Connection: Cinema e Turismo unidos em Gramado

A influência da cultura e do cinema no desenvolvimento turístico foi o tema central do 5º Connection Festuris, encerrado na noite do dia 13/05 em Gramado.  Realizado entre os dias 11 a 13 deste mês de maio, o evento teve mais de 550 inscritos de forma presencial, além das pessoas que acompanharão os conteúdos de forma online de diferentes lugares do Brasil e do mundo.

palácio dos festivais
Palácio dos Festivais foi o palco dos acontecimentos

 Na abertura promovida no Palácio dos Festivais, foi dado o tom desde evento que mesclou o potencial da arte cinematográfica com o fomento turístico, temática que foi seguida durante todo o evento. Na noite de muito glamour, o mágico Mateus Di Macedo encantou o público, deixando o ator Werner Schunemann na condução da solenidade, quando este destacou com muita emoção, a sua relação com o cinema e com o Rio Grande do Sul e com aquele palco em Gramado. Nesse ambiente, foi destacada a homenagem que o Connection fez aos 50 anos do Festival de Cinema de Gramado que neste ano será realizado 12 a 20 a de agosto.

Thiago Lacerda (foto Victor Pollak)

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Connection, responsáveis pela realização do Connection, deram seue recado com firmeza. “Estamos abrindo uma janela para novas conexões, para novas oportunidades, para novos aprendizados. O Connection é um evento inventivo e criativo, que nasceu durante a pandemia para oportunizar que o mercado de viagens continuasse a pensar e a refletir como seria a atividade na retomada. Foi um experimento que deu certo e chegamos agora à quinta edição em dois anos”, disse Marta Rossi. De sua parte, Zorzanello focou sua fala na forma como os atores – no caso o publico que atua no turismo e, no caso de cinema – se engajaram, buscando mais conhecimentos para o novo tempo que o turismo terá.

Rua Coberta mostra que em Gramado se vive os 50 anos do Festival de Cinema e o turismo está presente

Vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi salientou a importância do Connection para fortalecer os debates em cima de três áreas que, segundo ele, foram fundamentais para a consolidação de Gramado. “A junção entre cultura, cinema e turismo é fantástica e faz parte da história do nosso município, que há cinco décadas saiu de uma pequena cidade para se tornar um grande destino. Parabenizamos o Connection pela iniciativa e desejamos a todos um evento enriquecedor”, disse. O governo do Estado foi representado pelo secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub. 

Na mesma noite de abertura, foi exibido o filme “Trekking Terra dos Cânions: Expedição São José dos Ausentes”, premiado no Festival de Cinema de Gramado em 2019. Os atores Thiago Lacerda e Werner Schunemann estiveram entre as grandes presenças no Connection, discutindo o legado que a cultura e o cinema deixam nas comunidades onde estão inseridos.

Bento Gonçalves ou Werner Schunemann

Com falas incisivas em defesa do setor cultural, ambos os artistas ressaltaram a necessidade de um esforço conjunto e destacaram a importância do Connection em trazer este debate à pauta, para que o audiovisual seja cada vez mais uma ferramenta de desenvolvimento turístico, econômico e social. Cláudia Mara Borges, diretora da Secretaria de Turismo do RS,  e o cineasta Zeca Brito, também participaram das diversas atividades e painéis.

Zeca Britto

Com um mix de conteúdo técnico com vivências práticas, palestrantes nacionais e internacionais compartilharam seu conhecimento com o público vindo do Brasil inteiro. A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk falou sobre o papel transformador que o Festival de Cinema de Gramado teve para a consolidação do destino gaúcho. No mesmo painel participou Jorge Céspedes, diretor de Cultura da Intendência de Maldonado, contando sobre a história de sucesso do Festival de Cine de Punta Del Este.

Na sequência, o tema em discussão foi film commissions (ou comissões fílmicas), organizações que tem como objetivo atrair produções audiovisuais para determinados destinos, criar polos cinematográficos e através disso fomentar a cultura e a atividade turística. Vanessa Lombardi e Raquel Pellegrini falaram sobre a Santos Criativa, compartilhando a experiência da Cidade Unesco do Audiovisual. Já André Faria, diretor executivo da Rede Brasileira de Film Commissions (Rebrafic), apresentou como uma film commission pode ajudar a promover um destino turístico.

Foto de Rafael Cavalli

            O empreendedorismo local também esteve em destaque no palco do Connection através do case sobre tematização de empreendimentos apresentado por Roger Wingert, CEO do Grupo Unity, responsável pelas marcas Pizzaria Scur, Cara de Mau e Gatzz Dinner Show. O empresário destacou a inspiração do cinema para dar vida aos negócios que atualmente são sucesso em Gramado.

O Connection é realização da Rosi&Zorzanello, teve patrocínio do Sebrae/Gatzz/Vitta Boulervar; com a apresentação da Gramadotur – turismo cultural/Prefeitura de Gramado/Festival de Cinema de Gramado e Sicredi Pioneira. Entre os hotéis parceiros figuraram os do grupo Laghetto e Pousada e hotel Vovó Carolina. Além da Abrajet, Abav/sindetur, Convention Visitours Bureau Gramado/Canela, Skal Club e Afeet Brasil são apoiadores.

Material produzido com informações da Assessoria de Imprensa do Festuris Connection. Fotos dos artistas e cineastas foram captadas no site do Festuris Connection. Foto abertura de Rafael Cavalli

Você pode gostar...

SSL Bravulink