos próximos dias, é neste espaço que serão apresentadas as novas tendências em arquitetura e decoração, alimentação, higiene e limpeza, tecnologia e gestão, entre outros. Em cada espaço, os visitantes encontram soluções e esclarecem todas as dúvidas sobre ferramentas e serviços para os mais diferentes setores de um empreendimento, desde a gestão, até a operação. Algumas tendências voltadas a gestão ambiental estão presentes.

            A programação do dia 27 e 28 será com muitas palestras, seminários, lançamentos de produtos por parte das rotas municipais. “Este é o primeiro de três dias repletos de muito conhecimento e negócios. Buscamos reunir neste evento informação e conhecimento para suprir o hoteleiro em suas necessidades. Necessidades estas que mudaram muito, que após a pandemia estão muito mais desafiadoras. Foi tendo isto em mente que a ABIH de Santa Catarina formatou o evento, para suprir as necessidades do hoteleiro. Esta é a nossa missão”, reforça Rui Schürmann, diretor-presidente da ABIH-SC.

Confira a programação e faça sua inscrição no site: www.encatho.com.br

Material produzido com apoio da Assessoria de Comunicação e Imprensa da ABIH-SC.

Você pode gostar...

SSL Bravulink