Joinville ajusta destinos turísticos com apoio do Sebrae/SC

Joinville ajusta destinos turísticos com apoio do Sebrae/SC

Os Projetos Destinos Turísticos Inteligentes e Place Branding foram apresentados pelo Sebrae-SC, após a reunião do Conselho do37º Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo, promovido pela Abrajet/Nacional em Joinville. Coube a consultora do Sebrae, Júlia Nunes, fazer apresentar como essas propostas vêm sendo aplicadas na prática. “Place Branding é um conceito para pensar os territórios como marcas. Trata-se do processo de identificar vocações, potencializar identidades e fortalecer lugares. Na foto a entrada do magnífico Parque da Caiera, natureza pura!

Este trabalho de detecção, realizado pelo Sebrae/SC com a participação de mais de 160 pessoas de todos os setores da cidade, incluindo moradores, estudantes, associações, universidades, empresários, executivos.  O processo iniciou em 2020 e em setembro de 2021 foi lançado oficialmente. A partir desse lançamento, que identificou as muitas cidades numa só, foi possível incentivar que produtores artesanais e empresas de Joinville passam a usem o selo “Feito em Joinville”. Ele pode ser adotado em rótulos e embalagens de produtos fabricados.

Shopping da Expoville tem várias lojas com artigos “made in Joinville”, entre esses os chocolates e confecções

Já o destino turístico inteligente vem com uma proposta inovadora e envolve toda área de tecnologia e o polo industrial de Joinville, que hoje conta com aceleradora de startups e pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços. Uma verdadeira imersão em inovação e tecnologias”, explicou Julia. A apresentação feita por Júlia foi conferida na prática, com a visitação a diversos pontos.

Caminhos de Dona Francisca

Área de turismo rural tem cana de açúcar e guarapa (caldo de cana) aqui servido com pastel

A rota turística Caminhos de Dona Francisca é um destino já disponível, mas que está se aperfeiçoando, com mais empreendimentos se qualificando, conforme explicou Maria Conceição Junckes, a presidente da Abav/SC que atua com a Cia do Turismo, sua agência de viagens, há mais de 20 anos. Conceição acompanhou todos os passeios que naturalmente faz com seus clientes, pois atua firmemente com receptivo. A rota percorrida abrangeu não somente os caminhos de Dona Francisca, mas muitos locais de atividades artísticas e, claro, de gastronomia e história.

Alambique

            Se Joinville é reconhecida pelo seu potencial industrial e turismo de negócios e eventos, o turismo rural e de lazer ganha espaço e é um novo potencial para a região. A rota Caminhos de Dona Francisca é formada por 10 atrativos já consolidados que incluem propriedades rurais e o mirante da Serra Dona Francisca; por 4 restaurantes que oferecem gastronomia típica da região, incluindo pratos da culinária alemã, cucas e café rural, além do tradicional pastel com caldo de cana; alambique para produção de cachaça artesanal,  licores e, ainda, conta com 3 opções de local para hospedagem no meio rural.

Muitas cachaças e licores

Informações completas sobre a rota Caminhos de Dona Francisca, bem como sobre outros roteiros e atrativos do turismo rural de Joinville, estão disponíveis no site www.turismoruraljoinville.com.br.

            A Rota do Espinheiro

O barco Príncipe de Joinville, que faz passeios pela baia de Babitonga e leva turistas até a cidade histórica de São Franscisco do Sul, tem seu ponto de partida no bairro dos Espinheiros, uma área de mangues onde estão localizados o Iate Clube de Joinville, restaurantes especializados em frutos do mar, bares e moradores com uma vida social independente.

Ali conhecemos o Restaurante e Petisqueira do Paulinho – Frutos do Mar, um ambiente acolhedor e com excelente comida. Paulo Müller, ou Paulinho, como é conhecido, é sócio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e incansável em apoiar promoções com parceiros de outros estabelecimentos.  Afinal, começou com um bar na área central da cidade e descobriu que faltava algo no Espinheiro, sendo um dos primeiros a abrir seu restaurante no local, de onde não tem queixas. “Muito foco e trabalho permanente é a vida de quem gosta de atuar com gastronomia. Sou feliz porque meu filho fez formação na área de gastronomia e toca junto comigo e a equipe esse trabalho”, diz Paulinho.

Decoração do “Paulinho” lembra aventuras no mar

O rodízio de frutos do mar do Paulinho é daqueles pra ninguém botar defeito. Abre com um caldo consistente e em seguida vêm os camarões (bafo, alho e óleo, crocante, milanesa, ensopado com molho), peixe frito, milanesa, ostra, siri, dois tipos de bolinhos: siri e peixe, pirão, arroz e saladas. A visita e almoço no local foi na programação final do Congresso da Abrajet/Nacional, quando os integrantes se dividiram em grupos para conhecer a gastronomia da região. Junto com o presidente da Abrajet/SC, Gilberto Gonçalves e esposa, fomos sorteados para almoçar no Paulinho. Tiramos a sorte grande.

Mas todos voltaram afirmando o mesmo, em especial os colegas do Nordeste e Norte do País que preferiram conhecer a a gastronomia alemã na Rota de Dona Francisca, nos restaurantes Restaurante Hubener e Max Moppi. Certamente levaram boas lembranças dos sabores que foram muito comentados no retorno da jornada para a área central onde fechamos o dia ouvindo música de qualidade.

Musicarium: um espetáculo sem igual

A visita ao Teatro Musicarium- Academia Filarmônica Brasileira, para ouvir a Camerata Joinville fechou a programação técnica de visita aos atrativos turísticos com chave de ouro. O Musicarium iniciou sua trajetória em 2017. Desde então vem trilhando um sólido caminho de crescimento com uma Orquestra Infantojuvenil. Formada em 2019, uma Orquestra Jovem em pleno desenvolvimento, em direção à formação da Orquestra Filarmônica Profissional em 2030.

Sob a regência do maestro Sérgio Ogawa que, além de trabalhar junto aos alunos para formar os músicos da futura orquestra, ajuda na busca de apoiadores para poder manter os alunos na escola. Os resultados do trabalho certamente serão positivos, pois a apresentação do grupo emocionou a todos os presentes a audição que aplaudiram de pé.

Você pode gostar...

SSL Bravulink