Dia do Turismo no RS foi no Cais Embarcadero

O Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, foi comemorado pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) que promoveu um encontro com representantes de todas as regiões turísticas através dos conselheiros do Conetur. A comemoração foi realizada em um dos restaurantes do Cais Embarcadero, em Porto Alegre, oportunidade em que o secretário de turismo Raphael Ayub reforçou a importância do setor para alavancar a economia.

Secretário enalteceu o esforço que cada região vem fazendo para se destacar

Ele destacou – num pronunciamento breve, mas de incentivo à ação de cada um dos presentes – a diversidade cultural do RS, sua geografia privilegiada, com muitos núcleos de atração turística bem desenvolvidos, como modelo que pode ser seguido e deve ser perseguido pelos que apostam no turismo.  Destacou profissionais da área, como os turismólogos, e sua importância para ajudar a identificar e melhorar atrativos nas 27 regiões turísticas.

A escolha do Restaurante Eat kitchen, no Armazém 7 do Cais Embarcadero propiciou a muitos conselheiros de outras regiões conhecer o local que é o mais novo ponto de encontro na Capital gaúcha. Com área de lazer, recreação e várias casas com propostas gastronômicas, o Cais Embarcadero junto às águas do Guaíba, permite ao morador da cidade e aos visitantes usufruir de novas atrações. Muitos restaurantes tradicionais lojas de roupas e calçados estão presentes no local, unindo-se aos novos que chegaram ou empreenderam na capital.

Mais uma linda vista do Embarcadero

Ali é possível usufruir de quadras esportivas de beach tennis, e da Praça Náutica Embarcadero. Tem espaço para picnic, feirinhas e até mesmo algumas apresentações de música. O projeto maior, prevê a realização de festivais no espaço. De fácil estacionamento, a R$ 15 reais por duas horas neste mês de setembro, com entrada pela Avenida Mauá 1050, cerca de uma quadra da Usina do Gasômetro. Os que forem a pé entram pelo lado da Usina.

No Eat Kitchen, Bernardo Fortes(violão) e seu parceiro musical, animaram a noite do Dia do Turismo

Presente às comemorações, o coordenador do Grande Projeto Missões, Álvaro de Farias Theisen aproveitou para conversar com parceiros sobre os muitos planos que estão em andamento na região missioneira. A notícia do momento é a confirmação do voo Guarulhos/Santo Ângelo que será inaugurado pela Gol no dia 18 de outubro, com três viagens semanais. “O voo diário Porto Alegre/Santo Ângelo, da Azul, está bombando. Agora, com essa entrada da Gol, direto de São Paulo, temos a certeza de que as Missões estarão presentes em todo planejamento de turismo que uma pessoa fizer”.

Álvaro Theisen destaca que existe a expectativa de um novo terminal aéreo, o que está sendo gestionado junto às autoridades aeroportuárias, mas por enquanto o existente tem condições de receber a demanda.

Mas o Grande Projeto Missões é mais abrangente. Prevê roteiro, conforme Álvaro Theisen, que inclua todas as cidades ou municípios missioneiros do RS, as Missões da Argentina e do Paraguai. “Essa rota está pronta, faltam apenas ajustes que vamos conseguir superar”, destaca.

Você pode gostar...

SSL Bravulink