Reabertura do Turismo: Região das Hortênsias aposta em Corpus Christi e Dia dos Namorados

Catedral de Gramado e Fonte dos Desejos

Aos poucos o setor de turismo vem retomando algumas atividades. Tudo começou pela rede hoteleira de várias cidades – caso de Porto Alegre, onde o Ritter Hotéis anunciou seu retorno no começo de maio, seguido de outros estabelecimentos. A Região das Hortênsias, que neste período de frio é uma das mais procuradas por turistas de todo o Brasil, também reabriu sua hotelaria. O importante neste processo, é que os chamados “protocolos” , emanados pelas autoridades sanitárias, sejam seguidos à risca. A rede Laghetto de Hotéis, com 10 unidades em Gramado, foi uma das primeiras e anunciar a reabertura de algumas das unidades de hospedagem de forma segura. O Laghetto Stilo Borges, localizado na rua Senador Salgado Filho, e outras duas unidades na mesma cidade começaram a atuar no novo modelo em 15 de maio.

Cidade poderá abrir vários serviços de forma controlada

Para o feriadão de Corpus Christi (de 11 de junho, quinta-feira, dia 12, Dia dos Namorados, sexta-feira) a prefeitura de Gramado pretende “medir” o termômetro para ver como será. Afinal, é sabido que a pandemia ainda segue fazendo danos em todo o Brasil, apresentando maior ou menor intensidade, com muitos hospitalizados e muitos mortos, dependendo da região. Por esse motivo, os cuidados vem sendo redobrados, com critérios rígidos e fiscalização, o que se espera das autoridades. Desde a metade de maio, as visitações a Gramado haviam retornado com muita timidez e muito cuidado por parte das autoridades. Agora, com quatro dias de duração “o feriadão já vem registrando grande procura na rede hoteleira, e boa parte vai ter a lotação de 50%, máximo permitido de acordo com o decreto municipal”, conforme matéria jornalística da Assessoria de Imprensa da prefeitura de Gramado.

Reino do Chocolate está aberto é visita incrível

A expectativa das autoridades, tanto de Gramado, quanto de Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, é de que a maioria dos visitantes sejam do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nesse período, em anos anteriores, os feriados e datas festivas levaram à região das Hortênsias turistas de todo o Brasil, com predominância de paulistas e nordestinos. Essa possibilidade está afastada, uma vez que não existe quantidade razoável de voos para esses deslocamentos. A Prefeitura de Gramada estima que – pelo verificado desde 08 de maio – o padrão econômico dos visitantes seja de nível econômico mais elevado, visto que também não existem voos internacionais e as viagens para outros países estão proibidas ou canceladas temporariamente. Dessa forma, resta ao viajante internacional, buscar destinos mais próximos em feriados e finais de semana, ou permanecer em casa. Vale ressaltar que nem todos os parques ou museus foram reabertos e o funcionamento segue em horários diferenciados.

Capuchinhos contam parte da história do Chocolate

O prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci (PDT), publicou decreto na quarta-feira, dia 03 de junho, autorizando a abertura de parques temáticos em Gramado, aumentando a capacidade de ocupação hoteleira para até 70 por cento. Dessa forma, o visitante terá como aproveitar a estada, visto que terá muitos locais para visitar, lembrando sempre que a máscara para proteção das vias respiratórios é uma exigência. Restaurantes e lojas podem abrir. Claro, tudo de acordo com protocolos. Apenas os bares, sem serviço de alimentação, estão proibidos de funcionar.

Mundo à Vapor, de Canela, uma visita lúdica

Enquanto esperam o resultado desse primeiro feriadão ainda em pandemia, o presidente da Gramadotur, Edson Néspolo e a Diretora de Decoração do Natal Luz, Cláudia Casagrande, estão planejando como será o Natal Luz. Numa live realizada no final de maio, Cláudia apresentou sua concepção sobre como será a decoração do maior evento natalino do Brasil que inicia dia 22 de outubro e encerra somente no dia 30 de janeiro de 2021 em Gramado. Agora vem sendo feito ajustes.

Mundo das Neves também funcionando

Selo vai garantir qualidade em Canela

Canela quer ¨Turismo Seguro”, diz Sanches (foto Prefeitura Canela)

A vizinha Canela está desenvolvendo critérios que o secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, chama de “boas práticas em saúde até ações ambientalmente sustentáveis e de acessibilidade”. A exemplo de Gramado, cuja hotelaria está aberta, Canela fez exigências que, em alguns casos já é rotina. Para os restaurantes, por exemplo, além do necessário distanciamento, a apresentação dos cardápios em Inglês, Espanhol e Braille são exigências. Além desse quesito, tem uma série de outros que foram elaborados, com o objetivo de oferecer segurança aos visitantes. Aqueles estabelecimentos que cumprirem todas essas regras receberão o chamado selo “empresa responsável, Categorias A e B, Turismo Seguro”. O secretário destaca que “Somos um destino que sempre foi referência. Queremos mostrar ao mundo que Canela está capacitada para atender com capacidade. O programa não estabelece apenas protocolos de saúde. Estamos preocupados com acessibilidade, inclusão e com o meio ambiente”, exemplifica Sanches.

Alpen Park

Para o prefeito Constantino Orsolin, o programa busca chancelar as atividades turísticas em seus mais diversos segmentos. “Não só no cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção ao coronavírus, mas também para questões de qualificação e acessibilidade. Queremos um turismo seguro em nosso município e o programa vem ao encontro dessa demanda”, destaca o prefeito.

Recentemente, a prefeitura de Canela e o trade turístico, receberam um duro golpe. O anúncio do fechamento do hotel Laje de Pedra, empreendimento que impulsionou ainda mais o turismo na região. O grupo Habitasul, proprietário do Laje, doou todo enxoval para a prefeitura. Foram doados: cobertores, 368 unidades; lençois, 1313 unidades; travesseiros 684 unidades; toalhas de rosto, 270; toalhas de banho, 260; toalhas de piso, 150; edredons, 204; fronhas, 690; colchas, 120; saias de cama, 70. A prefeitura de Canela repassou o enxoval ao Hospital da Caridade de Canela (dia 20 de maio). O que não era necessário ao hospital foi dispensado e distribuído para instituições de caridade.

Uma das alas do Laje de Pedra

“Ficamos tristes com o fechamento do hotel, um símbolo de Canela, mas sabemos que logo poderá ser reaberto com novos investimentos, porém ficamos muito felizes com a doação de todo enxoval para o HCC, um gesto muito nobre e lindo, um sentimento e vontade que partiu do coração dos proprietários para ajudar os que precisam. Que Deus abençoe sempre a todos para que logo termine essa pandemia, vamos vencer esse vírus, se Deus quiser logo retomaremos nossa rotina com mais força ainda”, destacou o vice-prefeito Gilberto Cezar.

Doação do Enxoval à prefeitura de Canela pelo Grupo Habitasul (foto prefeitura)
SSL Bravulink