Paixão de Cristo de Nova Jerusalém vai até dia 30 de março de 2024
É tempo de Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, a mais grandiosa atração teatral sobre a vida e morte de Jesus Cristo realizada em solo brasileiro, no agreste pernambucano. A temporada 2024 está em realização desde o dia 23, sábado, e permanecerá até dia 30 de março. É uma atração para o público de todas as idades, um espetáculo que emociona com uma dramatização impactante associada a um visual deslumbrante, repleto de efeitos especiais. A mega peça teatral, que conta a história de Jesus, é encenada em uma cidade-teatro com nove palcos-plateia localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 180 km do Recife. Realizada desde 1968, no que é conhecido como o maior teatro a céu aberto do mundo, a apresentação atrai, durante a Semana Santa, cerca de 70 mil pessoas do mundo todo que se emocionam com uma belíssima encenação realizada em magníficos cenários de cores vivas e concepção única criada por artistas pernambucanos.
Imersos nesse ambiente mágico da cidade-teatro, os espectadores são contagiados pela emoção que brota da história mais marcante da humanidade que, na peça, tem início com a cena mágica do Sermão da Montanha e termina com a espetacular ascensão de Jesus aos céus. Todos os anos a peça se renova, mantendo o essencial, porém com personagens novos nos principais papéis. Novos não significa “jovens”, mas sim outras figuras famosas por sua trajetória profissional. Em 2024, a Paixão de Cristo contará com a participação especial dos artistas convidados Allan Souza Lima, no papel de Jesus; Mayana Neiva, fazendo Maria e Dalton Vigh, interpretando o governador romano Pôncio Pilatos.
A direção artística é de Lúcio Lombardi e do assistente especial de direção Alberto Brigadeiro. Nos bastidores, a Paixão agrega cerca de 600 profissionais incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contrarregras, maquiadores, cabeleireiros, camareiras, entre outros. A coordenação geral de toda essa equipe é de Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova.
Ao longo do espetáculo, as dezenas de personagens alternam cerca 2 mil figurinos produzidos pelas mãos delicadas das costureiras da localidade conhecida como Fazenda Nova, distrito do Brejo da Madre de Deus, sob o olhar meticuloso da arquiteta e figurinista Marina Pacheco, que coordena o desenvolvimento das peças que é produzido com base em extensa pesquisa sobre os trajes usados nos tempos de Jesus.
Nos palcos, a história é vivida por 50 artistas pernambucanos de grande talento, além de cerca de 400 figurantes e também por atores e atrizes da cena nacional que são convidados para participar do espetáculo todos os anos. Nos últimos 25 anos, cerca de 120 artistas renomados do teatro, cinema e TV do Brasil emprestaram seus talentos para abrilhantar a Paixão de Cristo.
A cidade teatro de Nova Jerusalém, que tem título de patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco e do Brasil, é uma verdadeira obra prima inspirada na arquitetura judaico/romana da época de Jesus, que levou 40 anos para ficar pronta, o que acorreu em 1986. Idealizado e construído por Plínio Pacheco, um gaúcho ligado ao meio artístico, numa área de 100 mil metros quadrados, de forma que o público fica andando entre os muitos palcos, seguindo a peça ou os personagens para onde essas se novem. A magnífica cidade-teatro é cercada por muralhas de pedra granítica de três metros de altura e conta em seu perímetro com 70 torres de sete metros. Em seu interior, nove palcos-plateia reproduzem cenários naturais, arruados, lagos, jardins, com muitas plantas do agreste, e palácios, além do Templo de Jerusalém.
Nós, do blogue www.juremajosefa.com.br acompanhamos o lançamento da Paixão no ano de 2022, quando os organizadores retomaram as apresentações após a pandemia da Covid 19 e receberam a Imprensa, agentes de viagens e demais e convidados para apresentar. Considero que esse foi um dos eventos que deixou marcas pela sua beleza, grandiosidade. Recebemos o convite – junto com os colegas da Confraria dos Jornalistas de Turismo – do jornalista pernambucano Luiz Felipe Moura, presidente da Abrajet//PE.
Naquela Oportunidade, nos hospedamos no confortável Hotel Marante Executive, na praia de Pina, no Recife; visitamos Olinda e suas igrejas, museus e casarios e almoçamos no Hotel Costeiro, cuja cozinha é disputada pela alta qualidade de cada prato; fizemos um magnífico passeio de barco pelo rio Capibaribe e no dia do Lançamento saímos cedinho e paramos no caminho para conhecer as instalações do Hotel Fazenda Portal do Gravatá, mesmo nome da cidade, que fica quase na metade do caminho até o Brejo Madre de Deus, portanto um bom lugar para ficar nas noites de apresentações.
O ambiente no Portal do Gravatá oferece todo conforto, cozinha magnífica, piscinas, passeios a cavalo e muitas atrações que uma fazenda oferece. Depois da noite magnífica da Paixão de Cristo, fomos desfrutar do conforto do Resort Enotel Porto de Galinhas. Foram seis dias, contando as viagens aéreas de ida de Porto Alegre até Recife e vice-versa. Diria que foi possível aproveitar muito!
POUSADA DA PAIXÃO
No interior da Nova Jerusalém, funciona o ano todo a bela e aconchegante Pousada da Paixão. Trata- se de um local diferenciado que tem como pontos de destaque sua programação temática e cultural, além da riqueza gastronômica e sua arquitetura diferenciada que remete a antiga Jerusalém de 2 mil anos atrás.
Além disso, a própria cidade-teatro, na qual a pousada está instalada, é uma atração a parte. Os jardins, os lagos e os pátios da Nova Jerusalém proporcionam um passeio inesquecível pelos cenários majestosos no horário do pôr do sol do agreste. Um verdadeiro charme autêntico e exclusivo. Mas o que há de mais emocionante e romântico na Pousada da Paixão são os jantares temáticos realizados no cenário da Santa Ceia. Trajando figurinos da Roma antiga em um ambiente realista, os hóspedes experimentam uma viajem no tempo e sentem-se como se fossem habitantes da Jerusalém do passado. Todos, se desejarem, podem figurar como personagens da peça.
Outra atração que os visitantes precisam conhecer é o Espaço Cultural Plínio e Diva Pacheco, que apresenta um rico acervo de fotos históricas, documentos e objetos pessoais dos idealizadores e construtores da Nova Jerusalém. A mostra conta a surpreendente história da saga das famílias Mendonça e Pacheco marcada por trabalho árduo, coragem e perseverança, que teve início em 1951 quando as apresentações da Paixão de Cristo começaram a ser encenadas nas ruas da pequena vila de Fazenda Nova, distrito do município do Brejo da Madre de Deus (PE).
O Brejo da Madre de Deus, município onde está localizada a Nova Jerusalém, também oferece atrações imperdíveis para o visitante, a começar pelo impressionante Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho, que fica a apenas 2 km da cidade-teatro. Nele, esculturas gigantes em monobloco graníticos- de figuras folclóricas da história e da cultura do homem nordestino estão espalhadas por uma área deslumbrante circundada pela exuberante vegetação da caatinga e impactantes formações rochosas.
COMO CHEGAR A NOVA JERUSALÉM
Para quem quer assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, existem várias opções de transporte. Os turistas de qualquer parte do Brasil, que optarem por pacotes de hospedagem no Recife/PE, em Gravatá, em Caruaru/PE ou na paradisíaca praia de Porto de Galinhas/PE, podem adquirir o passeio, para assistir ao espetáculo, oferecido pela Luck Viagens (81 3366- 6222/ www.luckviagens.com.br), pelas lojas da CVC em todo Brasil e outras agências de viagens.
Se houver interesse na Pousada, da Paixão, basta fazer contato:
(81) 3732-1574/ (81) 99673-0815/ WhatsApp (81) 99673-0805
https://www.pousadadapaixao.com.br