Turismo nunca foi promovido  de acordo com seu potencial no Brasil

Lula falou sobre o desenvolvimento da economia e apontou o turismo como um segmento para gerar empregos

 O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou em 19 de outubro que o Brasil nunca tratou o turismo de acordo com sua grandeza como destino e atrativos. A declaração foi feita durante entrevista coletiva à Imprensa, no Plaza São Rafael, em Porto Alegre, quando Lula e seu candidato a vice Geraldo Alckmin estiveram na capital gaúcha em campanha eleitoral. O ex-presidente declarou que embora tenha conseguido, em seus governos anteriores, criar condições para que mais pessoas pudessem desfrutar do turismo, ainda fez pouco, já que o Brasil tem condições de oferecer mais com todos os seus atrativos que são muitos e em todas as regiões.

 “Quando assumimos nosso primeiro governo, fizemos um programa voltado ao turismo. Em 2003, apenas 40 milhões de pessoas viajavam de avião. Com os programas para aposentados, juventude, mulheres e tantos outros, conseguimos elevar esse número para 100 milhões. Pessoas que nunca tinham ido a um aeroporto viajaram de avião, conheceram outras regiões do país e até do exterior. Mas mesmo com esse crescimento, nosso projeto para essa área tão importante ainda foi pouco. Temos que avançar”, afirmou o candidato da Coligação Brasil da Esperança.

Caminhada terminou na praça da Matriz

              Na avaliação de Lula, o setor precisa ser incentivado com uma série de políticas públicas, entre essas, a criação do Ministério da Cultura, de forma que o turismo possa usufruir da diversidade cultural dos seus acervos e do povo de cada região. Conforme Lula, a cultura pode e irá contribuir para alavancar o turismo de forma plena, gerando renda e empregos que são necessários aos tantos brasileiros desempregados.

Em 20 de setembro Lula fez reunião com lideranças do setor de turismo em São Paulo

O ex-presidente abriu a entrevista manifestando solidariedade e justiça ao músico Seu Jorge, que sofreu ataques racistas em um show realizado em clube na capital gaúcha. Mencionou, ainda, o caso do humorista Eddy Junior, também vítima de um ataque racista cometido por uma vizinha do condomínio onde vive na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. “Nós precisamos, todas as pessoas democráticas do país, rejeitar e repudiar qualquer gesto de preconceito, seja no Rio Grande do Sul, seja em São Paulo, seja no Oiapoque (AP), ou no Chuí (RS)”, lembrando que a Constituição é clara sobre o tema. “Racismo é um crime inafiançável! disse. Lula enfatizou ter esperanças de que o ensino sobre a escravidão, em todas as escolas, mostrando o que foi feito com os povos africanos por mais de 350 anos no Brasil, virá contribuir para esclarecer aos mais jovens sobre o tema. Ressaltou que posturas racistas e homofóbicas afastam os turistas, que acabam por escolher outros destinos menos hostis.

A foto da abertura é do fotógrafo Ricardo Stucker

SSL Bravulink