Festuris transforma Gramado na capital brasileira do turismo

A cidade de Gramado, na Região das Hortênsias no Rio Grande do Sul, vive por alguns dias como a capital do turismo brasileiro e da América Latina, por conta do 35º Festuris – Festival Internacional de Turismo, cuja solenidade de abertura ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 09 de novembro com a presença recorde de autoridades e público, a ponto do Palácio dos Festivais ficar pequeno. Mais de mil pessoas ficaram no entorno, até a Rua Coberta. Como tem sido nessa jornada de 35 anos, os líderes da Rossi & Zorzanello, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello fizeram uma abertura que emocionou a plateia.

Prefeito Nestor Tissot deu as boas vindas

Com debates, palestras, conferências focadas no tema “Capital Humano: Chave da Transformação”, diversas intervenções de personalidades com experiência estarão sinalizando para cenários e caminhos sobre o futuro do Turismo. A Feira de Negócios, por sua vez, terá início às 12h, e término às 20h, no dia 10; e no dia 11 terá início às 12h e término às 19h. Nestes mesmos horários acontecerão as Mentorias e Experiências com especialistas renomados.

Homenageados Amigos do Turismo e autoridades. Ministro do Turismo prestigiou a abertura

         Desde a solenidade de abertura até o último evento na noite de sábado, dia 12, o turismo brasileiro viverá um momento histórico com a celebração das 35 edições do Festuris comemoradas este ano. Como ocorre desde a primeira edição, tudo foi preparado para que o Festuris mantenha a condição de principal evento de negócios de turismo da América Latina. Autoridades e personalidades do mundo turístico estão presentes em Gramado para a grande solenidade de abertura e sobretudo para participar do evento que deverá ter confirmada a presença de 15 mil participantes. Incluindo-se a montagem dos estandes nos pavilhões do Serra Park, onde ocorre a Feira de Turismo e todas as palestras, simpósios e experimentos, mil empregos temporários foram criados. Da mesma forma, o Festuris movimenta a hotelaria, o setor de serviços em geral e aumenta a busca por produtos turísticos, como os muitos parques e outros atrativos tradicionais de toda a região das Hortênsias e Serra gaúcha. De modo especial, a área da gastronomia e transportes são setores muito demandados nesse período.

A gastronomia tem conquistado cada vez mais destaque no turismo. Não é para menos que ela tem sido um dos fatores que contribuem na decisão do viajante no momento em que define o destino que deseja conhecer. E, segundo dados do Ministério do Turismo, mais de 95% dos viajantes internacionais que visitam o país avaliam positivamente a culinária dos destinos brasileiros. Por isso, o segmento tem um espaço relevante dentro do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado dias 10, 11 a 12 deste mês. O Food & Drinks Experience é um espaço que tem como objetivo apresentar destinos e roteiros gastronômicos, oferecendo uma experiência sensorial, reunindo sabores e aromas.

Nesta edição histórica do Festuris, serão oferecidas experiências dentro e fora do Pavilhão Araucária. Na parte externa, ficam os especialistas em churrasco e parrillas. O valor dessas culinárias será apresentado na parte externa do Pavilhão Araucária. Ali, Churrasqueiros da capital gaúcha, Porto Alegre apresentarão o preparo do típico churrasco gaúcho. Já os parrilleros uruguaios trarão um elemento muito importante da sua Identidade cultural, os cortes especiais de carne. “Será uma experiência gastronômica abraçando as duas culturas em que os participantes poderão degustar o melhor dos assados”, comenta Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.

                  Na sexta-feira (10), algumas das agendas exclusivas que serão realizadas no Serra Park comtemplam diversos setores: das 13 h às 18h diversas atividades no Espaço LGBT+. Das 13h às 16 a confecção do troféu “cores do Turismo! e às 16h a entrega do Troféu LGBT+ para Saulo Santos, secretário de Turismo de São Luís, encerrando com um happy hour, às 18h.

No Stand L162 estará em atendimento o Babalorixá Pai Mário de Xangô: o seu guia espiritual. Ás 20h o Futebol Festuris em disputa Seleção Serra GaúchaX Resto do Mundo, na Vila Olímpica (avenida 1º de Maio, 1603, distrito de Várzea Grande.

No dia 11, às 14h ocorre o plantio da Árvore da Integração com brinde – área externa, em frente ao Pavilhão Araucária; seguem entrevistas na Sala de Imprensa e  Experiência no Espaço Food & Drinks – 14h às 18h;  Benzedores de São Miguel das Missões: um encontro com a cura (Stand A2 – Pavilhão Araucária). Das 13h45 às 17h00 – II Fórum Da Mulher – Supermulheres 10 anos.

O 35º Festuris transforma a cidade de Gramado na capital do turismo e movimenta as regiões Hortênsias e Serra

O Festuris é promovido pela empresa Rossi & Zorzanello, é  patrocínado pela CVC e o Sebrae, o evento conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, e a Gol Linhas Aéreas e a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates, vinícola Lídio Carraro. O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC. Informações  www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

Você pode gostar...

SSL Bravulink