Abrajet Nacional promove congresso na serra catarinense

Urubici, município do planalto catarinense, sedia o 36º Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/Nacional), que reunirá profissionais da imprensa de várias partes do Brasil, entre os dias 27 de novembro até 01 de dezembro deste 2019. Cidade que fica numa altitude de 915 metros acima do nível do mar, mas com montanhas que chegam a 1.824 metros, o ponto mais alto do Sul do Brasil, a região montanhosa conta com muitas atrações que levaram Urubici a ser incluída na rota Turística Caminhos da Neve, já que ali, todos os invernos, há ocorrência do fenômeno.

                A escolha de uma pequena cidade para sediar o evento mais importante do calendário do Abrajet/Nacional deve-se ao interesse de autoridades e do empresariado do município em mostrar as suas atrações aos jornalistas. Conforme o presidente da Abrajet/Nacional, Evandro Novak, o prefeito Antônio Zilli tem buscado desenvolver cada vez mais o potencial turístico do município. Da mesma forma, a Abrajet/Nacional já realizou vários Congressos em Santa Catarina (Blumenau, Camboriú, Imbituba e Florianópolis). “Santa Catarina é um estado muito acolhedor, porém as pessoas, na sua maioria, conhecem mais o nosso lindo litoral e as praias da Capital. Queremos a partir deste congresso, unir os jornalistas especializados em Turismo, no Planalto Serrano. Vamos surpreendê-los com o que há de especial na Serra Catarinense. Não tenho dúvidas que vão se apaixonar pela charmosa cidade de Urubici e pela nossa Serra”, comenta o Presidente da Abrajet Nacional, Evandro Novak que é de Joaçaba. Ele destaca que é a segunda vez consecutiva que Santa Catarina sedia o evento. No ano passado aconteceu em Florianópolis, na Costão do Santinho, e reuniu jornalistas de vários estados brasileiros. Nesta edição, o tema central será “Urubici: Bela e Hospitaleira”.

                Com cerca de 12 mil habitantes, Urubici se destaca pelos atrativos geográficos, como a Pedra Furada, que integra o complexo do Morro da Igreja e fica dentro do parque nacional de São Joaquim, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza, e abrange áreas dos municípios de Bom Jardim da Serra, Grão-Pará, Lauro Müller, Orleans e Urubici. A administração é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, e a entrada no parque é controlada, sendo necessário fazer a inscrição na sede do Instituto, no centro da cidade.

A famosa Pedra Furada pode ser vista em dias sem muita neblina. Como a área é muito elevada, 1.822 metros, sempre é bastante ventosa e fria. No inverno, no ano de 1996, os termômetros marcaram -17,8ºC, no dia 29 de junho. Mas mesmo na primavera e verão os dias frios são considerados normais, por isso sempre é bom fazer o passeio bem agasalhado.

 Outro atrativo é a Serra do Corvo Branco. Para descer a serra o trajeto é pela SC-370, uma rodovia cujo traçado sinuoso supera as muitas curvas da serra do Rio do Rastro. É chamada de Corvo Branco por ser habitat de um urubu – cuja plumagem seria branca – que vive na região. Nessa estrada existem escarpas com escritos rupestres que feitas por povoações que ali viveram há mais de 4 mil anos. Mais recentemente, em torno do ano de 1.700, jesuítas e desbravadores em nome do Império chegaram à região, encontrando tribos de etnia tupi-guarani e os Caingangues ou Xoklengs (comuns ainda hoje em toda o planalto catarinense, riograndense e paranaense). A Cascata do Avencal, outro ponto geográfico de grande beleza, já conta até com o Parque Cascata do Avencal, com muitas atrações, entre essas a tirolesa entre penhascos.

                A araucária é a arvore que predomina em toda a região onde a erva mate também é cultivada. A riqueza da flora na região, com muitas frutíferas, garante uma fauna diversificada, com aves e mamíferos de várias espécies, atraindo o turismo de observação. Além da criação de agropastoril (gado, ovinos, equinos), nos últimos 20 anos, empresários vêm investindo na produção de maçãs (São Joaquim, ao lado é a maior produtora da região) e de parreiras com uvas vinícolas.

Como resultado, há pesado investimento na produção de vinhos de altitude. A produção de hortaliças é uma das principais atividades econômicas na área rural, em especial nas zonas mais próximas do Rio Canoas, cuja nascente fica na localidade de Campo dos Padres, atrás do morro da Boa Vista, com 1.824 metros de altura. Nessa região, imigrantes italianos, alemães e letões, chegaram no começo do século passado,

desenvolvendo a agricultura e pecuária.

Urubici fica distante 172 quilômetros da capital catarinense, a cidade de Florianópolis, pela BR-282, que começa na BR-101, em Palhoça. Da cidade de Lages, a distância é de 110 quilômetros, também pelo BR-282, seguindo depois pela BR-475. O aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis é o mais próximo de Urubici.

Você pode gostar...

SSL Bravulink