Turismo mundial tem encontro no Festuris Gramado
O turismo de todo o mundo e as novidades que serão notícia nos próximos anos, neste importante setor, estarão presentes na 34ª edição do Festuris Gramado, entre os dias 3 a 6 de novembro no centro de feiras Serra Park. Secretarias de turismo de todos os estados brasileiros e de diversos municípios já confirmaram presença, bem como empresas operadoras de turismo, agências de viagens, hotelaria, parques de atrações, setor de gastronomia, ensino e de serviços complementares, estão inscritos para mostrar seus produtos. Promotores do evento Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, da Rossi&Zorzanello – Eventos e Empreendimentos, destacam a diversidade e qualidade dos expositores.
O Festuris Gramado vai manter espaços já tradicionais, agregando valores ou novidades, comemorando pela ousadia e pioneirismo. Foi ali na área de exposição, entre as muitas marcas, que o primeiro estande para a promoção e venda de produtos turísticos à comunidade LGBT + surgiu. Hoje é uma realidade, pois diversos serviços foram criados em todos os segmentos especialmente para atender esse perfil de viajante. Na edição de 2021, mesmo com pouco público devido a pandemia, ocorreu o lançamento no Festuris do Hotel do Chocolate. Em 2021, empreendedores do Abusado atuaram junto ao Festuris para promover a divulgação do novo atrativo em Canela
Também o Parque da Mônica teve sua apresentação no Festuris. Os dois empreendimentos serão inaugurados neste ano. O Parque temático Vila da Mônica, abre no dia 12 de outubro, brindando às crianças com a sua turma em diversas áreas. Cabe destacar que a Vila da Mônica está preenchendo todos os requisitos para se tornar o primeiro parque da América Latina com as certificações LEED Well e Green Building, que o credenciam pela consciência ambiental. Ou seja, nem abriu e já tem novidades para um futuro mais seguro!
Já o Chocotel Gramado, em fase de acabamento na sua decoração, deve ser inaugurado em dezembro, disponibilizando 118 apartamentos temáticos. Foi o artista Zeca Zenner que desenhou cada área e esteve no Festuris apresentando o projeto – junto com os empreendedores – à imprensa. Também foi no Festuris, em 2012, que se discutiu o turismo espacial, hoje uma realidade para os endinheirados! São muitos os exemplos do pioneirismo do Festuris Gramado.
Brasil Presente na Feira
Cidades e estados do Rio de Janeiro, Natal/RN, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Tocantins, São Paulo (com diversos municípios) Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Amazonas e tantos outros estão confirmados. Da mesma forma, atrações na área hoteleira, como o Six Sense Botanique, uma hotelaria de luxo e conforto voltado à natureza, localizado na Serra da Mantiqueira, junto a várias nascentes.
O Six Sense estará no Espaço Luxury, onde também estará Teresa Peres, consultora que antes de oferecer um produto turístico ouve o cliente e busca apoiar suas pretensões de conhecer, viver a intensamente a cultura e curtir ainda mais cada ambiente.
O Rio Grande do Sul estará presente no Festuris Gramado com estande da Secretaria de Turismo, onde diversas prefeituras levarão seus atrativos. Outras estarão por conta própria ou no estande do SebraRS, como tem sido tradição. É certo que o Vale dos Vinhedos, os Campos de Cima da Serra com São Francisco de Paula, região dos Vales estarão presentes. Porto Alegre, como é tradição, terá seu estande anunciando as novidades do último ano, por conta da nova Orla do Guaíba e do Cais Embarcadeiro, agora já entregues ao usufruto da população e visitantes.
A expectativa dos promotores é de que o Festuris Gramado reúne 12 mil participantes, promova 15 mil reuniões de negócios, apresente 40 destinos internacionais e 250 marcas. Os vários espaços serão distribuídos possibilitando o posicionamento das marcas em diferentes nichos do mercado turístico. Entre os espaços estão: Green Experience, Luxury, Business & Innovation, LGBT+, Wedding e a novidade desta edição, o Food & Drinks Experience.
Nos destinos internacionais, a presença de vários países europeus, como a Suíça, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha. Da América Latina e Andina também são esperadas muitas representações oficiais e de empresas que atuam no turismo. A Argentina é o país homenageado e estará com grande espaço e muitas novidades. Estados Unidos, Ásia e Arábia também já confirmaram presença na Feira Internacional de Turismo de Gramado 2022.
Palestras Buscam a síntese da mudança
Dentro da temática principal “Ressignificando o Turismo”, além de oferecer conteúdo diversificados, através de personalidades convidadas, a 34ª edição do Festuris dá mais um passo rumo à inclusão. Se, no Festuris 33º, a empresa Rossi&Zorzanello incluiu na sua equipe pessoas anãs, neste ano leva Lelei Teixeira, jornalista a escritora anã para palestrar, falar das dificuldades enfrentadas pelas pessoas ditas ¨diferentes”. Além dela, entre os já confirmados, figuram Fábio Mader, diretor-presidente do Grupo Leceres, empreendimento hoteleiro e de lazer (adquiriu a rede de hotéis e resorts do grupo GjP em 2021). Pertencem ao grupo as marcas: Wish, Prodigy, Linx e Marupiara. No Meeting debaterá o tema “A transformação através das pessoas; Martha Medeiros, empresária e estilista, que versará sobre o tema Brasilidade: a alma brasileira como inspiração para negócios de sucesso. Ela transformou o artesanato do nordeste, a renda, em artigo de luxo e muito cobiçado. Fabrizio Gueratto, digital influencer; Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur; Tarcísio Gargioni, Cofundador da Gol Linhas Aéreas, que terá a missão de apresentar o tema “Agilidade e estratégia no mundo 4.0 e Maribel Silva, diretora de Marketings da Calçados Beira Rio S/A.
O Festuris Gramado tem patrocínio do Ministério do Turismo, Confederação Nacional do Comércio, Latam Airlines. A Companhia aérea Oficial é a GOL, a agência oficial receptiva é a Gramadotur, as empresas de turismo e transporte terrestre serão a Brocker Turismo e a Planalto. Tem ainda o parceiro de Biossegurança com a Prudent e o apoio logístico da Marcopolo. Entre os apoiadores estão todas as principais entidades do setor de turismo, entre essas as que representam a área de comunicação ou jornalismo de turismo, como a Abrajet – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo e Conjutur – Confraria de Jornalistas e Amigos do Turismo. A previsão é de 450 comunicadores – entre jornalistas e influenciadores participem do evento.
Inscrições e mais informações www.festurisgramado.com