Ministro do Turismo estará presente em Gramado no FESTURIS
O Ministro do Turismo do Brasil, Henrique Alves, confirmou presença na 27ª Edição da Festival de Turismo de Gramado (Festuris), que acontece de 5 a 8 de novembro em Gramado. O Ministro estará participando da solenidade de abertura e também será palestrante do Congresso realizado junto com o evento, conforme informam os diretores, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que convidaram o ministro, durante audiência realizada no Mistério do Turismo em Brasília. Presentes, na ocasião, também estavam o presidente ABAV-RS, Danilo Kehl Martins; a representante da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Viviane Dutra; o representante do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em Brasília, José Otaviano Fonseca e Leonora Guedes representante da Festuris em Brasília. “Saímos de lá com a boa notícia de que o Ministério do Turismo participará novamente, de forma fortalecida e ativa do evento”, destacou o Diretor da Festuris, Eduardo Zorzanello.
Gramado no Festuris – 27ª Edição
Conforme os dirigentes, no encontro, o ministro manifestou que o turismo é uma das atividades econômicas mais promissoras do mundo. “Em 2014, enquanto a economia mundial mantinha o pessimismo impulsionado por uma das mais graves crises das últimas décadas, o setor mostrava vitalidade. Registrava um crescimento de 4,4% no número de viagens internacionais, com a movimentação de mais de 1 bilhão de turistas e a geração de 1,2 trilhão de dólares, segundo a Organização Mundial de Turismo”. Esse reconhecimento foi muito importante para a diretoria da Festuris, pois o evento que está na sua 27ª edição tem o turismo como seu foco principal. Do Festuris, nasceram tendências, se criaram novas rotas e modalidades que atualmente são destaques em todo o país.
Parques Temáticos de Gramado no FESTURIS
O Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) já confirmou presença no Salão de Entretenimento na Festuris em novembro deste 2015. A diretoria do festuris esteve reunida, na Rio de Janeiro com o presidente da entidade, Alain Baldacci, confirmando a participação do Sindepat e seus associados. A Região das Hortênsias, conta com uma boa diversidade de Parques Temáticos, entre esses o Alpen Park e mais jovem Terra Mágica Florybal, que estarão participando.
O Sindepat surgiu em 2003 como fruto da união dos principais Parques e Atrações Turísticas do Brasil. A associação conta com 18 associados de nove Estados diferentes dando suporte institucional e político a cada associado. Hoje o Sindepat extrapola os limites de instituição representativa e passa a ser uma instituição de integração do setor. Conforme Marta Rossi, uma das diretoras, a cada ano o Festuris aprimora ainda mais seu modelo de permitir que as partes responsáveis por atuar no turismo e para ele, se encontrem e troquem impressões de como levar a oferta dos seus produtos aos público.
Neste ano, os visitantes do Festuris terão mais essa atração, ao lado de Nossa Senhora Aparecida (SP), Santa Madre Paulina (SC) e tantos outros. Religiões que professam outra fé também poderão estar presentes no evento. Durante o Festival de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu, dirigentes da Festuris estiveram presentes, visando integrar os eventos. Na oportunidade, a assistente comercial do FESTURIS Carina Michel visitou a Mesquita de Foz do Iguaçu, que é um dos locais de maior concentração de muçulmanos na América Latina, convidando-os a participarem da 27ª edição do festival no Salão de Turismo Religioso.
No salão de Turismo Religioso, neste ano, a Festuris terá a presença da cidade de Santa Cruz (RN), onde foi construída a maior estátua de Santa Rita de Cássia do Mundo. Isso significa que além das suas praias paradisíacas, dos suas áreas de formação geológica exclusivas, salinas, sítios históricos e arqueológicos, o Rio Grande do Norte virá também com a religião. Distante 111 km da capital de Natal, a capital do RN, Santa Cruz tem sua formação baseada em princípios de fé e do sagrado. Segundo a lenda, um santo missionário, tomando conhecimento da abundância na região da árvore Inharé, tida como sagrada, cortou alguns galhos e deles fez uma cruz que passou a abençoar a cidade, tornando-a protegida de malefícios e calamidades. A partir de então, muitos fiéis foram ao local em busca de ajuda e atualmente a localidade um dos destinos mais visitados do Rio Grande do Norte e do Nordeste. A cidade possui a maior estátua católica do mundo, de Santa Rita de Cássia (padroeira do município). Desde que foi inaugurado há quatro anos, o Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita de Cássia, no topo do Monte Carmelo, já recebeu mais de 1 milhão de visitantes.
Santa Catarina e Rio Grande do Sul também se farão presentes neste salão. Como vem ocorrendo todos os anos, o Santuário de Santa Madre Paulina virá apresentar o templo, levando a cidade de Nova Trento ao seu lado. A pequena cidade conta, atualmente, com considerável infraestrutura de serviços, entre hotelaria, restaurantes, meios de transporte e atrações.
Já o Rio Grande do Sul participa com a magia das Missões Jesuíticas e seus personagens místicos, com as benzedeiras, descendentes de índios que foram catequizados e que, por consequência, se tornaram ainda mais “sábios”, no que tange a atender as mazelas das dores humanas.
Confira as últimas de Gramado no Festuris em: