Cidade das Flores ganha reforço com Parque Hemerocallis
Já pensou em largar um emprego no qual é respeitado, cuidando da contabilidade – ou outro setor – de uma empresa, sempre atento e com as mãos limpas, sentado confortavelmente em sala com ar condicionado? Pois foi isso que aconteceu com Dario Bergmann.
Ele vivia no trabalho com os pensamentos em outro lugar e foi salvo por um familiar que iria se aposentar da profissão de jardineiro, na Cidade das Flores, Joinville/SC. “Larguei tudo, com filho pequeno e comecei a saga. Mas virou um sonho e junto com a Neuza (esposa) decidimos sonhar juntos”. O resultado?
A criação do Parque dos Hemerocallis. Um ponto de visitação turística em Joinville, Vale Europeu de Santa Catarina. Hemerocallis são lírios e existem muitas espécies com variedade de colorações, mas quando Dario começou a introduzir a flor num jardim – ainda ao tempo de jardineiro – ela o surpreendeu e em vez do amarelo esperado, floriu com outros matizes, confundindo não apenas o jardineiro como o dono do jardim. Esse, acredita Dario, foi o sinal que o levou a investir tudo na busca de respostas, pesquisando esse lírio invulgar, e na empresa de floricultura.
No dia a dia, após muitos anos de experiências, muitas viagens procurando conhecer mais o lírio, o casal vem desenvolvendo novas espécies às quais tem nome e sobrenome. Além de buscar apoio profissional para a sua produção de flores, já que ali no parque também se criou a temporada de outras flores, entre essas os girassóis – mês de julho – todo dia é um dia de floradas. Os hemerocallis, nesta época, estão no seu apogeu: a florada. A cada dia uma flor linda nasce e nesse mesmo dia perece, dando lugar para outro botão desabrochar dia seguinte. De outubro até o mês de fevereiro é muita flor, beija flores, borboletas, abelhas também joaninhas e demais espécies de pequenos e lindos insetos que buscam seu sustento naquele local.
Os jornalistas participantes do 37º Congresso Brasileiro da Abrajet/Nacional, visitaram o Parque Hemerocallis numa sexta-feira com muita chuva (dia 25/11/2022), um cenário de grande beleza e harmonia, apesar da chuvarada. “A chuva faz parte da natureza e nós à recebemos com alegria, da mesma forma que brindamos o sol”, destacou Dario. Chuva e sol contribuem para tornar o local numa explosão de cores, afinal, todo mês ou dia é momento de uma florada das muitas espécies que estão nos amplos e diversificados jardins do Parque de Hemerocallis.
Na nossa visita foi possível contemplar cada espaço do amplo e florido jardim, onde os idealizadores construíram – buscando inspiração em países europeus e cidades da América do Norte – uma pequena capela, na qual o visitante pode pensar, refletir e sobretudo ouvir música clássica.
A musicista e cantora musicista clássica Rosenete Eberhardt é chamada para apresentações de piano para dar as boas-vindas aos visitantes ou musicar casamentos, batizados e outros festejos. É uma musicista com formação clássica e que atua em vários locais na cidade. Joinville tem isso: até nas padarias pode ter um pianista, violinista, flautista. No Parque Hemerocallis ela fez belíssima apresentação.
O jardim todo foi pensado em acessibilidade para facilitar a visita por pessoa também com necessidades especiais. Isso significa que as cadeiras são especiais para que o cadeirante possa ver o girassol de cima. São detalhes que fazem a diferença!
Quem quiser conhecer mais sobre este projeto basta acessar o site www.agricoladailha.com e também as redes sociais com o mesmo nome @agricoladailha.
Cidade das Flores
Joinville é a Cidade das flores, tanto que promove desde 1936 a Festa das Flores, evento que neste ano completou a 82ª edição, pois durante a Segunda Guerra Mundial foi suspensa em 1942 e 43. É promovida sempre em novembro, no Centro de Convenções e Exposições da Expoville, complexo onde são realizadas exposições e eventos variados e que conta com um shopping para possibilitar a compra de lembrancinhas. Entre essas, as flores.
A festa é organizada pela Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas – AJAO, e envolve a comunidade em geral, com os concursos de jardins e flores de vaso, uma disputa saudável, na qual as mais bonitas são premiadas. A Associação tem como sede o Restaurante Casa do Capitão, e contam com espaços no local para realização de suas reuniões e alguns pequenos eventos.
Conforme José Lopes, um dos proprietários da Casa do Capitão que recebeu os congressistas, os associados da AJAO têm no local o seu espaço de lides.