O Rio de Janeiro completa 450 anos e continua lindo, com suas praias, montanhas, feiras, igrejas e liturgias

Visita ao Outeiro da Glória

Igreja do Outeiro da Glória

Igreja do Outeiro da Glória

Quando entrei na nave central da Igreja de Nossa Senhora da Glória, do Outeiro da Glória, no Rio de Janeiro, parei como que petrificada. Eu ia conhecer a igreja e o complexo todo, fazer os três pedidos conforme tradição entre católicos, pois visitava o Outeiro e a igreja pela primeira vez. Mas quando empurrei a pesada porta, meus ouvidos foram atingidos pela suavidade de um afinado coral, entoando um Canto Gregoriano. Me senti como que flutuando, eu não estava preparada para tanto enlevo, às 11h da manhã. Eu vinha da algazarra do aterro do Flamengo, onde uma corrida reunia cerca de 3 mil atletas de todos os tipos, idades e condições, todos dispostos a participar da brincadeira. Também acabava de percorrer a feira livre dominical na pracinha em frente ao Diamond Hotel, ali na Rua da Glória, que fervia e brilhava num entrevero entre vendedor e comprador, uma visita também inesquecível pois nas feiras e mercados temos chance de aprender sobre os hábitos dos moradores. Ali dentro muito silêncio, a maior parte das rezas em latim, um misto de missa da atualidade com a chamada “tridentina” no estilo antigo Romano (descobri depois).

Outeiro da Glória

Outeiro da Glória

Nesse domingo aprendi muito, vi e acompanhei eventos maravilhosos desta Cidade Maravilhosa que neste 2015 completa 450 anos e tem programação demais, cada qual mais importante. Como se fosse preciso, pois somente os atrativos normais já ocupariam dias e dias de um visitante, sem qualquer cansaço. Só deslumbramento, curtição, emoção como esse da missa das 11h.

Placa comemorativa na Outeiro da Glória

Placa comemorativa na Glória

Foi no Outeiro e na Igreja de Nossa Senhora da Glória que a família imperial portuguesa e depois brasileira fez suas mais significativas preces. Conta a história que Dom João VI levou ali sua neta Maria da Glória, ainda muito pequena, filha de Dom Pedro I, para a cerimônia de consagração. O certo é que a igreja já existia muito antes da chegada da Família Real, pois foi construída sobre um morro que ficava à beira do mar, onde os franceses tinham uma fortaleza tomada por Mem de Sá, o fundador da cidade. Isso teria sido em torno de 1699, mas a igreja de pedra e cal começou a ser levantada em 1714, nas chamadas “terra do oriente”, doadas por uma família de grandes posses. Uma visita ao local – e também no Museu do Provedor Mario Ribeiro Viegas, na rua da Glória, 135, ali no entorno após a ampla escadaria ou lomba – oferece informações e muito – cerca de mil peças – tema para divagação sobre a importância da religião, e da igreja, na vida de uma comunidade. Peças e quadros de grande valor estão expostos nesse museu, um misto de sacro e de arte, ao mesmo tempo. Outeiro e Igreja são administrados pela Irmandade de Nossa Senhora da Glória. É uma visita especial para se fazer e renovar a fé e conhecer novos fatos da história brasileira e da igreja Católica.

Plano Inclinado da Outeiro da Glória

Plano Inclinado da Glória

 Outeiro da Glória recebe título imperial

Conforme consta da história, em 27 de dezembro de 1849 D. Pedro II outorgou o título de “Imperial” à Irmandade. Após esta data todos seus descendentes nascidos no Brasil são membros da mesma. Durante o governo de Getúlio Vargas foi declarada “Monumento Nacional”, e foi tombada pelo Decreto-Lei de 25 de abril de 1937, que preserva os bens de valor artístico e histórico. A 1° de novembro de 1950 o Papa Pio XII conferiu à Igreja da Glória o título de “Basílica Nacional da Assunção”.

Outeiro da Glória

Portal do Plano Inclinado da Glória

A Cidade Maravilhosa está de aniversário e além de toda a beleza natural, com montanhas, praias deslumbrantes e uma infinidade de atrações fixas e de fazer qualquer um “babar”, o Rio de Janeiro tem programação especial pelo fato de estar completando 450 anos neste 2015. Escrever sobre o Rio de janeiro e suas atrações é fácil e muito difícil ao mesmo tempo, porque cada pedaço daquela cidade tem muita , mas muita história para mostrar, para contar. Em poucos dias de visita ao RJ é preciso muita organização e, ao mesmo tempo, se deixar levar, pois é impossível ver, conhecer ou visitar tudo. Uma dica muito importante é chegar ao hotel e já dar uma olhada no Guia do Rio, revista editada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretária Especial de Turismo e Riotur. A revista é mensal e distribuída gratuitamente na rede hoteleira, e traz artigos sobre atrativos, sobre peças, músicos, eventos que estão passando e em que locais, ajudando o visitante a se programar.

Feira livre na Glória

Feira livre na Glória, a ordem na exposição das pimentas

Feira livre na Glória

Feira livre na Glória, cada produto no seu devido lugar, sempre com muita decoração

Acesso ao Outeiro da Glória

Como a cidade está servida por Metrô, os pontos turísticos tradicionais -sejam as praias de Copacabana, Arpoador, Ipanema, ou o Cristo Redentor ou Pão de Açúcar – podem ser acessados a partir das linhas do metrô. O mesmo ocorre em direção ao Centro do Rio, onde ficam prédios antigos tombados, e uma infinidade de Museus, cada um desses com sua história singular, da mesma forma que bairros como Lapa, Tijuca, Santa Tereza e tantos outros. Basta indagar na portaria dos hotéis onde tem uma estação próxima, que essas levam aos pontos mais próximos onde têm condução para se chegar a esses pontos. Muitos hotéis têm taxistas que levam os hóspedes aos pontos desejados, aguardando ou acertando horário para o retorno. É o caso do Diamond, na Glória 46, excelente hotel com vista para o aterro do Flamengo, a Marina da Glória, o aeroporto Santos Dumont e, claro para o charmoso e centenário complexo do Pão de Açúcar.

escultura em copacabana

escultura  na praia de em Copacabana

Copacabana

Copacabana

bar garota de ipanema

Bar garota de ipanema

outeirodagloria

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink