Festuris 35 anos movimentou R$ 400 milhões em negócios e levou as tendências do setor para Gramado

 O 35º Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado encerrou, o sábado á noite (11/11/2023) com a expectativa de que o evento tenha superado os R$ 400 milhões em negócios nos dois dias de feira, no Serra Park. “Nas conversas com os expositores e no semblante das pessoas tivemos a confirmação de que o evento superou as expectativas”, afirmou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, ainda em clima de confraternização que marcou o encerramento da Feira.

Prefeito acompanhou todo o evento. Na foto com seu vice luia Barbacovi, Presidente da Abrajet Nacional Evandro Novak e jornalista José Carlos Mello D`Avila, vice-presidente AbrajetRS


Os números pré-evento já indicavam que esta seria a maior edição de todos os 35 anos: crescimento de 23% em relação ao ano passado; 27 mil metros quadrados de área construída; 400 estandes e 2.700 marcas reunidas; 7 palcos de conteúdo; 40 destinos internacionais; 15 mil participantes, 600 profissionais de comunicação, entre eles 26 jornalistas da imprensa internacional; e mais de 100 hosted buyers, procedentes do Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, México, República Dominicana, Estados Unidos, Portugal e Espanha. “A cada ano a responsabilidade de entregar um evento com expositores e buyers qualificados aumenta. Muitos participantes nos abordaram e, com carinho, disseram estar satisfeitos. Nós ficamos muito felizes por esses feedbacks”, completa a fundadora e CEO do evento, Marta Rossi. A 36ª edição acontece de 7 a 10 de novembro de 2024.


A área de conteúdo contou com muitas intervenções por especialistas. Na manhã de sábado, por exemplo, as mulheres tomaram conta da 35ª edição da Feira Internacional do Turismo, no Meeting do Festuris. A maratona feminina começou com Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig & Poloni, seguiu com Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó, passou pela apresentadora e produtora de conteúdo Patty Leone e terminou com a fundadora da Iara Turismo, mais conhecida como Tia Iara.
Simone Pereira lembrou os seus 19 anos de experiência à frente do turismo na Ilha do Marajó, extremo norte do Brasil, com o painel Mulheres Fortes do Norte. “Entrei no setor de turismo para transformar momentos em memórias afetivas”, assegurou ela. “A transformação é uma decisão e um ato de coragem”, definiu Simone, que terminou citando uma frase do ex-presidente norte-americano, Theodore Roosevelt: “Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está”.


Tia Iara, que levou mais de sete gerações de jovens de todo o Rio Grande do Sul e do Brasil para Disney, levou à plateia o tema “Aos 80 Sem Parar – Empreendendo no Turismo com Energia e Otimismo na Melhor Idade”. Uma das pioneiras do turismo no Rio Grande do Sul, do alto dos seus 83 anos de idade, a fundadora da Iara Turismo passeou pelo seu passado, pontuou o presente mas, sobretudo, mostrou que o futuro é logo ali.

Preparação Para o Mercado


Com o painel Como Quatro Agências Super-Premium Estão Lidando Com a Formação de Seus Consultores Travel Designers – o Case Radix, o CEO da Travel Designer, Ricardo Souto Ferreira falou especialmente sobre o treinamento e a formação da mão de obra através do Plano Radix. Destacou que há falta de profissionais com qualificação em algumas áreas fundamentais para mulhorar o atendimento no setor de turismo, em especial para nichos de mercado exclusivo, e que o Case Radix é a prova de que é possível preparar bons profissionais com dedicação. Anunciou que o primeiro curso promovido já colocará no mercado cerca de 30 profissionais e que para 2024 serão ampliadas as vagas. “O curso oferece três turmas para o aperfeiçoamento profissional: Travel Desinger básico, Intermediário e Viagens de incentivo”, detalhou. “Mas sem dúvida, o Radix está evoluindo pelo Brasil”.

A Feira de Turismo

Espaço Sustentabilidade acolheu a solenidade do plantio da árvore da Integração, devido a chuva intensa no sábado
Foram muitas as atrações da Feira de Turismo. Neste ano, além da área dos expositores com seus produtos e lançamentos, um dos pavilhões ficou exclusivamente para a apresentação de cases no setor de gastronomia. A concorrência foi incrível pois em dois dias empresas do Centro Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste - por exemplo - apresentaram tipos de cafés. Talvez a maior inovação tenha sido o café em pasta, que veio do Amapá, uma mistura cremosa com aroma excelente de café novinho. Essa novidade para o Sul do Brasil veio junto com as atrações turísticas do Amapa, que faz divisa com a Guiana Francesa, e que tem muitos atrativos diversificados. Em matéria especial vamos contar mais desse café que não se mixou para outro, o Dulcerado - torrado e moido, até com sabor cítrico, vindo da terra do café, Minas Gerais. Por sinal, Minas Gerais trouxe cheffs para produzir pratos especiais entre esses Arroz com carne de lata. O aroma era muito bom. 

Mas quem pensa que só de café vive o homem se engana. A serra gaúcha esnobou charme com seus vinhos, champanhes (ou espumantes), massas, polentas e muitos queijos e doces. No estande de Bento Gonçalves e de Garibaldi a boa comida e boa música foram o tempero para a demonstração sobre os muitos roteiros. A agência Giordani Turismo fez sucesso com sua sacola apalidade de de "ouro", mas sobretudo com a presença de um grupo musical de primeira grandeza: Terra Nostra Coral Italiano. Desde a "velha polenta", até "Mérica Mérica", embalaram o público. Santa Catarina também veio com tudo. No estande de Joinville, todo decorado com as sapatilhas, em alusão a escola de dança, muitos produtos coloniais estiveram à mostra. Aliás, uma feira ( estande imenso) da Fetag, no centro de um dos pavilhões, atraiu muitos olhares. O turismo rural e de experiências foi muito debatido. O país convidado, o Uruguai, trouxe contribuições que encontraram também concorrentes à altura no setor de assados. O que iremos discorrer ainda em nosso blogue. Coube à tradicional Família da Churrascaria Santo Antônio, de Porto Alegre, apresentar costelas assadas no capricho.

O Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado aconteceu de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park. Uma realização da empresa Rpssi & Zorzanello, teve o patrocínio do Ministério do Turismo, CVC e do Sebrae. O evento contou, ainda, com anfitriões que foram a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul. O Uruguai  foi o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates, vinícola Lídio Carraro. O Pompéia Ecossistema de Saúde assinou como assistência médica oficial do evento e teve apoio da Confederação Nacional do Comércio, Abrajet, ABAV e demais entidades parceiras. Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

Você pode gostar...

SSL Bravulink