Connection Gramado anuncia muitos sabores e experiências na sua 7ª edição

Um dos painéis da 6ª edição, no Palácio dos Festivais

O Chocolate, um dos 13 produtos com Indicação Geográfica (IG) que o Rio Grande do Sul possui, será uma das estrelas do Connection – Terroirs do Brasil e Conexões Internacionais, evento que está na sua 7ª Edição e será realizado entre os dias 15 a 18 de maio próximo, em Gramado, na Serra Gaúcha. Realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do SEBRAE, o Connection é um evento que reúne conteúdo e experiência para explorar, desenvolver e difundir diversos segmentos do turismo. Neste ano, já está confirmada a presença de mais de 50% de todos os produtos com IG do Brasil, onde 112 produtos têm IG. A primeira IG, no Brasil, pertence ao vinho produzido na Serra Gaúcha e, na atualidade, Minas Gerais detém mais produtos certificados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Na Rua Coberta, mais uma vez, teremos a mostra dos produtos e artigos

Ao lado do chocolate de Gramado estarão muitos outros produtos com sabor, beleza e tonalidade. Pois também o artesanato – como o produzido com o uso de capim dourado do Tocantins, de palha de bananeira feito na região Norte/litorânea de Santa Catarina ou bonecos e vasilhas de barro de alguns estados do Norte do Brasil, entre outros – figuram na lista já certificados e alguns já inscritos no Connection 2024. Na área de gastronomia, além das 15 aulas-shows por renomados chefes de cozinha, promovendo a degustações de pratos diferenciados, revelando uma variedade de harmonizações possíveis com os produtos únicos de Indicação de Origem, alguns produtos estarão sendo apresentados ao natural na Rua Coberta e praça ao lado. Nessa lista figuram o chocolate de Gramado, linguiça de Blumenau/SC, Cervejas artesanais (diversas), Doces de Pelotas, vinhos da Campanha gaúcha, espumante dos Altos Montes, café, cacau, queijo serrano. Mais de 50 produtos e artigos com IG estão inscritos.

Da mesma forma, o Connection Terroirs do Brasil busca dar palco a esses produtos e aos seus destinos de origem. O evento, que ocorre de 15 a 18 de maio em Gramado, irá conectar o Brasil de norte a sul, por meio de conteúdo e experiências sensoriais. “O novo mercado possui um consumidor mais exigente, que não somente busca bem-estar, como também experiência e conhecimento, e o Connection possui tudo isso e muito mais”, comenta a fundadora e CEO do Connection, Marta Rossi.

Como forma de valorização dos produtores rurais do município, na última semana, a Secretaria de Agricultura de Gramado e a EMATER firmaram parceria com o Connection Terroirs do Brasil, visando dar apoio institucional e divulgação às agroindústrias e agricultores que participam do evento. Estiveram presentes no encontro a presidente da Emater Gramado, Janete Basso, o Secretário Adjunto da Agricultura, Eliezer Lima, e a fundadora e CEO do evento, Marta Rossi.

Para isso, o Connection, juntamente ao secretário, realizará uma ação presencial na Festa da Colônia, para divulgar e explicar por que o evento é uma grande oportunidade para os agricultores e para o desenvolvimento do agronegócio da região. A festa da Colônia será realizada, neste ano, entre 25 de abril e 12 de maio.

CONTEÚDO

Uma novidade apresentada no show de gastronomia em 2023 na Rua Coberta

O evento ocorrerá em quatro pontos turísticos da cidade: Palácio dos Festivais, Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Sociedade Recreio Gramadense. Reunindo conteúdo de alta qualidade e experiências técnicas por meio de palestrantes e painelistas nacionais e internacionais.

Em parceria com o SENAC, o Connection Terroirs do Brasil também terá uma Arena Gastronômica, na Praça Major Nicoletti, onde o público poderá assistir 15 aulas show de gastronomia. O evento também conta com um Circuito Gastronômico, com a participação de restaurantes da cidade, que irão incluir no cardápio pratos especiais feitos com produtos de origem. Já figuram os restaurantes Neni, Catherine e Josephina.

         Uma série de palestras e intervenções, no Palácio dos Festivais, darão o suporte técnico, científico e filosófico ao evento, tendo como curadora a experiente Luciana Thomé que terá como apoiadores mediadores André Bordignon e Alan Claumann.

O Diretor do Turismo de Portugal no Brasil desde 2015 é um dos palestrantes. Com vasta experiência em marketing passou pela Central de Cervejas e Heineken, onde trabalhou marcas como a Sagres, Heineken, Budweiser, Amstel, entre outras. Figuram ainda Milton Zuanazzi, Secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo; Gabriela Testa, Ministra do Turismo de Mendoza – Argentina. Com muita experiência no setor, a presidente da Mendoza Turismo, e membro oficial do Conselho Federal de Turismo da Argentina e Diretoria do Instituto de Promoção Turística do Ministério do Interior da República Argentina, virá discorrer sobre turismo no vizinho país.

Marcos Livi, Chef, criador do grupo BAH e assador gaúcho, responsável por levar a cozinha do fogo e cultura gaúcha para São Paulo, atualmente em São Francisco de Paula em um dos mais antigos hotéis da Região – o Parador Hampel, onde proporciona uma “viagem gastronômica” através do Restaurante Ana Terra e do icônico A Ferro e Fogo. Felipe Bebber, o presidente da APROMONTES – Associação dos Produtores de Vinhos dos Altos Montes, vai mostrar as razões pelas quais os vinhos da região são exclusivos. Gabriela Hermann Pötter, diretora técnica da Estância Guatambu na área da vitivinicultura. Ela introduziu “do zero” a atividade na propriedade da família e com isso, mostrou que a região da Campanha Gaúcha possui um grande potencial para a produção de uvas e vinhos Cabernet Sauvignon.

Jaime Milan, enólogo e economista, pós-graduado em Gerenciamento da Qualidade pela UCS – Caxias do Sul, e em Material Enológico, pela ACTIM, da França. Foi presidente da Uvibra – União Brasileira de Vitivinicultura e também presidente ABRIG – Associação Brasileira de Indicações Geográficas no período de 2021/2023. 

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, os empresários realizadores do Connection

 O fundador e CEO do Connection Experience, Eduardo Zorzanello, ressalta a importância e relevância que o evento possui. “Esse é o momento no qual o pequeno produtor tem a oportunidade de expor não somente o seu produto, como também todo trabalho e história por trás da produção da iguaria para os participantes. Dar palco a esses trabalhadores e gerar conhecimento para os visitantes é um dos pilares que formam o Connection”, explica Eduardo.

As fotos dos palestrantes foram copiadas de material da Imprensa e Divulgação do Connection

https://www.connectionexperience.com.br/conteudo

Você pode gostar...

SSL Bravulink