Connection Terroirs encerra com foco na economia Verde
A 6ª edição do FESTURIS Connection Terroirs do Brasil, em Gramado encerrou neste domingo, 21/05/2023, após cinco dias de palestras, painéis, rodadas de negócios, degustações e amostras de produtos de regiões que contam com certificados de origem, produzidos com respeito a biodiversidade e sustentabilidade. As degustações foram abertas para participantes, convidados e turistas na Rua Coberta. Ali também funcionou a chamada Arena “Origem Brasil”, local em que profissionais do Senac promoveram uma imersão sensorial com produtos tipicamente brasileiros e de terroirs.
Todos os painéis contaram com a presença de um especialista no setor de turismo estrangeiro, trazendo as experiências que culminaram por promover o turismo em cada região. Itália, França, Espanha, França, Peru, Colômbia, fizeram suas exposições e na sequência cada região do Brasil apresentou seus os produtos, alguns desses, como o café, cujos produtores brasileiros presentes mostraram os motivos pelos quais estão confortáveis mesmo frente á potência e fama do café da Colômbia. Levantamento produzido Pelo Sebrae indica que o Brasil possui 102 indicações geográficas de produtos que vão da alimentação, artesanato, bijouteria e produtos de beleza. No Rio Grande do Sul estão 14 produtos únicos. A vitivinicultura largou na frente, conseguindo a certificação dos vinhos gaúchos em 2002.
Na Rua Coberta de Gramado, o Connection Terroirs do Brasil contou com 27 indicações geográficas presentes no evento e, também, os seis biomas brasileiros estiveram representados. Chás e ervas, farinha de mandioca cremes de beleza e guaraná da Amazônia, bijouterias de capim cipó do cerrado, artesanato do Vale do Jequitinhonha, renda Filé, de Alagoas, bananas e derivados da mata atlântica de Santa Catarina, azeites do chamado paralelo 63, do pampa riograndense,
vinhos catarinenses de Urussanga (produzidos com uvas Goethe, único local no Brasil) e , claro, vinhos da serra gaúcha, com Vale dos Vinhedos, Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi. Foi preciso tempo para conhecer cada região,cada produto. Claro que Gramado participou com um estande de seus produtos coloniais, com degustação e venda ao público, como ocorreu em todas as instalações.
O Connection Experience contou com 1300 inscritos proporcionou a as participantes conexões que estimularam a geração de negócios, o aprendizado, a integração entre territórios, IGs e destinos. “Nós sabemos da imensidão do nosso país, mas não damos conta de interagir com todas as culturas e saberes e, de certa forma, o Connection trouxe o Brasil para Gramado e oportunizou participantes, visitantes e comunidade a conversarem e entenderem cada produto e sua produção, ampliando a valorização desses trabalhos”, destacou a Marta Rossi, CEO do evento.
Ela e Eduardo Zorzanella estiveram presentes em cada espaço e já começaram a preparação da próxima edição. “Lançamos essa semente e agora nos vemos frente aos resultados e temos muito que avançar, pois o mundo vive transformações e nós temos capacidade de criar experiências que deem resultado positivo”, afiou Zorzanello.
Correalizador do evento, o Sebrae RS entende que o turismo qualifica ainda mais os produtos de origem. “A pequena empresa é totalmente orientada a essa pauta, os destinos, a capacitação e qualificação são pautas que nós não podemos abrir mão de trabalhar junto com o poder público e com empreendedores. E esse evento traz o acolher de novos produtos e novas ideias”, destacou Ayrton Pinto Ramos, diretor técnico do Sebrae RS, durante solenidade de abertura do evento.
Segundo a coordenadora de Turismo da entidade, Amanda Paim, a entidade sempre busca uma maior aproximação com o pequeno produtor/empresário para fomentar a cadeia produtiva. “Nós auxiliamos os pequenos produtores sobre quais formas podem ser trabalhadas, de como enxergar o produto e seus potenciais econômicos para que ele seja mais valorizado e que o mercado se torne mais competitivo”, frisa apontando o essencial aos consumidores: “Orgulhe-se da sua região, fomente a economia e auxilie produtos locais”, completa.
Pela primeira vez na história, uma rodada de negócios foi proposta para produtores com selo IG e compradores. Na Sociedade Recreio Gramadense as 27 IGs presentes no evento realizaram pitches de 2 minutos para apresentação de seus produtos e manejos de produção, na sequência, muito networking e troca de ideias. A ação serviu de modelo para ampliar a divulgação de produtos únicos.
Na Arena Origem Brasil o Senac realizou 12 oficinas gastronômicas utilizando insumos com terroir. “Foi uma grande satisfação participar, principalmente para os chefs trabalharem com produtos diferentes. Foi um desafio para a criação de receitas novas a partir dos produtos com terroir”, destaca Daniela Barbosa, diretora do Senac Gramado, frisando que a receptividade do público foi ótima. “Pessoas ficaram muito interessadas em ter a receita”. Os pratos eram apenas finalizados na Arena e o chef explicava o processo e o produto utilizado.
O Rio Grande do Sul assinou como Estado anfitrião do evento que contou com o patrocínio da Prefeitura de Gramado, apoio da Sicredi Pioneira, da Achoco e Fecomércio, apoio das entidades Famurs, AbavRS e AbavSC, Laghetto Hotéis a rede hoteleira oficial e a Adyltelecon a internet oficial do evento. Mais informações no site connectionexperience.com.br ou nas redes sociais @connection_experience.