Ação no 35º Festuris rende mais de 2 mil livros para recompor bibliotecas no Vale do Taquari

Livros doados e arrecadados por diversas entidades na Sala de Apoio

Dois mil e 200 exemplares de livros de literatura foram depositados, nesta sexta-feira (17/11/2023), na sala de apoio do Espaço de Memória do Ator Gaúcho, localizada na Sala Professora Dionéia de Macedo Rüdiger, da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) em Porto Alegre. Comitiva liderada pela Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo (AFEET) tendo à frente a presidente Vânia Oliveira e sua vice Rosane Ávila e as associadas Vera Pinto Santos, Eva Eugelman e Eliana Kobayashi, mais as jornalistas Neneca Campos e Jurema Josefa (da Abrajet/Nacional e RS) fizeram a entrega das obras que foram recolhidas em estande da AFEET durante a 35ª Edição do Festival Internacional de Turismo (Festuris) de Gramado, realizado entre os dias 09 e 12 últimos, em Gramado.

Livros arrecadados durante o FESTURIS em Gramado

            Destinados à campanha lançada pela Secretaria de Estado/RS da Cultura (Sedac), com o objetivo de fazer a reposição ou construção de bibliotecas escolares ou de prefeituras do Vale do Taquari, atingidas pelas enchentes, as obras de autores – escritores brasileiros e de outros países – foram arrecadadas em campanha promovida dentro do Festuris, envolvendo as associações das executivas de turismo e dos jornalistas de turismo. Conforme Vânia, tão logo o Estado lançou a campanha, as executivas, os CEOs do Festuris, entre esses a associada da AFEET Marta Rossi, decidiram chamar os amigos para a doação. “Nós disponibilizamos espaço em nosso estande, a diretoria do Festuris deu todo apoio e a Abrajet, além de divulgar, conclamou os associados a fazer doações. Ainda estamos recolhendo mais livros, alguns participantes que não ficaram sabendo em tempo estão enviando e logo teremos mais algumas obras para encaminhar aos que ficaram sem suas bibliotecas. Podem contar com nossa solidariedade”, afirmou Vânia.

Participantes da AFEET e da ABRAJET

Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo (AFEET) é uma entidade fundada em 27 de setembro de 1983 (Dia Mundial do Turismo), reunindo empresárias mulheres de todos os setores ligados à cadeia do turismo. A entidade assume campanhas em muitas frentes, a maioria dessas sem levar à mídia. No presente caso, Rosane considera importante a divulgação para que mais pessoas façam doações de livros usados, ajudando aos que ficaram sem nada para leitura. Uma das campanhas de grande visibilidade da AFEET, que corre pelo mundo afora, combate o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e prega respeito às mulheres. A campanha que ganhou a parceria da hospedagem e de parceiros do turismo, tem o seguinte bordão: “Exploração sexual não é turismo. É crime! A rede hoteleira, no Brasil, adotou a campanha e já no balcão de check in um cartaz anuncia esse apoio.

Casa de cultura Mário Quintana onde as doações foram armazenadas

Você pode gostar...

SSL Bravulink