Agentes gaúchos viram que “O Rio Continua Lindo. E Perto!”
O Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Turismo e da Turis-Rio e com apoio da ABIH/RJ, se apresentou com muito garbo aos agentes de viagens e operadoras de turismo do Rio Grande do Sul, no dia 12 de setembro de 2023, em um workshop no hotel Plaza São Rafael, no centro de Porto Alegre. O projeto “O Rio Continua Lindo. E Perto!”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio, mostrou novidades e pontos tradicionais turísticos de 12 regiões do Estado do Rio de Janeiro.
Presentes ao evento, a rede hoteleira, muitas dessas com representantes na Capital Gaúcha, empresas de receptivo e de atrativos variados, com destaques para a cultura, meio ambiente, gastronomia e, claro – as praias que garantem uma atração natural. A programação completa culminaria com uma apresentação especial, em um bar noturno de Porto Alegre, do músico Mumusinho, porém o show foi cancelado devido a tragédia pela qual parte do RS vive, em decorrência de mais um ciclone extratropical que inundou várias regiões, provocando destruição e dezenas de mortes. Os organizadores do evento concluíram que o momento era de solidariedade e não de festas e, de forma solidária, cancelaram a apresentação. E, além disso, receberam com o mesmo respeito o pedido de ajuda solidária, apresentados pela da Secretaria de Turismo do RS, Cláudia Mara.
Na oportunidade, além de apresentar as regiões turísticas do Rio de Janeiro, o diretor de Marketing da Secretaria de Turismo do RS, o jornalista Pablo Kling manifestou sua solidariedade. “Vocês sabem que sou filho de Petrópolis, no Rio de Janeiro, onde sofremos muito com esses desastres naturais. Digo que tenham fé, pois nós em Petrópolis já conseguimos nos recuperar. O Rio Grande do Sul vai conseguir e nós estaremos apoiando”, destacou. Em seguida passou a apresentar aos muitos atrativos de “92 cidades turísticas e Uma Maravilhosa, aglutinadas em 12 regiões, que compõem o estado e seus atrativos”. De sua Petrópolis, contou que totalmente recuperada, a cidade histórica segue sendo um centro de difusão de cultura e ponto de encontro de pessoas que amam a história e a natureza. Descendo para a beira-mar, Kling desafiou os agentes de viagens e demais convidados indagando: Quantas ilhas temos na Costa Verde? Ninguém se arriscou. Ainda bem, pois são 365 ilhas. Uma por dia, se a pessoa quiser dar uma passadinha em cada uma. “Por isso, até a Brigitte Bardot se apaixonou pela região”, disse um animado marketeiro.
As atrações do Rio de Janeiro são muito diversificadas e nominadas de Costa Doce, Caminhos da Serra, Caminhos da Mata, Águas do Nordeste, Caminhos Coloniais, Baixada Verde, Região Metropolitana, Serra Verde Imperial, Vale do Café, Agulhas Negras, Costa do Sol e Costa Verde. Nesse grupo está Paraty, na Costa Verde, uma cidade inteira tombada como Patrimônio Histórico pela Unesco. O RJ tem o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Dedo de Deus, a Floresta da Tijuca, o Cristo Redentor, Pão de Açúcar e tantos outros. Em várias localidades, o turismo de aventuras é praticado, da mesma forma que o turismo rural ganhou muitos adeptos em quase todas as regiões, até bem próximo dos grandes centros urbanos.
Claro que Pablo Kling deu espaço para representantes de alguns produtos, como do Grupo Cataratas, Renata Marques, que discorreu sobre as mais novas atrações como o BioParque, um zoológico voltado ao turismo sustentável e o maior Aquário Marinho da América do Sul e muitas atrações diversificadas. E atenção, o BioParque ganhou um casalzinho de filhotes de Lontras e estão selecionando dicas para nomear os dois bichinhos. Quer se arriscar: então busque em www.bioparquedorio.com.br
Atrações tradicionais como o Réveillon, o Carnaval foram destaque. Empresas especializadas em fazer organizar festas e casamentos aos pés do Cristo Redentor, ou em organizar um evento com almoço ou jantar pra ficar na história, estiveram presentes. Afinal, cinco – dos dez – mais importantes restaurantes do Brasil (aqueles que figuram nas publicações exclusivas) estão no Rio de Janeiro. Kling complementou afirmando quer o Rio tem Turismo para famílias, jovens, aventureiros, religiosos de todas as crenças e para apreciadores do turismo náutico.
A apresentação do diretor de Marketing foi complementada por cada um dos expositores. O gerente comercial do Mar Ipanema Hotel, Ricardo Cavalcanti foi muito demandado. O hotel fica num ponto privilegiado em Ipanema, com a tradicional vista da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Cristo Redentor. A rede gaúcha Laghetto, que já chegou ao Rio de Janeiro também se fez presente, divulgando o Laghetto Stilo Barra Rio e também os demais hotéis da rede, a maioria no RS, anunciando para breve um novo hotel, desta vez na região dos vinhedos, em Garibaldi, “dentro dos barreirais”, disse a representante!
CDESIGN Hotel, Grupo Laceres, Hotel Regina e Rio Lancaster, GL Events Brasil, Samba Hotéis, Rede Hotéis Arosa, Gamboa e Pompeu, Windsor Hotéis, Grand/Hyatt, Atlântica Hospitality Internacional, Nacionalinn, Scorial Rio Hotel foram alguns representantes com muitas ofertas de hospedagem que vieram ao Rio Grande do Sul.
Mais informações no www.turismo-rj.gov.br