Abrajet Nacional elege nova diretoria durante 37 º Congresso em Joinville

Após a abertura grupo posa para foto, em uma das salas do Centro de convenções do Hotel Bourbon

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) renovou sua diretoria, mantendo Evandro Novak como presidente na gestão 2022/2024, durante assembleia geral do seu conselho, realizada no 37º Congresso Nacional, na cidade catarinense de Joinville, entre os dias 23 e 27 de novembro de 2022. Nove seccionais da Abrajet participaram do evento que reuniu 50 profissionais da imprensa jornalística dos estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Congresso teve programação técnica – com a assembleia de aprovação de contas, eleição e escolha do local do próximo congresso – e cultural e de conhecimento dos muitos destinos turísticos de Joinville e região.

Secretário de turismo fala das atrações da cidade

            A abertura do evento, na noite do dia 23/11, ocorrida no centro de convenções do hotel Bourbon, com a presença de autoridades locais, trade turístico e convidados. Na oportunidade, o secretário de Turismo de Joinville, Guilherme Augusto Gassenferth, que representou o prefeito municipal Adriano Silva, deu as boas-vindas e apresentou atrativos. “Uma cidade que tem serra, tem frio. Tem turismo náutico e praia. Temos uma cultura muito rica. Temos o maior festival de danças do mundo, a única escola do Ballet Bolshoi fora da Rússia. Uma orquestra recém-formada, mas que tem como meta ser a melhor orquestra filarmônica do Brasil até 2030. Somos o maior polo industrial de Santa Catarina. Uma área rural riquíssima, apesar de ter a maior população urbana do Estado. As contradições acontecem em Joinville, e vocês vão poder acompanhar tudo isso”, salientou.

Presidente do Convention diz que projeto de Natal 2022 veio para ser grandioso

Já o presidente do Convention & Visitors Bureau – CVB, Ozei Luiz da Silva reforçou o papel da entidade. “Nosso papel é captar eventos e vender o destino Joinville. Mas hoje é muito especial receber vocês jornalistas, para avaliar se tudo que estamos fazendo está no caminho certo”.  Ozei destacou o Natal de Joinville, que está crescendo. “vocês não chegaram para a abertura de Natal, mas estarão vendo tudo que preparamos para tornar Joinville uma cidade reconhecida como destino de natal também”.

Representando o trade turístico, Maria Conceição Junckes, presidente da ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens externou todo seu amor e dedicação ao turismo. “Sou movida a desafios. Tenho uma agência de viagens há 25 anos. Meu sonho sempre foi trabalhar com o associativismo e, hoje, como presidente da ABAV, procuro contribuir para o desenvolvimento tanto da cidade quanto do estado. Ter vocês, que são nosso canal de divulgação é muito importante. Quero agradecer muito a presença de vocês. Batalhamos muito para que tudo fosse o melhor, que as experiências proporcionem levar na lembrança o que Joinville tem de melhor”, enfatizou Conceição.

O presidente da Abrajet/Nacional, Evandro Novak, agradeceu a presença dos associados presentes e também a administração municipal, entidades locais pelo apoio e recepção dos participantes na cidade. Já o anfitrião, presidente da Abrajet/SC, Gilberto Gonçalves dos Santos, agradeceu aos patrocinadores e todos os abrajeteanos que saíram de seus estados para participar do evento.

“Com muita alegria e satisfação estamos realizando nosso evento aqui em Joinville. Minha cidade natal. Muito acolhedora e com lindas belezas naturais. Vamos poder levar o turismo de Joinville para todo Brasil”, conclamou Gilberto.

HOMENAGENS

Novak, Mirim Petrone, Hélcio Estrella, Julio Cesar e Ricardo Guerra

A noite da abertura também foi festiva, com uma série de homenagens foram prestadas, em especial pelos 65 anos de fundação da Abrajet Nacional. Os ex-presidentes foram homenageados com um troféu com os dizeres: “O sucesso da nossa Abrajet é o sucesso de cada um de vocês. É a prova da competência da sua gestão como presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo. A soma de esforços e de objetivos em prol do turismo, faz a Abrajet que todos queremos nestes 65 anos”. Receberam os ex-presidentes que estavam presentes: Ricardo Guerra – Pernambuco – Gestão 1999/2000; Júlio Cesar Rodrigues – Paraná – Gestão 2000/2002; Hélcio Estrella – São Paulo – Gestão 2010/2014; Miriam Petrone – São Paulo – Gestão 2014/2018 e Evandro Novak – Santa Catarina – Gestão 2018/2022. Em reunião do Conselho, no dia 24, foi restabelecido parte da história da Abrajet, indicando o período de 4 meses que Belmiro Gregório dos Santos/TO assumiu a presidência, no final da gestão de Hélcio Estrela e antes do início da gestão/Miriam Petrone. Na mesma oportunidade, Novak esclareceu que envidará esforços para entregar a homenagem aos ex-presidentes que não estavam no Congresso, entre esses Carlos Casaes e Claudio Magnavita.

Foram, ainda, prestadas homenagens para as seguintes personalidades ou entidades, com troféus:  Abrajet-TO, que comemorou três décadas, Luiz de Souza Pires, presidente da Abrajet-TO, recebeu; ao ex-chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Hercy Ayres Rodrigues Filho, do Tocantins, por sua atuação no setor em especial durante a pandemia; presidente da Abrajet-SC, Gilberto Gonçalves, que organizou com sucesso a 37ª edição do Congresso Nacional em Joinville; uma homenagem especial ao vice-presidente gestão 2018-2022, Nilton Guedes (PA); Jean Luiz Sampaio Féder (PR),  pela atuação firme e transparente em sua diretoria na Abrajet na gestão 2018/2022 e Maria Conceição, presidente Abav/SC, pelo apoio ao Congresso.

PRÊMIO

Os premiados de Piratuba

Outra premiação da noite foi para as melhores matérias do destino Piratuba/SC. O prêmio seria entregue no congresso nacional em 2020, como não aconteceu, em virtude da pandemia, os vencedores receberam na noite de abertura do 37º Congresso Nacional de Jornalistas de turismo. A premiação foi lançada em 2019, pelo presidente Evandro Novak, quando foi realizada a 1ª reunião do Conselho em Piratuba/SC. A comissão julgadora foi formada por membro do trade de Piratuba, um dos destinos de águas termais de Santa Catarina. Os jornalistas reconhecidos foram: 1º Lugar Melhor Texto, Ricardo Guerra, PE – Folha de Pernambuco, que recebeu o troféu das mãos do presidente do CVB, Ozei Luiz da Silva; 1º Lugar Matéria Jornal Impresso, Gutemberg Bogéa, MA – Jornal JP Turismo do Maranhão. Para fazer a entrega, Maria Conceição Junckes, presidente da ABAV-SC; 1º Lugar Matéria TV – Gilberto Gonçalves dos Santos – SC – TV Folha Norte de Florianópolis. A entrega foi realizada pela representante da Secretaria de Turismo de Joinville, Vanessa.

DIRETORIA ELEITA

A eleição, que alterou a nova diretoria ocorreu durante a assembleia geral do Conselho da entidade, no XXXVII Congresso Nacional, dia 24/11. Uma chapa foi apresentada pelo presidente, Evandro Novak e seu vice-presidente Nilton Campos, sendo aprovada por aclamação. Um dos compromissos assumidos pela nova diretoria, depois das apresentações de contas de abrajets presentes ou não, foi no sentido de que uma das principais missões será atuar com vistas apoiar cada seccional em suas dificuldades, visando trazer todas à ativa.  

Reunião do Conselho delibera sobre eleição e próximo congresso

Novak agradeceu a confiança dos presentes e, na sequência, destacou a importância da entidade que tem como missão congregar os jornalistas de turismo associados. Enfatizou que as abrajets tem representação em todas instâncias, sejam governamentais ou institucionais, abrangendo praticamente todo o território nacional.  Em seguida, foi escolhido o local que sediará o 38º Congresso. Minas Gerais foi escolhida para sediar o congresso, em novembro de 2023. MG disputou no voto com Altamira/PA a realização do congresso. Os postulantes – Nilton Guedes e Wilson Soares, por Altamira, no Alto Xingu e José Aparecido Ribeiro, por Minas Gerais.

Presidente Abrajet MG defende realização do 38º Congresso em MG

Os presidentes de MG e PA confraternizaram após a definição, comprometendo-se a um apoio mútuo em prol da entidade e dos bons resultados do futuro evento. Já Machadinho, no Rio Grande do Sul sediará a reunião do Conselho Nacional, na primeira semana de julho de 2023, a convite do presidente Abrajet/RS, Juarez Tavares.

Ainda no dia 24, dois temas foram apresentados aos congressistas. Uma palestra da jornalista Vânia Monteiro sobre mídias sociais e presença digital. Em suas palavras, orientação e links para que os jornalistas pudessem avaliar como está a presença digital de seus veículos. Como entender melhor o seu alcance no meio online e, como utilizar os números e indicadores para obter melhores resultados na área comercial.

Juarez Tavares (Abrajet/RS) convidou para reunião do Conselho Nacional em 2023 e apresentou mudança na imagem

Já Juarez Tavares/RS, apresentou proposta de novo visual à marca da Abrajet Nacional e seccionais. O novo “logo” proposto trabalha a identidade da Abrajet voltada às águas e as florestas, patrimônios que o Brasil conta em abundância. “O país mantém uma posição privilegiada no cenário mundial: detém cerca de 12% da água doce superficial do planeta. Com 4.935.380 km2, as florestas brasileiras (naturais e plantadas) cobrem mais da metade do território”, argumentou.  No nome ABRAJET, AS LETRAS B e R em verde. Ele apresentou as muitas possibilidades de uso dessa marca, que poderá estar em pastas, sacolas, mochilas, malas bonés e camisetas.

AQUI A COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA

Evandro Novak e José Aparecido Ribeiro, eleitos presidente e vice – Esta foto, bem como a de Capa é de autoria do fotógrafo Carlos Alves

Presidente: Evandro Novak (SC)

Vice-presidente: José Aparecido Ribeiro (MG)

DIRETORES

Dir. Administrativo: Luiz de Sousa Pires (TO)

Dir. Financeiro: Juarez Tavares (RS)

Dir. Operações:  Nilton Guedes (PA)

Dir. de Comunicações: João Carlos Amaral (MG)

Dir. Rel. Institucionais: Ricardo Guerra (PE)

Dir. Marketing e Rel. com o Mercado: Juarez Tavares (RS)

Dir. Expansão: Maria José Alves Cotrim (TO)

Dir. Rel. Mercosul: Maely Aparecida Ribeiro da Silva (SC)

Dir. Mídias Sociais: Vânia Monteiro (SC)

Dir. Secretária:  Jurema Josefa Silva (RS)

DIRETORES REGIONAIS

Região Sudeste: Antônio Claret Guerra (MG)

Região Extremo Norte:  Tânia Monteiro (PA)

Região Sul: Gilberto Gonçalves dos Santos (SC)

Região Nordeste: Nélia Marize Moura Lino (PE)

Região Centro Norte: Wilson Soares de Oliveira (PA)

Região Centro Oeste: Tercyane Ribeiro Lima (TO)

CONSELHO FISCAL

Luiz Felipe de Moraes Moura (PE) – Suplente: Carlos Alberto Alves (SC)

Sandro De Mattia (SC) – Suplente: Sílvia Novalski (SC)

Pierpaolo Nota (PR) – Suplente: Maria Hordalia Cardoso (RS)

CONSELHO DE ÉTICA

Alberto Melo Viana (PR) – Suplente: Wilson Cesar Malinoski (SC)

Lúcio Luiz Colombo (SC)  – Suplente: Ariadne Quintela (PE)

Ivone Ferraz (RS) – Suplente: Lucio Freire dos Santos (PR)

Apoiadores: Prefeitura de Joinville, Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – SEBRAE-SC, Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV-SC, Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, OPA Bier, Centro de Convenções do Hotel Bourbon e Hotel Naalt, Capitão Space, Casa do Capitão,  Restaurante e Petisqueira do Paulinho, Restaurante Capitão do Mar e Babitonga`s Restaurante do Iate Clube de Joinville, os  três últimos no Espinheiros, junto à baia de Babitonga, Caminhos de Dona Francisca, Restaurante Hubener, Cachaçaria Max Moppi. Matérias jornalísticas foram produzidas com apoio da Assessoria de Imprensa do Congresso, missão assumida pela colega Vânia Monteiro, associada da Abrajet/SC, e assessora de Imprensa da ABIH/SC.  

Você pode gostar...

SSL Bravulink