Festuris Gramado reforça a sustentabilidade

O plantio da Árvore da Integração – duas mudas de araucárias – nos jardins do Centro de Eventos do Serra Park,  na sexta-feira (04/11) foi uma cerimônia muito ensolarada, linda e emocionante. Nesta 34ª edição do Festuris Gramado, os homenageados pelas suas ações sustentáveis foram a Calçados Beira Rio e Visit Portugal. Pela Calçados Beira Rio, o plantio foi feito por Maribel Silva, diretora comercial e Marketing da empresa. Já Bernardo Barreiros Campos, diretor de turismo de Portugal no Brasil plantou a muda em nome da Visit Portugal.

            Na oportunidade, além das manifestações dos agraciados, que assumiram compromissos de seguirem no rumo da sustentabilidade, o CEO de Rossi&Zorzanello, Eduardo Zorzanello destacou a importância da Árvore da Integração. Lembrou que a ideia foi levada em 2015 pelo jornalista Wilson Sierra ( Diretor Editor do Jornal Sierramar) através do Fórum Iberoamericano de Periodistas de Turismo e transformou-se em um evento de grande importância no calendário da FESTURIS Gramado. Junto com Marta Rossi, os dirigentes do Festuris agradeceram ao jornalista, através da filha e também integrante do Jornal Sierramar, Marisa Sierra Krás Borges.

            Em seguida, o grupo retomou para a parte interna do Centro de Eventos do Serra Park, onde além da Feira de Turismo, neste ano muito movimentada, vários encontros de negócios, apresentações de produtos e serviços. Na área de hotelaria, houve fila em frente ao estande do grupo Vila Galé de hoteis, com distribuição de brindes e hospedagens.

Amigos, jornalistas comemoram Carlos Casaes

Ao lado o estande do tradicional Vovó Carolina – que tem o hotel na Borges de Medeiros, área central de Gramado e a Pousada, na Avenida das Hortênsias, logo após o Pórtico – uma sessão de autógrafos do jornalista baiano Carlos Casaes.  

Carlos Casaes, Juearez Tavares, Evandro Novak e José Carlos Mello D`Avila, dirigentes da Abrajet Nacional e do RS

Ele, que participa do Festuris desde a primeira edição,  jornalista que criou o Traféu Catavento de Prata aos melhores do turismo, autogravou o livro Patranhas de um Viajeiro. O Termas Machadinho também movimentou seu estande, apresentando o complexo que inclui piscinas de águas termais e ambientes para muitas promoções.

            Bento Gonçalves, Veranópolis mostraram suas atrações que estão ligadas à região dos Vinhedos, ao trem Maria Fumaça, que neste ano terá duas edições de Natal sob trilhos,  e o restaurante Giratório ali pertinho do Rio das Antas. Piratini, a primeira capital Farroupilha também está presente no Festuris e anunciando a reforma do magnífico museu no qual, além da história da revolução, tem como um dos atrativos mais significativos o quadro de Anita Garibaldi, intitulado A Fuga de Anita, quando ela conseguiu escapar dos soldados na região da serra catarinense, entre Lages e Curitibanos. A região das Missões e Ametista e suas pedras e até cerveja feita em mina, são outros produtos se apresentando.

            Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina também vieram com tudo. Florianópolis com o Costão do Santinho numa ala e um grupo de empresários de gastronomia especializada em ostras (criação e preparação) em outro ponto. A disputa saudável, cada um ofertando o que tem de melhor. O restaurante Freguesia Oyster Bar, de Santo Antonio de Lisboa e suas ostras frescas fez sucesso. Mas claro que a região dos Principes, Joinville, Blumenau, Pomerode e outros também estão presentes.

            Mas o que chamou a atenção na Feira do Festuris 2022, além da grande quantidade de profissionais buscando conhecimentos, assistindo demonstrações, foram os lançamentos de novos atrativos para a região. Alguns já consolidados. Esses lançamentos serão tratatos com matérias pós-Festuris.

Meeting Festuris