Natal Luz de Gramado segue até 14 de janeiro de 24 numa trilha de grandes emoções

       

A 38ª edição do Natal Luz de Gramado está revigorada, com o aumento e diversidade nas atrações que mantém a magia do nascimento de Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, continua encantando aos milhares de visitantes que vão à Região das Hortênsias, na Serra gaúcha, para ver os muitos espetáculos. A programação iniciou dia 26 de outubro – envolvendo toda a comunidade e a cidade – e vai terminar somente em 21 de janeiro de 2024. Todos os grandes espetáculos, entretanto, encerram em 14 de janeiro, seguindo a decoração até dia 21. Neste ano de 2023, pelo segundo ano consecutivo, o Nativitaten (o espetáculo que cria o ambiente para o nascimento de Jesus Cristo) está sendo realizado no lago junto ao Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado.

. O show que tem a produção e direção do gramadense, Heitor Knorst, que acompanha o Natal Luz desde muito cedo, é um verdadeiro sucesso e tem atraído multidões desde a primeira apresentação no final de outubro. O espetáculo cheio de magia, onde o lago – situado num dos lados do pavilhão de eventos – se transforma num cenário encantador que flutua sob as águas numa dança de efeitos pirotécnicos e cheio da mais pura emoção Natalina.

         Numa das apresentações especial para convidados e a Imprensa participantes do 35º Festuris, em novembro, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, lembrou a trajetória do município que “construiu um destino voltado ao turismo, à cultura de bem receber e nunca deixou suas raízes de lado, tanto que aqui presente, nessa noite, estão alunos das nossas escolas, crianças que já sabem o que é ser um turismo turístico”, disse. E exemplificou o que é um destino turístico. “é trabalhar duro, todos os dias e estar junto da comunidade”, contou que Gramado está com 69 anos de emancipação, que o Festival de Cinema completou 51 anos, o Natal Luz 38 anos e o Festuris 35. “E todos os dias temos muito para mostrar aos visitantes. Escolhemos o turismo e dispomos de 229 hotéis, 25 mil leitos, 315 restaurantes, bares e similares, com um total de 30 mil cadeiras”, informou o prefeito. Ele destacou que a ideia do Natal Luz foi algo da cabeça de Luciano Pessin, que era secretário de turismo “há 38 anos”, e que viu algo semelhante na Alemanha e concluiu que era possível fazer em Gramado. “O primeiro ano trouxemos a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Choveu e alguns músicos perderam até os seus instrumentos. Mas a lição ficou e o entusiasmo também da população foi grande e estamos repetindo o feito, com a certeza de que fizemos a escolha certa”

         A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Pereira Volk destacou. “O Nativitaten foi mais capítulo dessa trajetória de sucesso do Natal Luz. O espetáculo demonstrou mais uma vez os motivos que transformaram Gramado como a cidade do maior evento natalino do Brasil. Quero agradecer aos cerca de quatro mil profissionais envolvidos na realização do Natal Luz e que se doam diariamente para que a gente possa tirar do papel as ideias e dar vida ao evento”, disse a dirigente.

Apelo ao Turismo e ao Natal Luz presente nas escolas

         Na abertura do espetáculo Nativitaten crianças surgiram na plateia, distribuindo cartinhas que foram enviadas ao Papai Noel. O trabalho em sala de aula, sob a orientação das professoras, me chegou às mãos através da cartinha escrita pelo Antônio S.S. da Silva, aluno da 4ª B, da Escola Gentil Bonato, e diz o seguinte:

 ” Que neste Natal seu coração esteja recheado de amor, gratidão, alegria e compaixão!

Eu peço a você que espalhe esta mensagem para todos que você conhece e ama!

Feliz Natal

Observação : Meu pai também é Papai Noel”.

Os Muitos espetáculos mágicos do Natal Luz

         Além do Nativitaten, que ocorre sempre às quartas-feiras e sábado, 21h, no lago do Serra Park. Outro espetáculo é o Grande Desfile de Natal, sempre às quintas-feiras e domingos, 21h, na área da Expogramado. Todas as noites, às 20h, tem o espetáculo chamado “Show de Acendimento” – em frente ao Palácio dos Festivais, junto à Rua Coberta, onde sempre tem apresentações com artistas, grupos musicais. Tem, ainda, A Fantástica Fábrica de Natal, apresentada terças e sextas às 21h na Expogramado. Nesse espetáculo, os bonecos, soldadinhos, trenzinhos e todos ganham vida. É um espetáculo que fala da chegada do Papai Noel. O Reino do Natal é outra atração, esta diurna no Expogramado. É preciso ver para poder conhecer a grandeza dessa exposição/arte.

Mas durante todo o dia, das 9h às 21h, a pedida certa para a família é a Praça das Etnias. Uma vila de Natal, a casa do Papai Noel que recebe as crianças para as fotos e pedidos. Ali, realmente é um dos pontos mais adequado para a criançada que quer conhecer Papai Noel e sua magia. Nas muitas bancas, produtos coloniais e artesanato feito em Gramado, podem ser adquiridos.

         Para a comunidade Católica (meu caso), vale a pena percorrer o pátio da Igreja de São Pedro, conhecendo cada detalhe, ver a Fonte do Amor Eterno e acompanhar as atividades religiosas, voltadas ao nascimento do Salvador. Além do Natal Luz, as muitas atrações tradicionais de Gramado estão disponíveis para visita durante todo o ano. São muitas as atrações!

Você pode gostar...

SSL Bravulink