Wilson Sierra (Duke) será homenageado pela ABRAJET Nacional 

Reunião do Conselho, Juarez Tavares (presidente Abrajet/RS), Evandro Novak (Presidente Nacional) e Jurema Josefa

                O presidente da ABRAJET Nacional, Evandro Novak e a diretora secretária da entidade, Jurema Josefa, submeteram ao Conselho Nacional da ABRAJET uma Moção de APLAUSO pela trajetória, e RECONHECIMENTO pela atuação em favor do desenvolvimento e divulgação do turismo, ao Jornalista WILSON BATISTA SIERRA (DUKE), decano dos jornalistas de turismo ainda em atividade, o que foi aprovado por unanimidade.

Wilson Sierra na atualidade

A referida homenagem será prestada ao associado na véspera do FESTURIS/Gramado, em novembro deste ano de 2023, na capital gaúcha, em local e data ainda a serem definidos. A proposição foi feita durante a reunião do Conselho Nacional, realizada no Anfiteatro do Machadinho Thermas Resort Spa, na cidade do mesmo nome, no dia 07 de julho deste ano.

Yul Brinner, (Oscar de Melhor Ator em 1955), entre Duke e a esposa Leonor

                O referido jornalista, sócio e membro da diretoria da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e ABRAJET/RS, nasceu em 05 de janeiro de 1929 na cidade de San Carlos, Departamento de Maldonado/Uruguai.

Atriz Anita Ekberb (estrela de La Dolce Vita, de Fellini ) fala ao Duke (Sierra) e sua cunhada Estrella ou Maria Rosa Piccini

Aos 18 anos, já em Montevidéu começou sua trajetória jornalística e atuou em diversos veículos entre esses: Rádio Centenário CX 36, onde durante 12 anos, ininterruptos conduziu o programa “La Pantalla de Plata” e “Cine al Día” junto com Estrella (Maria Rosa Piccini, sua cunhada, e atuou em novelas radiofônicas.   Foi diretor da revista semanal de entretenimento Canal TV em Buenos Aires; apresentador e diretor de programa sobre cinema na TV, diagramador nos jornais “La Manãna e “El Diário”. Foi por sua brilhante trajetória jornalística que ganhou o apelido de DUKE no Uruguai. 

Em 1952 casou com Leonor, sua esposa até os dias de hoje e tiveram as filhas Analía e Marisa. Em 1978, junto com esposa e filhas mudou-se para Porto Alegre/ Brasil. Aqui a família aumentou com a chegada dos netos Adrian e Karen (filhos da Marisa e do genro Jaime ) e dos bisnetos João Vicente e Martin.

Na Capital gaúcha, fez contatos com as entidades associativas e sindicais do meio jornalístico e pelas mãos do ex-presidente da ABRAJET Nacional ex-vice-presidente da ARI, Wilson Müller, já falecido, filiou-se à ARI, entidade na qual atuou sempre com denodo. Foi diretor para o Interior, criou a filial ARI/Caxias do SUL, foi diretor de Informática e diretor para o Mercosul. Na ABRAJET Nacional atuou durante diversas gestões como Diretor Nacional para o Mercosul.

Fliado à Abrajet/RS, sempre muito ativo. Na foto Hugo Hammes e Sierra e Jurema Josefa. Já falecidos Wilson Müller e Edgar Curvello
Prestigiando solenidade em homenagem que a amiga Jurema Josefa recebeu na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Em 1983 naturalizou-se brasileiro e dedicou-se a diversas atividades profissionais até que em 27 de setembro de 2000 – Dia Mundial do Turismo – fundou o JORNAL SIERRAMAR, Turismo no Mercosul 

(www.sierramar.com.br ) dedicado a divulgar e promover o turismo nos países do Bloco. Atua com apoio da filha Marisa Piccini Krás Borges até o presente.

Contribuiu para a união da Imprensa turística da América e Caribe

Um encontro dos integrantes do Fórum

Sua dedicação em congregar profissionais de imprensa e turismo o levou a criar ou se filiar em várias entidades. Em 04 de julho de 2009 foi um dos fundadores do FÓRUM DE PRENSA TURÍSTICA DEL MERCOSUR, instalado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET), na cidade de São Paulo, Brasil. Na fundação, a entidade congregou associações de jornalistas de turismo de Brasil, Bolívia, Chile, Paraguay e Uruguay. Atualmente o FIPETUR – FORUM IBEROAMERICANO DE PERIODISTAS DE TURISMO , entidade sucessora , está integrado pelas seguintes associações: Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET/Brasil; Círculo de Periodistas de Turismo del Uruguay (CIPETUR/URUGUAY); Asociación Colombiana de Periodistas de Turismo (ACOPET ( COLOMBIA) ; Asociación Panameña de Periodistas de Turismo – APPTUR; Asociación de Periodistas Turismo de Chile (APTUR); Círculo de Periodistas de Turismo de Bolívia – (CIPTURBOL), Asociación Dominicana de Periodistas de Turismo – (ADOMPRETUR) e, Asociación de Periodistas de Turismo de Peru, (PRENSATUR).

No Festuris 2016, Trofeu Amigo do Festuris

Em 2015 – Sierra apresenta a projeto Árvore da Integração para o FESTURIS – Festival Internacional de Turismo de Gramado, projeto que consiste no plantio da Araucária, árvore símbolo do Sul do Brasil, que representa a força da natureza, abrigando e alimentando várias espécies de aves, animais e o homem, através do seu fruto, o pinhão.

Plantio da árvore da integração,com Marta Rossi, Festuris 2015

Com o plantio desta espécie, o Festuris ajuda a preservá-la e premia iniciativas sustentáveis através das mãos dos homenageados a cada ano. Em 2016, Wilson Sierra foi agraciado com o Troféu Amigo do FESTURIS.

A foto de abertura da matéria é de autoria do jornalista Sérgio Moreira, de MG. O texto é de autoria de Jurema Josefa, com apoio de Marisa Sierra Piccini Krás Borges

Você pode gostar...

SSL Bravulink