Exploração sexual de Crianças e adolescentes não é Turismo! É Crime

Neneca, Maely e Evandro

A campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no meio turístico, liderado pela Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas (Afeet Brasil) esteve presente no 37º Congresso da Abrajet/Nacional. Duas associadas Abrajet e da Afeet – as jornalistas Neneca Campos (Abrajet/RS) e Maely Novak (Abrajet/SC)  – pediram apoio de cada colega jornalista presente, no sentido de divulgar a campanha.  “Precisamos do apoio e divulgação. Estamos nesta luta para combater esse mal que ainda persiste”, disse Neneca. Em seguida, repetiu o slogan da campanha “Exploração sexual de crianças e adolescentes não é turismo. É crime”, reforçou.

            No dia da reunião, 25/11, foi comemorado o Dia internacional de combate à exploração da mulher. “Uma data para que nós, jornalistas, pessoas responsáveis em divulgar a verdade, é importante para que possamos dar voz a uma campanha que protege muitas vidas. Começamos por proteger a infância, às mulheres e desenvolver ainda mais o nosso turismo sadio”, enfatizou Maely. As duas relataram a Campanha que vem sendo difundida há vários anos,  em todos os eventos que congregam representantes do “trade” turístico, visando o respeito às crianças e adolescentes.

Novembro Azul

Ainda com foco na conscientização pela saúde e segurança, a Campanha “Novembro Azul”, com a distribuição de fitas azuis nas lapelas dos participantes, chamando para cuidados da saúde do homem, também fez parte desse congresso. A médica colombiana naturalizada brasileira, Sandra Lopes, pediatra e ginecologista/obstétrica, que criou o personagem Lupita Glamourosa, fez a apresentação da campanha, indicando que com arte e alegria é possível atrair mais pessoas à realização de exames precoces, como é o caso do câncer de próstata.

Maranhão e seus atrativos

            Ainda nas manifestações plenárias do Conselho Nacional, a presidente da Abrajet-Maranhão, jornalista Léa Zacheu, apresentou material sobre o Maranhão e seus atrativos. Também presenteou os presidentes das abrajets e congressistas com lindas peças de artesanato produzido com palha de buriti, transformada em uma pasta de trabalho, também o bumba meu boi, barco a vela, usados para a pescaria e tradicional meio de transporte turístico, cachaça do Zito, a primeira cachaça do Maranhão e alguns belíssimos colares feitos com produtos locais, e muitos outros.

APOIADORES DO 37º CONGRESSO

Apoiadores 27º Congresso Brasileiro de Jornalistas de Turismo: Prefeitura de Joinville, Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – SEBRAE-SC, Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV-SC, Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, OPA Bier, Centro de Convenções do Hotel Bourbon e Hotel Naalt, Capitão Space, Casa do Capitão,  Restaurante e Petisqueira do Paulinho, Restaurante Capitão do Mar e Babitonga`s Restaurante do Iate Clube de Joinville, os  três últimos no Espinheiros, junto à baia de Babitonga, Caminhos de Dona Francisca, Restaurante Hubener, Cachaçaria Max Moppi. Essa matéria jornalística foi feita com apoio da Assessoria de Imprensa do Congresso, missão assumida pela colega Vânia Monteiro, associada da Abrajet/SC, e assessora de Imprensa da ABIH/SC. 

Hotel Naalt