FESTURIS tem amplitude mundial

Duas mil e 700 marcas do setor de turismo participaram do FESTURIS 2019, conforme informações dos realizadores. “Estiveram conosco praticamente todos os estados brasileiros e dessas 2.700 marcas, 7% eram de fora do Brasil. Já temos conosco muitos países asiáticos como Indonésia, Filipinas, Vietnã e Tailândia. Estivemos em Brasília, com a Embaixada da China, recentemente porque queremos garantir a presença e grandiosos produtos turísticos daquela potência entre nós em 2020”, destacou Eduardo Zorzanello, um dos dirigentes da Rossi&Zorzanello, empresa realizadora do Festuris.

O evento terminou no sábado à noite e levou à Feira Internacional de Turismo do Serra Park, em Gramado, 17 mil pessoas, 11 mil dessas profissionais da área, onde 65 destinos foram expostos. Além de agradecer aos participantes, em especial aos agentes de viagens embaixadores e à Imprensa, durante a coletiva de encerramento, os organizadores já solicitaram reserva na agenda para o FESTURIS 2020 que será de 5 a 8 de novembro. “E contamos com todos vocês aqui novamente, pois esse evento é resultado também da atenção e trabalho de cada um de vocês” afirmou Marta Rossi.

Marcus Rossi, da Gramado Summit; José Carlos Almeida, secretário de turismo de Gramado e João Augusto Machado, presidente da Abav/RS participaram da cerimônia de encerramento.

Na mesma oportunidade, Régis Zimmer, prefeito de Rolante, município que fica 60 quilômetros de Gramado, apresentou projetos para a área turística.

Os organizadores da 31ª edição do FESTURIS fizeram muitas homenagens, como a tradicional escolha dos amigos do Festuris, da mesma forma que foram homenageados.

A Confraria Nacional de Jornalistas de Turismo ofertou à Marta Rossi uma imagem de Santa Dulce dos Pobres. Muitos estados brasileiros optaram por mostrar seus produtos no Estande da Embratur.

Ali estavam destinos do Norte, Centro Oeste, Nordeste e Sudeste, além de Parques Nacionais. Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Piauí foram destaque no pavilhão.

Outros destinos optaram por estande próprio, como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Paraná, São Paulo e Santa Catarina. O Hotel e Resort Jatiúca, de Maceió, tradicional expositor, esteve representado pelo gerente-geral Christiano Simplício, divulgando um dos destinos muito procurados.

Ver-o-Peso em Belém Belém do Pará veio com o Círio de Nazaré como carro-chefe, encantando os visitantes em seu estande. Um casal de dançarinos de Carimbó, um chef de cozinha que produziu alguns pratos não tradicionais, mas com ingredientes bem conhecidos, fizeram sucesso. A degustação da aguardente com adição de Jambo e da cerveja Cerpa, da cervejaria do mesmo nome, fundada em 1966 em Belém, pelo alemão Konrad Karl Seibel, juntou um bom público. Entre as muitas atrações no Pará, além da cidade de Belém, seus museus e praças – o Mercado Ver- o- Peso e suas docas restauradas – constam roteiros em áreas indígenas e a divulgação do Guará Acqua Park, um parque de águas. De acordo com André Barreto, o complexo fica na Grande Belém e conta com dois igarapés no seu entorno.

Terra de São Salvador #vemprabahia foi a chamada levada pelo Governo baiano ao FESTURIS 2019. São 13 zonas turísticas que, conforme a chamada, aguardam turistas de todos os cantos para a terra-mãe do Brasil.

Porto Seguro, o porto de chegada dos colonizadores, participou com estande tanto no Meeting (palestras técnicas no Master Hotel), quanto no salão da Feira. Um rapaz e uma moça, ambos indígenas da etnia Pataxó, de Porto Seguro, conversou com profissionais de turismo, estudantes e fez pinturas em muitos braços e canelas de visitantes mais afoitos. De quebra, disponibilizaram material para incentivar uma visita.

O Hotel Coroa Vermelha Beach, da praia do Mutá, em Coroa Vermelha (zona do descobrimento, em Porto Seguro), esteve firme na comitiva baiana, bem como a prefeitura de Salvador que fez corpo a corpo nas palestras especializadas.

Café Arábico

Você já tomou um café puro, cujos grãos foram torrados na chapa de um fogareiro elétrico? E depois socados? Isso tudo na tua frente? Bom, no estande da Etiópia, no Serra Park, em Gramado, isso foi possível. A equipe atuando em sintonia fez parte da receita. Um dos profissionais prestando informações aos agentes de viagens, outro distribuindo material – o livro Ethiopia terra das origens, obra muito especial que relata até mesmo o encontro de Lucy, fóssil de 3.2 milhões de anos e um jovem da equipe sentada no chão, fazendo e servindo o café. Muito delicioso!

Águas Termais

No setor de Termalismo, que formou um núcleo, ao lado do místico e religioso, a animação e as atrações foram muitas. O hotel Termas da Guarda, de Tubarão (SC) esteve junto com empresas de cosméticos produzidos a partir de fontes termais e recomendou os tradicionais banhos de lama, indicados para reumatismos e outras dores. Leandro Paes, destacou a tradição do Termas da Guarda em oferecer muita diversão, lazer e descanso aos hóspedes. Ainda neste mesmo espaço, muitos quiseram fazer tratamentos de beleza, inclusive maquiagem e cortes de cabelo. Piratuba, com seu tradicional Parque Termal, optou por ficar no estande de Santa Catarina, junto com sua região que compreende o Vale da Amizade e do Contestado.

Festas de Natal

Treze Tílias – a cidade austríaca dessa região apresentou com desenvoltura o Natal Iluminado, ou Weihnachten in Dreizehnlinden, em plena cidade de Gramado, a do Natal Luz, evento que iniciou em 24 de outubro e prossegue até 12 de janeiro de 2020. O Weihnachten in Dreizehnlinden ocorre de 15 de novembro, na sexta-feira próxima, até 25 de dezembro, com encerramento na igreja Matriz.

Gastronomia

No setor de Gastronomia do FESTURIS 2019 foram muitas as surpresas. Linha Bonita, da região da colônia, de Gramado levou geleias, frutos secos, bolachinhas natalinas para a Feira. Com apoio dos Sebraes das suas regiões, muitas culturas puderam se apresentar. Na tarde de sexta-feira, dia 8 de novembro, Santa Catarina apresentou um prato com harmonização com bananas de Corupá e Linguiça de Blumenau; o Rio Grande do Sul, através de São Francisco de Paula, apresentou o Queijo Serrano e o café Della Nona, da Linha Bonita, de Gramado, apresentou o Grostoli.

Machadinho, mais ao oeste, divulgou seus atrativos em estande separado. Azeite, Cerveja, Cuca e Vinho O Grupo Olivas de Gramado, empreendimento de turismo rural, gastronomia e natureza, apresentou o resultado da primeira safra de Azeites Extravirgens. Já Igrejinha relatou resultados da última Oktoberfest e levou bandinhas alemãs e cucas para o Festuris. De sua parte, a Rasen Bier apresentou o Bierpark Rasen Platz, Parque Temático que relata a história e produção da cerveja e está instalado na Rua Coberta. A visitação é das 10h às 22h.

A prefeitura de Bento Gonçalves junto com o Centro da Indústria, Comércio e Serviços, fizeram o lançamento da 17ª Fenavinho e 30ª ExpoBento, que será de 5 a 14 de junho de 2020. O estande da Giordani Turismo foi um dos palcos escolhidos.

Festuris Místico

Na Rua K, filas indicavam a presença de atividades místico/religiosas. Leitura de búzios, com Pai Paulinho do Xeroquê; benzeduras, leitura de cartas, reiki, massagens, florais no espaço Flor de Cactus (Canela-RS). Na sequência, budas e Três Coroas com o Centro Tibetano voltado ao Dalai Lama. Donos de restaurantes de comidas típicas do Tibet, versando sobre a temática. Ali, valia até mesmo banhar com óleos purificados a Grande Lamparina que foi a estrela principal na abertura da Feira de Turismo, com a cerimônia do Tsentup, uma espécie de oferenda para que tudo fluísse bem. No outro lado da rua, muitas imagens de Nossa Senhora de várias nações eram apreciadas por devotos.

Concierge Gramado

Além das marcas – apresentadas por empresas ou por prefeituras ou secretarias de governos de estados – o FESTURIS também foi espaço para a programação técnico/cientifica, no Meeting que debateu sobre: Turismo: Força, Transformação e Oportunidade, realizada no Hotel Master Gramado nas manhãs de sexta-feira e sábado. O Meeting foi aberto pelo ministro do turismo Marcelo Álvaro Antônio e contou, na sequencia, com profissionais da área, cada qual apresentando “cases”. Foi nesse ambiente que o presidente do Sindetur, Danilo Kehl, mediou a apresentação feita pelos idealizadores Pedro Accorsi e Lauro Justo Pereira de como foi concebido o Concierge de Gramado. São quatro pontos exclusivos que foram concedidos pela prefeitura de Gramado, através da Secretaria de Cultura, para a empresa Displey Card. Os espaços, antes abandonados, foram revitalizados e atualmente recebem o turista e mesmo o cidadão local, que precisa de informações ou algum serviço como dispor de um mapa, folheto, recarregar celular, alugar bicicleta, carrinho de bebê ou pegar um guarda chuva emprestado. Ficam no Lago Negro, Praça do Relógio, Praça das Bandeiras e Belvedere do Vale do Quilombo. O Concierge Gramado integra, a partir dá 31ª edição do FESTURIS, o Projeto Gralha Azul, considerando sua atuação e a preocupação com as questões de mobilidade e os conceitos adotados de forma integrada: cultura, turismo, sustentabilidade e tecnologia. Os criadores do Concierge Gramado foram os responsáveis, neste ano, pelo plantio da araucária, o símbolo do Projeto Gralha Azul, criado pelo executivo de comunicação, escritor e jornalista Hélio Lima Duarte.

Você pode gostar...

SSL Bravulink