Era da transformação no Festuris Gramado

Imagem da edição de 2019, antes da pandemia

O Festuris 2021, na sua 33ª Edição, chega com um novo conceito e com a missão de trazer ainda mais novidades para o pós-pandemia. A Era da Transformação está movimentando o mundo e, a partir disso, expositores e temas pontuais para esse novo momento serão apresentados de forma inédita e exclusiva. O Festuris Gramado acontece de 4 a 7 de novembro no Serra Park de Gramado. Ainda estão abertas as inscrições para todos os segmentos, através do festurisgramado.com, mas já estão confirmados palestrantes nas mais diversas áreas, bem como expositores na Feira que terá 25 mil metros quadrados.

Praia do Francês, em Maceió

             A feira deste ano apresentará tendências como o Espaço Green & Experience. Serão destacados os segmentos de ecoturismo, sustentabilidade, turismo rural e turismo de natureza em uma área conceito de 75 metros quadrados. No entorno, expositores demonstrarão suas essências incluindo o participante em várias experiências. Ou seja, destinos entendem que é preciso ter e divulgar experiências para atrair o público visitante. Dentre os expositores já confirmados do espaço estão empresas e destinos preocupados com o meio ambiente e que valorizam as experiências com a natureza: Ministérios do Turismo e da Agricultura, Parauapebas, Urbia Cânions Verdes, Pará, Amazonas, Mato Grosso, Bahia, Cotia, Pará, Maranhão, Espírito Santo e Goiás e Rio Grande do Sul.

A Bahia confirma presença. Porto Seguro e a Aldeia Indígena

            A Prefeitura de Nova Petrópolis, ali vizinha estará presente levando a temática de origem germânica, seus parques e praças coloridas e as muitas atrações de beleza natural da região, bem como as muitas festividades que deverão retornar já em 2022, como o Festival de Folclore, evento que reuniu, durante anos, grupos de arte e cultura de todo o mundo. Os municípios da Região das Hortênsias, Serra, Vinhedos e Missões, como já é tradicional, estarão mostrando parte dos atrativos do Rio Grande do Sul.

São Paulo vem com estâncias, mas a região do Circuito das flores já confirmou presença

Rio de Janeiro, com suas atrações sempre grandiosas e perenes, como as praias, o Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Museus especializados e Biblioteca Nacional, estará presente. Petrópolis com sua história imperial, de natureza e diversidade cultural, é outro expositor que já tem espaço garantido. São Paulo também está apostando firme nessa retomada, buscando se mostrar por inteiro na vitrine do Festuris. 

O Labirinto de Nova Petrópolis

Alagoas também já confirmou presença e traz roteiros para apresentar aos participantes. Um desses, a Rota do Sertão, cuja cidade de entrada é Penedo, à beira do rio São Francisco, na divisa com Sergipe. Dali mais cidades históricas como Piranhas, que revela a saga de Lampião e sua Maria Bonita. Mas Alagoas é também Palmares, tombada pela sua importância na luta dos escravos para sua libertação. Claro, as falésias, a costa dos corais e litoral dos mais aprazíveis, estarão presentes nessa feira.

O carro chefe do turismo nacional, visto do Jardim Botânico do RJ

            Dentro do tema sustentabilidade, a preocupação com o meio ambiente também é um dos pilares do evento. Segundo especialistas, a sustentabilidade orienta princípios com os quais é necessário pensar não só em turistas e suas experiências, mas na comunidade e nos prestadores de serviços. Por conta disso o evento terá ações de conscientização na feira, como a ‘Árvore da Integração’, que será plantada pela Itália, e o slogan ‘Plante uma Árvore’, em que serão distribuídas mudas de árvores aos participantes. “Nós acreditamos que a transformação do turismo depende de propostas e práticas sustentáveis, e que iniciem dentro de nós formando um bem para a comunidade em que vivemos. Por isso apostamos nesta transformação”, declara a CEO Festuris Marta Rossi.

Já em 2012 o Festuris falava do turismo espacial

            Entra os temas a serem debatidos nas palestras figuram questões como: Desafios da Retomada e o Futuro; Encantar o cliente vence qualquer crise; Pessoas no centro das experiências; Da dificuldade ao lugar mais alto do pódio; Os desafios da continuidade no mercado em constante transformação. Um detalhe que pode parecer despercebido, mas a tendência do turismo espacial se consolidou em setembro último com a ida ao espaço da nave da Space X, de Elon Musk, que foi fretada pelo bilionário Jared Isaacman, 38 anos, diretor de uma empresa de serviços financeiros e piloto experiente, e alcançou a órbita da Terra no último dia 15 de setembro. O passeio durou três dias e custou cerca de 200 milhões de dólares. Mas bem antes disso, em 2012, o Festuris de forma pioneira levou ao debate a modalidade do turismo espacial, através da Sanchat Tour Operadora.

            Nesta edição, através dos expositores e dos palestrantes, muitos temas inovadores serão debatidos, com enfoque na Era da Transformação. Como sempre, de forma pioneira, a direção do Festuris trará personalidades brasileiras que venceram em meio a dificuldade, como o gaúcho Jovane Guissone, medalhista dos Jogos Paralímpicos. O atleta, que conquistou ouro em Londres 2012, a primeira medalha paralímpica da esgrima em cadeira de rodas do Brasil, ficou com a prata em Tóquio. Ele versará sobre O Pódio – O que os medalhistas olímpicos e paraolímpicos têm para nos ensinar; Também está confirmada – entre tantos palestrantes e debates – a participação do presidente do Conselho de Administração das Lojas Renner, José Galló- que debaterá E quando vierem outras crises? Encantar o cliente vence qualquer crise; John Rodgerson, diretor-presidente da Azul, sobre o que está por vir? Desafios da Retomada e o Futuro; Álvaro Garnero, embaixador do Turismo no Brasil e criador do Café de La Musique, com o tema Qual é o novo jeito de viajar? Pessoas no centro das experiências – Vivências e histórias.

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello no Festuris 2019

Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris, destaca que a edição 33ª foi pensada de forma criteriosa – com vários eventos preparatórios  – o que garantirá que com segurança todos possam fazer networking, fechar muitos negócios e adquirir conhecimento com palestrantes de alto nível no Meeting Festuris. Da mesma forma, o dirigente assinala a parceira com atrativos turísticos da região, entre esses o Alpen Park, MiniMundo, Mundo à Vapor e Terra Mágica Floribal.

Promovido e realizado pela Rossi& Zorzanello Eventos e Empreendimentos, o Festuris tem o patrocínio e apoio do Ministério do Turismo, Latan Arlines e CNC/Sesc-Senac, do Governo RS, Prefeitura de Gramado, Companhias aéreas Azul e Gol, a Brocker Turismo e Transportadora Planalto Fretamento como transportadoras terrestres e Prudent Biossegurança. Tem, ainda, dentro das suas especificidades, apoio de entidades do trade, como Abav/Sindetur, Confraria dos Jornalistas de Turismo, AbrajetNacional e Abrajet-RS e Sindicatos de Hotelaria.

Você pode gostar...

SSL Bravulink