Baleias Francas Visitam Santa Catarina

Os municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba vêm recebendo suas maiores e, quem sabe, mais famosas visitantes desde o começo de julho: as baleias francas. Classificados de Rota da Baleia Franca, esses três municípios de Santa Catarina, são os preferidos desses cetáceos que buscam as muitas enseadas e baias de águas tranquilas e menos frias para o nascimento dos filhotes. Ficam rodando por essas águas até o final de outubro, quando retornam à Antártida.

Neste mês de agosto muitas baleias chegaram à sua tradicional Rota, ficando no trecho compreendido entre Laguna e Garopaba. Mas, a exemplo de anos anteriores, já houve avistagens em Palhoça e Florianópolis. Em alguns anos, a viagem de algumas francas ultrapassou Porto Belo e chegou até Balneário Camboriú. Ainda há tempo para essa viagem. O certo, entretanto, é que elas estão nas praias de Laguna, Imbituba e Garopaba.

Em Florianópolis, durante o 32º Encontro da hotelaria catarinense (Encatho&Exprotel), evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de SC (ABIH/SC), representantes da Rota da Baleia Franca divulgaram o potencial turístico da região que é muito diversificado, mas deram destaque especial às visitas das baleias, e reafirmaram sua convicção de que os cetáceos estão por ali, onde deverão ficar até o mês de outubro. Não foi “fake”. Os que acreditaram – como nós do blog www.juremajosefa.com.br -, foram brindados com danças e farras das baleias nas praias de Garopaba, Ouvidor, Rosa, Ribanceira, Ibiraquera e Imbituba, encantando moradores e visitantes. Nem os ventos “nordestão” e depois o “minuano”, que castigaram a região, entre 15 e 18 de agosto último, afastaram esses visitantes que buscam águas calmas e mais quentes para o acasalamento, os partos e primeiros cuidados com os filhotes.

Baleia Franca

Hóspedes do hotel pousada Villa Agrifoglio, na Praia do Rosa, avistaram do apartamento (e depois da praia) três baleias, sendo um filhote. Os três foram avistados no final da tarde do dia 16 de agosto, e depois durante manhã e parte da tarde do dia 17. Conseguiram inclusive boas fotos , reprodução autorizada pelo autor.

Vista da baía norte da Praia do Rosa
Baleia Franca e filhote
Baleia Franca e filhote
Baleia Franca
Avistagem desde a Pousada Villa Agrifóglio

Em Imbituba, na praia da Ribanceira cerca de seis baleias passaram a semana de 12 a 18. Foram avistadas da praia ou dos observatórios que ficam em cima dos muitos lindos morros. Também na praia de Ibiraquera, próximo à barra do mesmo nome, vários indivíduos foram observados. Na área central de Imbituba tem o observatório que fica numa rua lateral à central de containers do Porto, na chamada Praia da Vila. Dali um casal paulista acompanhou a brincadeira de uma baleia entre as duas ilhas em frente. Contou que viram a exibição, em torno de 11h40min da manhã do dia 16 de agosto. Estavam emocionados.

Barbatana de baleia franca
Barbatana
Silvestre Praia Hotel
apartamento tipo do Silvestre Praia Hotel

 Hóspedes do Silvestre Praia Hotel, em Imbituba, já haviam visto duas baleias na mesma praia. Essas avistagens são comentadas entre visitantes, pois todos querem compartilhar a experiência que é emocionante. Afinal, muitos turistas e moradores de municípios vizinhos, vão para a Capital Nacional da Baleia Franca, a cidade de Imbituba, justamente com o sonho de ver uma baleia. Como o hotel Silvestre fica cerca de 100 metros da Praia da Vila, permite que os hóspedes já saiam com um olho no mar. Do pequeno pórtico/observatório na praia próxima ao hotel, a visão das acrobacias das visitantes é um espetáculo magnífico.

Baleia Franca
Cauda fora dágua

Para comemorar a visita das baleias, a capital Nacional da Baleia Franca, promove a Semana Nacional da Baleia Franca, entre 18 a 22 de setembro. Serão realizadas atividades culturais, de observação, educacionais. Um festival de Gastronomia, envolvendo a rede de restaurantes e bares, de 19 de setembro e vai até 13 de outubro. Assim, além das baleias, o visitante terá muitas atividades.

Já em Laguna, de 26 de agosto, até dia 01 de setembro, será realizada a 38ª Semana Cultural, com programação para todos os gostos.  

Anita Garibaldi, a heroína Farroupilha ou da República Juliana, que lutou ao lado do revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi (o herói de dois mundos) será a figura destacada, inclusive com uma sessão exclusiva na Assembleia Legislativa de SC, dia 29, às 19h, em Florianópolis. Nesse período, lagunenses e visitantes terão intensa programação cultural, nessa cidade tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mas devem manter um olho firme no mar, pois as baleias francas passam ao largo da costa gaúcha (algumas chegam a dar uma passada mais próxima de Torres), e entram no seu território preferido em águas brasileiras, na histórica Laguna.

Acesso ao mar com proteção à vegetação
Acesso à praia de Imbituba

O Instituto Baleia Franca, entidade sem fins lucrativos, de natureza científica e educacional, que monitora as visitas das francas na região, tem boas informações para os visitantes que queiram saber mais. Um detalhe importante é que neste ano não serão realizadas avistagens com embarcações, como forma de garantir mais segurança aos ilustres visitantes. Informações [email protected]

Instituto Australis

Você pode gostar...

SSL Bravulink