Festuris Gramado abre com pedidos de união e paz pelo Brasil

Aberto em solenidade grandiosa no Palácio dos Festivais, nesta quinta-feira (03/11/22) a 34ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado terá atividades de conteúdo, treinamento, inspiração, amor e apresentação de destinos nacionais e internacionais até o dia 06 deste mês de novembro, no centro de eventos Serra Parque em Gramado.

Na abertura que contou com a presença de autoridades de todos os Poderes, entre esses o governador para o RS, Eduardo Leite,  os realizadores do Festuris, empresária Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, destacaram que a proposta de debater a ressignificação visa sobretudo oferecer a possibilidade de se repensar o que é turismo, sem medos, tendo apenas como meta atender toda a demanda que busca lazer, cultura, entretenimento de forma sadia.

“A nova economia pós-pandemia colocou as pessoas no centro de tudo. Então precisamos ouvir e atender as muitas vozes que clamam por direitos iguais: são mulheres, negros, LGBT+, deficientes físicos. Precisamos olhar o nosso entorno, cruzar nossas fronteiras interiores, nos despir do orgulho e abrir o caminho para o diálogo. Diálogo, é disso que o mundo precisa e nós temos feito isso ao longo dessa jornada que chega em sua 34ª edição hoje”.

Eduardo Zorzanello complementou que “o turismo representa uma força viva a serviço da paz”. Tanto que alguns eventos no decorrer desses dias terá uma olhar para o líder indiano Mahatma Gandhi, que ajudou seu país na luta contra o imperialismo inglês, pregando a luta sem violência.

            Pela primeira vez, na abertura do Festuris, os organizadores se posicionaram sobre o momento político. “Tivemos eleições muito disputadas e agora o processo eleitoral terminou, temos que seguir a vida, curar feridas e unir as forças de todos nós em favor do Brasil. O  desenvolvimento do Brasil deve ser a nossa meta, é tempo de unir forças, energias em prol do futuro País”, afirmou Marta Rossi emocionada. A organização do Festuris chegou a distribuir nota, durante a semana, alertando que apesar dos movimentos nas rodovias e cidades, o evento seria realizado. Eduardo Zorzanello disse que esta solenidade é uma “oportunidade que temos de agradecer publicamente a todos aqueles que constroem conosco e que nos ajudam alcançar a excelência nos resultados, a bater metas”. Este apoio, segundo ele, possibilitaram que o Festuris reunisse mais de 40 destinos internacionais, além de buyers do Uruguai, Peru, Argentina, Paraguai, Portugal e Estados Unidos. Ele comemorou, ainda, os resultados do evento, conquistados com o apoio de todos os atores do setor de turismo: crescimento de 16% em relação a 2019; 120% em relação a 2021; 12.500 inscritos antecipadamente; dois pavilhões de feira ocupando 24 mil metros quadrados (pavilhões Araucária e Hortênsias).

            Autoridades, jornalistas, agentes de viagens, operadores, empresários e convidados foram recepcionados pela equipe da Rossi & Zorzanello, liderados por Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs da empresa. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, o secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, o deputado federal Rodrigo Coelho, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados; Fábio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento, Competitividade do Turismo; e Eduardo Leite, governador reeleito do Rio Grande do Sul, e Cláudio Castro, governador reeleito do Rio de Janeiro e Evandro Novak, presidente nacional da Abrajet. As atrações artísticas da cerimônia foram o Grupo de Projeção Folclórica Ana Terra, de São Francisco de Paula, a soprano Débora Faustino e o saxofonista Vini Neto.

A entrega do Troféu Amigos do Festuris foi mais um dos momentos de emoção e reconhecimento da solenidade. Nove personalidades do turismo e que atuaram no crescimento do evento receberam a distinção.

            O secretário estadual de Turismo, Raphael Ayub, destacou os investimentos do governo do Estado no Turismo nos últimos quatro anos, que somaram R$ 196 milhões. Apontou a importância da iniciativa privada para o desenvolvimento do turismo e citou que nesta quinta-feira foi assinado no Palácio Piratini o contrato de concessão dos parques do Caracol (Canela) e Tainhas (Campos de Cima da Serra) à iniciativa privada, pelo período de 30 anos.

Fábio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, representando o ministro do Turismo, Carlos Brito, conclamou o trade turístico a se unir para ampliar o orçamento da secretaria dentro do Ministério do Turismo no próximo ano.

De sua parte, o prefeito de Gramado Nestor Tissot, destacou que o Festuris é um exemplo da aposta que o município fez no turismo há mais de 50 anos. “Aqui temos pleno emprego graças ao turismo”, apontou Nestor, destacando a força dos migrantes de todo o país que vêm em busca de oportunidades. “Todos são muito importantes. Uma das nossas qualidades é o bem receber”, concluiu.

            Nesta sexta-feira (4), a programação do Festuris inicia às 8h30 com o Meeting no Serra Park. Às 13 horas a feira abre para o trade realizar excelentes negócios. A programação completa do evento pode ser conferida aqui: https://www.festurisgramado.com/programacao/programacao-dia-2

Você pode gostar...

SSL Bravulink