No Machadinho Thermas Resort, conselho da Abrajet referenda Belo Horizonte como sede do 38º Congresso

Conselheiros posam para foto de Carlos Alves

           

O Conselho Nacional da Abrajet referendou Belo Horizonte/MG como sede do seu 38º Congresso, durante reunião realizada no Machadinho Thermas Resort e Spa, no Rio Grande do Sul, nos dias 06 a 09 de julho de 2023. O Congresso será na capital de MG, de 22 a 26 de novembro, e terá como temática central “O valor e a importância da Abrajet para a divulgação turística nacional, tendo como sub-tema Minas Gerais seus destinos turístico, cultural e histórico”. Uma palestra magna sobre o aprimoramento dos jornalistas de turismo na divulgação, através das mídias digitais e sociais, será proferida pelo presidente da EBC – Empresa Brasil de Comunicação, jornalista Hélio Doyle.

José Aparecido, Claret Guerra e João Carlos Amaral (Abrajet-MG), confirmam o Congresso (foto Carlos Alves)

            Os presidente e vice da Abrajet-MG, José Aparecido e Claret Guerra, respectivamente, anunciaram que estão preparando intensa programação, com o objetivo de mostrar um pouco dos muitos atrativos de Belo Horizonte e outros destinos mineiros. Apresentaram um vídeo, do Secretário de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, garantindo o apoio incondicional do governo do estado na realização do 38º Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo. Além da aprovação do local, data e tema do Congresso, os conselheiros participantes da reunião aprovaram as alterações no estatuto da Abrajet, cujo texto será colocado em votação durante o Congresso em Minas Gerais.

Homenagem ao Presidente da Abrajet-RS, foto Carlos Alves

Evandro Novak, presidente da Abrajet abriu a reunião, agradecendo a presença do prefeito de Machadinho, Alcir Grison e a receptividade do presidente da Abrajet-RS, Juarez Tavares. “Estamos reunidos para tratar assuntos de grande importância para nossa entidade, mas também para conhecer, curtir e divulgar os atrativos deste destino encantador”.

Prefeito, ao centro, ladeado por Juarez Tavares e Evandro Novak, fala dos atrativos do município, foto Carlos Alves

O prefeito Alcir Grison falou sobre a importância do turismo para desenvolvimento econômico, social e cultural da região. “É uma honra muito grande receber a reunião da Abrajet em nosso município. Iniciamos no turismo a pouco mais de 20 anos e, neste setor, estamos caminhando a passos largos. Juarez é um homem visionário, que tem ajudado muito na geração de emprego e renda, e colocado o nome de Machadinho em destaque como um destino turístico de qualidade”. Juarez Tavares que, além de CEO do Thermas Machadinho Resort e Spa é presidente da Abrajet-RS, também enfatizou a importância do momento. “Nossa região tem um potencial de belezas extraordinárias, mas sem o marketing, sem divulgação, não teríamos turismo. Machadinho vai para o mundo nesses dias através dos olhos de todos os jornalistas que aqui estão para esta reunião”, disse.

Ricardo Guerra, ao centro, ganhou o livro de Tau Golin, em sorteio (foto Carlos Alves)

Na sequência, o prefeito de Machadinho manifestou interesse em levar o Congresso de 2024 para o local. “Contem com o apoio da prefeitura para que possam realizar em nosso município o próximo Congresso Nacional. Trazendo ainda mais jornalistas para conhecer o potencial e as belezas de Machadinho”. Diante da manifestação do prefeito, Juarez afirmou que no XXXVIII Congresso Nacional da Abrajet, em Minas Gerais, vai apresentar Machadinho como candidato a sediar o Congresso de 2024.

            Machadinho Thermas Resort Spa

Em outubro o empreendimento completa 10 anos, mas o trabalho e a parceria com o poder público têm gerado bons frutos como explicou Juarez. “São mais de 150 mil pessoas que visitam o município anualmente e, com a ampliação que estamos fazendo, vamos atrair um fluxo ainda maior. O lago que está sendo construído permitirá colocarmos Machadinho na rota do turismo de pesca esportiva e também de outras modalidades de esportes aquáticos”. Uma nova edificação vai permitir o aumento dos apartamentos. Atualmente o hotel conta com 159 acomodações nas categorias standard, luxo, super- luxo e suítes. Enquanto aguarda o final das obras, Juarez está de olho na programação diária. Para o Dia dos Pais, neste ano de aniversário, além da programação normal,  os músicos Rick e Renner serão a atração principal no dia 12 de agosto.

o Machadinho Thermas Resort Spa conta com 10 piscinas de água termal, a 45ºC, direto da fonte. Duas piscinas são cobertas, uma dessas dentro do hotel, junto ao SPA. Os hóspedes também contam com banhos de lama negra. Formada pela mistura de materiais orgânicos e inorgânicos com o passar do tempo, a lama negra se caracteriza como um fango – termo utilizado para definir os limos e lodos que possuem qualidade terapêutica, sendo diferente da argila por conterem porções minerais e orgânicas na composição. Conforme o diretor-executivo do grupo, a lama negra é indicada na prevenção de rugas e manchas na pele e na aceleração da cicatrização. Ela tem ações antiestresse, anti-inflamatória, desintoxicante, rejuvenescedora e estimulante para a circulação sanguínea.

Conforme Tavares, o Machadinho Thermas Resort Spa conta com 10 piscinas de água termal, a 45ºC, direto da fonte. Já o complexo esportivo tem quadra de vôlei e futebol de areia, tênis, beach tennis, futebol 7, cancha de bocha, sala de jogos, boliche eletrônico e bosque para caminhadas. Enquanto isso, as crianças têm playground e recreadores à disposição.

Atrativos do Planeta Machadinho

Para uma experiência completa, um dia inteiro foi dedicado para que os participantes pudessem curtir as inúmeras atrações do Machadinho Thermas Resort e Spa. Os jornalistas puderam desfrutar das inúmeras piscinas de águas termais, além dos serviços do spa, com massagem esfoliante e banho de erva-mate.

O local também é um foco de atividades culturais e de eventos. Durante os dias da reunião Abrajet, o Machadinho sediou a Semana da Erva Mate, com participantes de todo o RS, SC, Paraná, MS e dos países do Prata. Uma feira de produtos provenientes da erva-mate chamou a atenção, da mesma forma que o SPA do Resort, onde os produtos são todos a base de erva-mate.

Os jornalistas de turismo participaram de algumas atividades, entre essas o lançamento do livro “A Fronteira – Os ervais dos povos indígenas – História da erva-mate e do chimarrão”, de Tau Golin. A publicação é o 4º volume de um total de seis exemplares a serem publicados, segundo o escritor e historiador.

Todos os finais de tarde os hóspedes do Machadinho Thermas são brindados com a festividade do pôr-do-sol, diretamente de uma das salas com vista para a grande piscina de água termal e parte do campo. Um violonista, o talentoso Rafa El Ferri, entoa clássicos para acompanhar a cerimônia que é complementada com uma rodada de espumante, chamada a “hora do Chardonnay”. As janelas são escancaradas para que os hóspedes na piscina térmica, ao ar livre, também possam ouvir a música.

As atividades culturais são muitas, todas as noites e até algumas peças durante o dia. Nos dias em que estivemos no hotel, a música gaúcha nos acordou cedo com o grupo de assadores que fez o fogo de chão no galpão e assou várias ovelhas inteiras.

Ali, sobrinhos do músico José Mendes, nascido em Machadinho, cantam suas canções e outras gauchescas. No salão de eventos, a Invernada Artística mirim e juvenil do CTG de Sananduva Doze Braças fez belíssima apresentação, mostrando aos visitantes a grandeza e beleza da música e dança gaúcha. No anfiteatro, o grupo Aldeia Teatral apresentou a história da vida de José Mendes.

Uma peça muito linda, lembrando a vida pobre, o esforço do músico para chegar ao sucesso inicialmente com a música Para Pedro, seguida de outras. Uma peça muito exclusiva que mexeu com as emoções da plateia. Também uma peça sobre a criação da Erva-Mate integra a programação normal do Machadinho.

A rica gastronomia local foi amplamente valorizada. Almoço com Ovelha e Costelão no Fogo de Chão, acompanhado de uma excelente música gaúcha com a Família Mendes. Um dos diferenciais do Planeta Machadinho é a gastronomia, com pratos regionais, que remontam às tradições gaúchas, até as noites temáticas, com pratos internacionais. Segundo Juarez Tavares, é uma verdadeira volta ao mundo por meio de sabores, com jantares italiano, alemão, la marine, mexicano e oriental. Mas o principal prato ainda é o tradicional costelão feito no fogo de chão, servido sempre às quartas e domingos no Galpão José Mendes. Festival de fondue, vinhos e drinks também estão entre as atrações ao longo do ano. Veja em https://www.machadinhothermas.com.br/

Veja mais em www.abrajetnacional.com.br e pelo Instagram @abrajet_nacional

Você pode gostar...

SSL Bravulink