A Magia dos Bonecos invade Canela

Bonecos de Canela

Vários bonecos são apresentados ao público em Canela

A magia das muitas artes de tantos personagens estará em cena, a partir de sábado, três de outubro, até dia 12, no Festival Internacional de Teatro de Bonecos, na cidade de Canela, na Região das Hortênsias do Rio Grande do Sul. Esta é a 27ª edição do Festival e contará com 11 grupos participando em 10 dias de cultura, arte e magia bonequeira. Como nas edições anteriores, os bonequeiros com suas criações, os bonecos, estarão por toda a parte da cidade, com espetáculos no Teatro Municipal, Teatro Laje de Pedra, na Praça João Corrêa, no Espaço Nydia Guimarães, em frente a Catedral de Pedra, no Gazebo Cultural. Nesta 27ª edição o Festival contará com 36 apresentações dos grupos convidados da Espanha, Itália, Rússia, Grécia e Brasil, conforme informações da Estratégia Comunicação.

Festival de Bonecos de Canela

Foto divulgação Estrategia Comunicação

As muitas emoções vividas por aqueles que já curtiram este festival são indescritíveis e atingem adultos de todas as idades. Dizer que as crianças adoraram, é pouco, pois o Festival tem um compromisso com a gurizada, levando muita alegria e arte que seja entendida e adorada pelos baixinhos. Mas é cult, é político, é instigante, pois leva mensagem para todas as faixas etárias e nos espaços e horários disponíveis. Neste ano de 2015, por exemplo, os bonequeiros, ou alguns desses, estarão no Oásis Santa Ângela e no Presídio Estadual de Canela. Velhinhos e detentos terão a oportunidade de assistir nestes locais os espetáculos Clinc Clinc da Cia Jordi Bertran da Espanha e Proprietário do Grupo Só Rindo – RS, respectivamente. O Oásis Santa Ângela é uma casa de longa permanência para idosas e pessoas portadoras de deficiência, mantido pelas Irmãs Filhas de Santa Maria da Providência.

Bonecos de Canela

Foto divulgação Estrategia Comunicação

Duas exposições também compõem o Bonecos Canela 2015. Na pousada Aldeia dos Sonhos, a Exposição de Marionetes, um acervo do proprietário da pousada Evalcir Lima, que é colecionador e grande admirador desta arte. São mais de 130 marionetes. Aberta ao público das 14h às 18h, durante todo o evento. Já no Grande Hotel Canela Elton Manganelli coloca a disposição do público sua coleção de expressivos bonecos em biscuit, no mesmo horário. Segundo ele a montagem está passando por um processo de criação de uma cenografia por temática e cada grupo de bonecos vai ter seu espaço poético.

bonecos de canela

Foto divulgação Estrategia Comunicação

Momentos importantes do Festival de Bonecos são os desfiles que percorrem a rua principal, desde a Catedral de Pedra até a praça João Correa. Grupos como De Pernas para o Ar, do Grupo Mira de Canoas, bonecos gigantes, inspirados na obra do artista plástico espanhol Joan Miró, fazem um passeio intergindo com todos, em especial com as crianças. A Trupi di Trapo, faz parte da programação paralela e estará participando, com peças dias 11, 12 e 13, numa incursão mágica pelo mundo do teatro “lambe-lambe” (em alusão ao formato das primeiras caixas que se pareciam muito com as máquinas fotográficas de mesmo nome), o grupo se reinventa e se descobre dentro da pequena grande fábrica de sonhos que são as caixas de teatro em miniatura. As peças “A Caixa” e “A Nuvem” estarão a disposição do público, ao ar livre, no centro da cidade. Merlin Puppet Theatre, da Grécia, Os Goliardos, de Canela, Só Rindo, de Gramado, bonequerios russos, como Viktor Antonov, o espetáculo Girovago e Rondela, da Itália, Jordi Bertran- que destaca Charles Chaplin são algumas das atrações pelas quais vale a pena subir a serra. Sem contar com as muitas outras atrações turísticas e de lazer daquela cidade e região.

Bonecos de Canela

Banda marcial desfila pela avenida

O Festival Internacional de Teatro de Canela é uma realização da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Canela com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Festival de Bonecos de Canela

Bonecos de Canela

Mais informações:

www.bonecoscanela.com.br
www.estrategiacomunicação.com.br
www.canela.rs.gov.br

admin

Jornalista profissional, trabalhou nos principais jornais de Porto Alegre e Rio Grande do Sul. Prestou assessoria às entidades ABAV, Sindetur, Sindicato de Hotéis no RS e à Confederação das Organizações de Turismo da América Latina (Cotal). Atualmente atua com assessoria de imprensa na Assembleia Legislativa.

Você pode gostar...

SSL Bravulink