Festuris Gramado encerra com crescimento de 120% sobre 2019

Feira de Turismo esteve movimentada desde a abertura até fechamento

Evento e sua Feira de turismo contribuiu para lotar a hotelaria, parques e restaurantes da Região das Hortênsias que está vivendo o período de festas e apresentações de Natal

            O encerramento do 34º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, foi uma festa de muitas alegrias, emoções, lembranças do primeiro Festuris e sobretudo a expectativa de que a 35ª edição marcada para os dias de 09 a 12 de novembro de 2023, seja ainda mais grandiosa. Durante a cerimônia de encerramento, na sala de imprensa, no Serra Park, os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello agradeceram o apoio e credibilidade do trade, imprensa e autoridades no 34º Festuris. Avaliado como a maior e melhor de todas as edições.

“O trade, os municípios e estados, bem como países que sabem a importância do turismo acreditam e apostaram no evento. Por isso temos que agradecer a confiança que cada um depositou em nós. E fizemos isso com apoio da mídia”, afirmaram.

            “O 35º Festuris começa agora, neste momento, quando encerramos essa edição tão grandiosa e que, apesar de todos os contratempos que tivemos com manifestações que impediram as pessoas de ir e vir, superou nossas expectativas”, disse Marta Rossi.

Muita disposição e muito otimismo de Eduardo Zorzanello e Marta Rossi

O Festuris deste ano registrou um crescimento de 120% em relação a 2021, 16% comparado com 2019, mais de 2.700 marcas em exposição, 12.500 inscritos e mais de 40 destinos internacionais. Realizado em parceria com todas as entidades do setor, o Festuris Gramado vem cumprindo um papel de divulgar o turismo da região, Estado, Brasil e do mundo, destacou Rosa Helena Volk, a secretária de Turismo de Gramado e presidente da Gramadotur, ao lembrar que a cidade foi crescendo em busca de novos atrativos, sendo liderada pelas ações de cada Festuris.

Nova diretoria da Abrajet/RS e Associação Riograndense de Imprensa prestigiam o Festuris

A seccional/RS da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo empossou a nova diretoria durante o Festuris, na estande do Resort Termas Machadinho. Assumiu a presidência Juarez Tavares, com José Mello Carlos DÀvila na vice. Os presidentes da Abrajet Nacional, Evandro Novak e de Santa Catarina, Gilberto Gonçalves, prestigiaram a posse.

Equipe já pronta para 2023

            O clima de expectativa para a 35ª edição do evento em 2023 cresceu em decorrência do sucesso da edição deste ano

. Representando todas as entidades do setor de turismo do Rio Grande do Sul, Lúcia Bentz, presidente da Abav-RS, disse que o sucesso do evento é resultado da união de esforços da equipe do Festuris e da Abav RS. “Formamos uma seleção campeã”, afirmou ela.

            Como ocorre todos os anos, foi premiado o Embaixador do Festuris, agência que leva o maior número de agentes de viagens e profissionais para o evento. O Embaixador – que já venceu em edições anteriores, foi Luciano Teixeira, da FRT (Porto Alegre) que levou o maior número de agentes de viagem para o evento, ao todo, 245 profissionais.   

Troféu Silvia Zorzanello

            Na segunda parte da cerimônia de encerramento do Festuris, ocorreu a entrega do Troféu Silvia Zorzanello à empresária Jussara Höppner, diretora do Parque Mini Mundo e do Hotel Rita Höppner. A distinção foi criada pela Câmara de Vereadores de Gramado em 2011 e, pela primeira vez, foi entregue no ambiente do Festuris (os anteriores foram entregues em sessão solene na Câmara de Vereadores). O troféu reconhece pessoas e empresas que possuem relevância no cenário turístico brasileiro.

Presidente da Câmara de Vereadores destacou a homenageada

            A escolha de Jussara Höppner reconhece uma das lideranças femininas do turismo de Gramado. Em 1969, ao lado do esposo Heino Höppner, inaugurou o Hotel Ritta Höppner. Em 1983 abriram o Mini Mundo, primeiro parque temático de Gramado. O empreendedorismo e o olhar para o social caminharam juntos na trajetória da família Höppner. Além da ampliação do negócio da família, o olhar social fez com que criasse também em Gramado o Projeto Aluno Nota 10 (reconhecimento aos melhores estudantes do município) e a Campanha do Alimento, que possibilita o ingresso no parque em troca de alimentos que são distribuídos para entidades assistenciais que mais necessitem.

Personalidades da magia lúdica das festas e parques foram cumprimentar Jussara

            A entrega do troféu foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Renan Sartori e pelo CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, filho de Silvia, falecida em 2010. Num ato de muita emoção com lembranças da atuação de Sílvia que, conforme a homenageada era uma liderança única. ” Eu era muita amiga da irmã dela, da minha idade, mas quando saíamos com a Sílvia, mesmo sendo mais novinha, ela era quem liderava decidindo o que deveríamos fazer. E sempre dava certo. Nos faz muita falta, mas está nos olhando do Alto, cuidando de cada um de nós, dos seus e do turismo da sua cidade, pois era obcecada pelo turismo”, disse Jussara, emocionada como todos. Entre os presentes, o pai de Eduardo, ex-prefeito, responsável pela coordenação do Festival de Cinema, empresário do setor de turismo, Enoir Zorzanello.

            Renan Sartori parabenizou o evento pelo sucesso e disse que a homenagem para Jussara Höppner reconhecia uma mulher empreendedora, como era Silvia Zorzanello. “Uma empreendedora notável da Serra Gaúcha, que faz a diferença no segmento turístico e social”, pontuou.

Depois de revelar sua gratidão pela visibilidade que o Festuris dá para Gramado, Rosa Helena Volk disse que “Silvia, Marta e Jussara elevaram o nome de Gramado”. Acrescentou que “a Jussara tem excelência no trabalho, delicadeza nos detalhes, é empreendedora e sempre está pensando em como fazer o bem”.

Painéis mostraram a passagem dos anos do Festival de Turismo, antes de ser Festuris

            Emocionado, Eduardo Zorzanello ressaltou que a família se sentia grata com a homenagem feita à Jussara Höppner, identificando nela muito da personalidade da mãe Silvia. “A mãe foi uma pessoa que lutou muito por nosso destino, teve um trabalho social e comunitário, soube estar à frente do seu tempo”. Zorzanello também elogiou a visão e o empreendedorismo da família Höppner. “Vocês são fantásticos”, afirmou, dirigindo-se aos familiares.

O coquetel de encerramento valorizou produtos, serviços da região, pois foi servido vinhos da Vinícola Jolimont e pizzas e outros quitutes da Forneria 847.

Você pode gostar...

SSL Bravulink