Solenidade no Palácio dos Festivais abre a programação do Connection Terroirs do Brasil, em Gramado
Evento é a maior vitrine de produtos com Indicação Geográfica do país

A solenidade de abertura do Connection Terroirs do Brasil, realizada no Palácio dos Festivais, em Gramado, na noite desta quarta-feira (28/05/2025) reuniu autoridades, entidades dos setores de turismo, produtores rurais, culturais, estudantes, e público interessado na temática. Em sua fala, Marta Rossi, CEO da Rossi & Zorzanello, realizadora do evento, destacou a importância do tema para o desenvolvimento econômico e do turismo, como sendo uma ferramenta com grande poder de transformação de um território. “O Sebrae nos desafiou a ingressar nesse segmento de mercado e somos extremamente gratos a essa provocação. Neste ano, reunimos 16 estados brasileiros, que trazem aqui para Gramado o que há de mais genuíno em nosso vasto país”, enfatizou.

Marta Rossi também celebrar o crescimento das certificações no país e parabenizou as duas últimas indicações: a carne de onça, do Paraná, e a cerâmica da comunidade de Alegria, do Ceará. (A Carne de onça não é do animal. Trata-se de um prato típico de Curitiba, no Paraná, Brasil, conhecido por ser uma espécie de steak tartare, ou seja, carne bovina crua, moída e temperada, servida sobre fatias de broa de centeio).

A CEO da Rossi& Zorzanello destacou que “Este é um evento com força, com alma, pois foi construído a muitas mãos, onde todos têm voz de fala. Atualmente, o Brasil tem 134 IGs certificados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e 52 desses produtos estão em Gramado.

Já Eduardo Zorzanello, também CEO da Rossi & Zorzanello, exaltou o papel da agricultura familiar como alicerce dos produtos com indicação geográfica. “É importante valorizarmos a base. E aqui, teremos 14 agroindústrias. O Connection vai além de um evento de negócios, de experiências únicas: trabalha o poder da inclusão pela educação”, informou. Nesta edição, conforme anunciado por Zorzanello, haverá atividade voltada a preparação de talentos nas áreas em discussão e apresentação. Estarão participando 150 alunos do ensino fundamental de Gramado e 100 alunos das faculdades Feevale/ NH e Antônio Meneghetti, em Restinga Seca/RS, que receberão monitoria para se apropriar de conhecimentos. “Temos compromisso com o futuro e dessa forma temos a convicção de que nosso trabalho servirá de inspiração para novos empreendimentos”, ressaltou Eduardo Zorzanello.

Correalizado pelo Sebrae, o Connection Terroirs do Brasil reúne, até sábado (31), 52 produtos ou artigos (peças artesanais, rendas) com Indicações Geográficas de Norte a Sul do país. De acordo com Joel Vieira Dadda, diretor-superintendente do Sebrae RS, o evento representa a força da origem da terra e da tradição, levada adiante por produtores e famílias que mantêm vivas suas heranças locais. “Acreditamos em gente que transforma saberes em negócios, em territórios, em experiências”.

Entre os presentes, o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, que representou o governador Eduardo Leite, e deu as boas-vindas a cada participante; o cônsul da Itália, Valério Caruso, que destacou a importância dos 150 anos da imigração italiana no RS e destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos CEOs da Rossi & Zorzanello para o turismo no RS, além de outras convidados. O prefeito de Gramado, em exercício, Luia Barbacovi, manifestou que a cidade vai prosseguir sua trajetória de valorizar o setor de turismo, sempre envolvendo a sua comunidade. “Aqui nós temos uma atuação em sintonia entre o trabalhador urbano e o rural, o nosso colono que inclusive tem a mais importante festa com toda infraestrutura”, destacou. A Assembleia Legislativa do RS e Câmara Vereadores de Gramado também prestigiaram com representação. A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo (Abrajet/RS) foi representada pela jornalista Jurema Josefa, vice-presidente do Conselho Deliberativo da ARI.
Reconhecimento aos terroirs brasileiros

Nesta 8ª edição, 17 IGs participam pela primeira vez no evento. Cada uma delas foi homenageada com um troféu Connection Terroirs do Brasil, um diploma reconhecendo sua importância pelo trabalho que desenvolve. Receberam o diploma: Amêndoa de Cacau, de Linhares, Espírito Santo; Biscoito São Tiago, de Minas Gerais; cachaça de Luiz Alves (SC), Café da Chapada Diamantina, da Bahia: Café do Vale da Grama (SP); Café da Mata, de Rondônia; Camarão da Costa Negra (CE); Queijo Serrano, dos Campos de Cima da Serra Catarinense; Cerâmica de Alegria (CE): Cracóvia Suína, Prudentópolis, PR; derivados de jabuticaba, Minas Gerais; Erva Mate de Machadinho (RS); Mel de Aroeira , de Inhaúma (CE); Mel de aroeira de Minas Gerais; Panela de Barro de Roraima; Vinho de Minas Gerais; Renda Filé, de Jaguaribe (CE).


Após a cerimônia, os participantes presenciaram o corte da fita inaugural do evento, na Rua Coberta, apelidada de Alameda Terroirs e dali o grupo seguiu para o coquetel que foi servido na Sociedade Recreio Gramadense, onde foram servidas iguarias produzidas com IGs do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O Connection Terroirs do Brasil chega à sua oitava edição com o objetivo de valorizar, fomentar e impulsionar a comercialização dos produtos brasileiros reconhecidos com Indicação Geográfica (IG) – um selo concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que atesta a qualidade e a identidade de produtos ligados ao seu território de origem. Além disso, gera oportunidades de negócios e buscará desenvolver o potencial turístico dos locais onde estão inseridas essas produções certificadas.