Em Joinville,  Instituto Juarez Machado reúne artistas e divulga obra desse gênio das artes

O pioneiro em desenho de humor para a televisão brasileira, o artista plástico e humorista, o gênio Juarez Machado nasceu em Joinville em 16 de março de 1941, viveu num ambiente em meio às artes, pois os pais eram artistas e ele perseguiu a linha em busca de mais conhecimentos. Hoje parte de toda sua obra está no Instituto Juarez Machado, em Joinville, um espaço cultural de valor inestimável. Impossível determinar qual peça ou sala é mais significativa, pois cada uma tem uma mensagem exclusiva e plural ao mesmo tempo. Mas o artista que virou mundo, foi sucesso com seus quadrinhos no Jornal do Brasil e depois no Fantástico da TV Globo na década de 70, frequentou espaços de arte em Paris, segue um viajante. Seu irmão, Edson Machado, também um artista, com uma equipe de profissionais do ramo das artes, toca a vida no Instituto, com grande competência.

Presidente da Abrajet/Nacional, Evandro Novak, ouve história de Juarez, pelo irmão Edson Machado

                        Edson recebeu a comitiva de jornalistas que participaram do 37º Congresso da Abrajet/Nacional e destacou os objetivos do Instituto Juarez Machado. Abrigar suas obras e manter vivo o nome do irmão. Contou (dia 25 de novembro de 2022, quando visitamos o Instituto) que Juarez chegou recentemente de Paris, mas ficou uns dias no Rio de Janeiro antes de voltar à terra natal. “Estamos muito alegres por estar com vocês aqui. Esta é uma casa dos artistas, não temos recursos públicos e ao comemorar 8 anos de atividades vamos comemorar com arte. Este trabalho de divulgação que os jornalistas fazem é muito importante para o sucesso de um projeto como este”, enfatizou Edson.

A atual sede – ao lado da antiga casa da família, que foi restaurada – fundada em 2018, abriga parte significativa de suas obras, e a maioria delas jamais serão vendidas. Também possui três espaços que tem o objetivo de divulgar outros artistas, de forma a dar espaço à divulgação de novos talentos.

A obra de Juarez Machado é muito livre, sem qualquer censura e mantém uma falta de padrão único, a não ser as suas preferências por trens, mesas e cadeiras, bicicletas, muita ironia fina nas peças com personagens, e muita diversidade. Seus quadros sobre os Sete Pecados Capitais certamente não têm preço! Além de quadros desenhados, pintados ou rabiscados, esse grande catarinense também atua na literatura, com livretos ou quadrinhos que apresentam temáticas instigantes.   

            Conhecer o local que leva o nome deste artista que criou um quadro de enorme sucesso nos primeiros anos do Fantástico, com vinhetas animadas, agindo ele como um mímico, é possível para qualquer pessoa comum, pois o Instituto Juarez Machado recebe visitas (para grandes grupos) na rua Lages, 994, em Joinville. O ingresso pode ser adquirido online pelo site http://www.enjoyticket.com.br ou presencialmente na bilheteria.

Você pode gostar...

SSL Bravulink