Jornalistas da Abrajet visitam Tocantins e Jalapão
Jornalistas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) visitam o Jalapão do dia 21 a 23 de junho próximo. Um grupo de jornalistas especializados turismo, majoritariamente dos estados do sul do país farão um press trip à Região Turística do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, no próximo mês de junho. Nosso blogue www.juremajosefa.com.br está incluído nesse grupo que será recebido pela diretoria da Abrajet/TO, através do colega Luiz Píres e com apoio de parceiros do setor de turismo. Nosso voo 4925 pela Azul, já está assegurado desde 18 de abril. Sairemos do Aeroporto Salgado Filho dia 18/06, às 21h, faremos conexão em Campinas, Viracopos e chegaremos de madrugada em Palmas. Além da visita à cidade de Palmas e seus atrativos turísticos, o grupo, após reunião do Conselho Nacional da Abrajet/Nacional, fará incursão em alguns pontos do Parque Nacional do Jalapão, um dos destinos mais exclusivos naquele Estado.
O Parque Estadual do Jalapão fica nas divisas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o chamado Matopiba. É um dos destinos mais desejados para o ecoturismo. O chamado “deserto do Jalapão” está localizado em uma região de transição entre os biomas cerrado e caatinga. As atrações, como cânions, dunas, grutas, lagoas de águas cristalinas, fervedouros, cachoeiras, são encantadoras. O artesanato com o capim dourado chama a atenção por sua beleza natural e já rodou o mundo, impressionando por sua beleza.
O turismo de vivência é pujante no Jalapão, que tem várias comunidades quilombolas no seu território. Os jornalistas abrajetianos terão oportunidade de conhecer várias, observando a prática de construção de joias com o capim dourado e experimentando a gastronomia local.
Na viagem de conhecimento os jornalistas especializados visitarão o canion encantado, almoçarão na comunidade quilombola do Rio Novo, tomarão banho em praias do Rio Novo, verão o por do sol nas Dunas do Jalapão, cidade de Mateiros, conhecerão a comunidade quilombola Mumbuca, onde iniciou o artesanato com capim dourado, Cachoeira da Formiga, fervedouros, São Felix do Tocantins, o Poço Encantado e o distrito ecoturístico de Taquaruçu do Porto, em Palmas.
Para conhecer o Jalapão e aproveitar melhor seus atrativos, o ideal é que o turista contrate os serviços de empresas especializadas. Leve trajes próprios para clima quente e com sol abrasante, protetor solar, boné ou chapéu e calçados confortáveis. Eu, por exemplo, já comprei sapatilhas para conhecer e curtir os fervedouros, que são mananciais hídricos, lagoas ou açudes de águas muito claras, que permitem ver as vertentes de água aflorando. Pelo que já vi e li, é algo mágico!