Gramado: Connection Terroirs do Brasil se consolida como principal destino dedicado às indicações geográficas

O Connection Terroirs do Brasil encerrou neste sábado (31/05/2025) em Gramado com os realizadores – a empresa Rossi & Zorzanello e o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (SEBRAE) – comemorando o aumento de 92,5% no número de indicações geográficas (IGs) presentes nos últimos dois anos. A programação técnica, que incluiu palestras e painéis no Palácio dos Festivais, onde 1.800 pessoas participaram para ouvir e aprender com especialistas; degustações de produtos na Arena Gastronômica da Alameda Terroirs (rua Coberta e Praça Major Nicoletti), onde também foi realizada exposição de 52 produtos com selos de indicação geográfica, representando 14 estados brasileiros. Isso tudo junto aos estantes do Rio Grande do Sul e de Gramado, o Estado e município anfitriões.

Na avaliação dos CEOs da empresa realizadora Rossi & Zorzanello, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, esse resultado demonstra a consolidação do evento que nasceu como uma alternativa à pandemia, evento que fechou praticamente tudo a ponto de muitos parceiros indagarem o que seria o futuro do turismo. Essa alternativa culminou com um chamado à nova realidade. “Nós sempre buscamos o Sebrae que nos ajuda na orientação das demandas e fomos instigados a fazer o evento que há três anos trata sobre terroirs. Era pra ser apenas Connection Experience, mas fomos provocados e abraçamos com tudo, no nosso feitio de dedicação plena. Agora temos certeza de que esse mercado que está florescendo, que tem carência de conhecer os que estão na mesma lida e querem chegar ao consumidor, buscam ver seu trabalho conhecido, já confia no trabalho aqui realizado”, destacou a empresária.

A prova de que o interesse dos empreendedores que buscam a qualidade e produção com viés sustentável foi o fato de terem solicitado aos consultores do SEBRAE a realização de uma reunião na manhã de sábado (31). Os “donos” dos 52 IGs queriam se conhecer um pouco mais, trocar ideias, trocar experiências, fatp que serviu como estímulo para a equipe do SEBRAE do Rio Grande do Sul e brasileiro presente em Gramado.

Realizado de quarta (28/05/2025) até sábado (31), em Gramado (RS), pela Rossi & Zorzanello com correalização do Sebrae, o Connection vem ganhando mais relevância nacional, o que, na avaliação de Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello, é fundamental para a ampliação do setor. “Estamos vivendo a valorização do nosso território, e é em cima dele que a gente cresce”.
Na entrevista coletiva de encerramento, realizada no Hotel Laghetto Siena, além dos CEOs empresa realizadora, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, dos consultores/técnicos do SEBRAE André Bordignon e Maira Santana, participaram o secretário de turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, todos recebidos pela gerente-geral de vendas do hotel, Cristiane Mors. Para o secretário de Turismo, o fato do Connection ter praticamente nascido em Gramado é mais um motivo para comemorar. “Nossa cidade tem sido pioneira. Aqui nasceu o Festival de Cinema no Estado, o Festuris, a maior feira e encontro de e sobre turismo nasceu e acontece aqui, temos a Festa da Colônia, integrando o homem urbano ao colono que produz alimentos de qualidade. Somos a cidade do Natal Luz e do Papai Noel. Agora podemos dizer que as empresas com IGs têm em Gramado o seu espaço garantido, a sua casa”, enfatizou.

Cristiane Mors enfatizou a importância da participação da Laghetto como rede hoteleira oficial. Informou que a empresa, criada há 36 anos, com o seu primeiro hotel em Gramado, agora conta com 23 unidades, três dessas fora do Estado. No RJ (duas) e São Paulo. ” Temos muita honra em levar o terroirs do RS e de Gramado para nossas unidades fora do RS. Temos 3.200 leitos, 1.200 colaboradores e em breve estaremos abrindo nosso pé na areia em Linhares, no Espírito Santo”, enfatizou a executiva.
Na primeira tarde aberta ao público em geral, a Alameda Terroirs – área destinada à exposição, degustação e comercialização de produtos com IG – movimentou mais de R$ 40,5 mil, estimou o Sebrae. Para além dos valores já confirmados, havia a expectativa de mais de R$ 110 mil em negócios fechados para o público B2B. Para o também CEO da empresa realizadora, Eduardo Zorzanello, no entanto, o mais importante será a herança que o evento deixará para produtores e artesãos. “Não são apenas os números que demonstram a grandeza do Connection. É, principalmente, o legado e a possibilidade de contar novas histórias”.

Em sua oitava edição, o Connection Terroirs do Brasil valoriza, fomenta e impulsiona a comercializa produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem.

Atualmente, existem 134 IGs no Brasil e outras 43 estão depositadas no INPI aguardando análise, informou Maira Fontenele Santana, coordenadora do Núcleo de Inovação Territorial do Sebrae e uma das responsáveis pelas equipes que atuam no diagnóstico de possíveis indicações e apoio aos produtores e artesãos com toda a documentação para requerer o selo. “O Brasil tem potencial para ter mais IGs do que toda a Europa. Mas ainda estamos na “adolescência” do processo. Temos muito a amadurecer”, afirmou. Conheça mais em https://datasebrae.com.br