Aviação Civil retoma voos e abre novas frentes para atender turismo

            Após dois anos sem voos internacionais de passageiros, Curitiba voltará a ter ligação direta com Buenos Aires. Os voos iniciam na primeira semana de abril, serão quatro partidas semanais para a capital argentina. “O retorno dessa operação aérea para Curitiba é de grande importância para esse período de retomada do setor de turismo em nossa cidade e é mais um indicativo de que o turismo vem aquecendo no mundo todo”, comenta Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.

            Operados pela Aerolíneas Argentinas, que já retomou ligação aérea com São Paulo, os voos vão acontecer sempre às segundas, quintas, sextas e domingos. Os aviões que serão utilizados nessa linha são Embraer E190, com capacidade para 96 passageiros, atendendo a demanda do turismo receptivo.

            A nova rota vai ligar o aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ao aeroporto Jorge Newberry, conhecido como Aeroparque, próximo ao Centro de Buenos Aires. A empresa argentina retoma os voos também para Porto Alegre e Brasília.

            Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2019, entre Curitiba e Buenos Aires foram transportados 33.907 viajantes pela Aerolíneas Argentinas. O último voo internacional que saiu do Aeroporto Afonso Pena foi em 28 de março de 2020, para Assunção, Paraguai.

No Rio Grande do Sul a concessionária Fraport Brasil confirmou, no começo do mês de março, que as obras de ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foram concluídas. Com isso, a pista passou de 2.800 para 3.200 metros e agora depende da instalação dos equipamentos que auxiliam a navegação para que entre em operação. Segundo a Fraport, assim que toda a obra estiver concluída serão iniciados os procedimentos de homologação da nova condição aeroportuária junto ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), ligado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), e à Agência Nacional, de Aviação Civil (Anac).

            A expectativa é de que a pista entre em operação até fim do primeiro semestre de 2022. Os prazos previstos inicialmente visavam a entrega da nova pista em 2021, mas devido a pandemia e, ainda, a necessidade de remoção de várias famílias, que moravam numa vila no final da pista, no bairro Sarandi, foram ampliados. Após todos os passos na obra e liberação, aeronaves de maior porte e peso poderão aterrizar e decolar do Salgado Filho que será também um grande terminal de cargas internacionais. Por enquanto, as linhas aéreas regulares de voos dentro do Brasil, se mantém ainda abaixo do que ocorria no começo de 2020, quando a pandemia chegou ao Brasil.

            As principais companhias aéreas que atuam no Brasil – as três com maior malha e que tem voos em todas as capitais e grandes cidades, Azul, TAM e Gol –  estão retomando suas antigas rotas ou criando outras alternativas de voos tanto regionais, como nacionais e internacionais. Setor muito prejudicado por causa da Covid 19, a aviação civil está voltando aos poucos. Além de Curitiba, o aeroporto de Brasília anuncia para abril e maio o retorno de voos para várias partes da Europa e também Estados Unidos.

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