Salvador, Natal e Maceió foram as Capitais preferidas em 2020

Salvador é destino histórico, cultural e ambiental

A cidade de Salvador, primeira capital do Brasil e da Bahia, foi o destino mais desejado pelos que viajaram mesmo durante a pandemia, em 2020. Já Natal, capital do Rio Grande do Norte, figura como o segundo local que mais vendeu no Brasil. A informação está no Anuário da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) 2021, apontando a capital baiana entre os três principais destinos do Brasil escolhidos pelos viajantes no ano passado: Salvador, Natal e Maceió. O documento reúne dados estatísticos e de posicionamento estratégico sobre o cenário econômico do turismo durante o ano atípico de convívio com a pandemia.

Vista da Praia de Ponta Negra, do alto do hotel do Sesc/Natal

                Segundo o Anuário, os destinos de sol e mar mantiveram a preferência dos viajantes, além de São Paulo, em quarto lugar. O documento aponta uma tendência nos últimos anos, no qual o Nordeste figura como o responsável por quase 70% das vendas dessas operadoras.

Atração perene em Salvador

Para o presidente da Empresa de Promoção Turística do Estado (Emprotur), Bruno Reis, a inclusão de Natal entre os destinos preferidos reflete o resultado de um esforço de promoção do destino, tanto com ações para o trade turístico, e também com o público final. “Nosso trabalho apresenta resultados, tanto que conseguiu nos colocar nessa posição de destaque nacional”, afirmou.

As praias paradisíacas de Maceió são um convite ao prazer

                O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa de Promoção Turística do Estado (Emprotur), lançou no final de abril mais uma campanha, desta vez a Visite Rio Grande do Norte Experience, iniciativa pioneira que tem como objetivo principal movimentar a cadeia produtiva local e apoiar o trade na retomada das atividades turísticas em todo o Estado.

Quadro (hotel Sesc/Natal) mostra dunas no entorno na capital onde muitos se divertem pensando na Arábia

                Previsto para acontecer neste segundo semestre de 2021 no Centro de Convenções de Natal, a ação irá fomentar o relacionamento comercial com os agentes de viagens de todos os principais mercados emissores de turistas, nacionais e internacionais, aumentando a capacidade técnica de venda do destino e um maior envolvimento dos municípios receptores nas ações de promoção e capacitação institucional. “O projeto terá três edições, previstas para os meses de setembro, outubro e novembro. Nossa expectativa é de receber em torno de 180 convidados, entre agentes de viagens e operadores”, enfatiza a gerente de promoção internacional da Emprotur, Nayara Santana.

A baiana é sempre uma atração exclusiva

As outras duas capitais – Salvador e Maceió – mantiveram muitos dos seus atrativos disponíveis (com regras de segurança contra a Covid -19), sendo muito buscados.

Subida ao Pão de Açúcar

Junto com o Rio de Janeiro, na Região Sudeste, que já está se preparando para promover a tradicional Queima de Fogos pela Virada do Ano, as duas capitais nordestinas estão na preferência dos turistas brasileiros e se organizam com vistas ao próximo verão. A rede hoteleira ao lado do trade, tem expectativa de começar a tomar fôlego, diante da possibilidade de redução dos casos de Covid.

Veranistas na praia em frente ao hotel Catussaba acompanham a soltura de tartaruguinhas ao mar

 

SSL Bravulink