É tempo de festejos de Verão em Nova Petrópolis, na Serra gaúcha

Abertura oficial será no Ninho das Águias, local lindíssimo

Nova Petrópolis, o portal da Região das Hortênsias, está com tudo pronto para a edição 2023 do Verão no Jardim da Serra Gaúcha, que começa nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro, e vai até 6 de março. Esportes, lazer e cultura são as marcas do evento, com muitas atividades definidas pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, visando envolver todos os perfis de público, reforçando as opções de atividades aos moradores e visitantes. Um dos atrativos turísticos mais visitados da Serra Gaúcha durante o verão, o Ninho das Águias foi o cenário escolhido para o início e o fim da programação. A abertura ocorre no dia 22 de janeiro, às 17h, com o Picnic da Rádio União. E a despedida do Verão no Jardim da Serra Gaúcha, no dia 26 de março, será marcada pelo “Chimarreando no Ninho”, com o Grupo Serra e Fronteira.

A programação ao ar livre será contemplada. Se inscreva

Na sexta-feira, dia 20, das 18h às 21h e sábado das 9h às 22h, ocorre o 11º Encontro de Motos “Capetas Selvagens” na Rua Coberta. Domingo, 22, os amantes de trilhas e caminhadas que se preparem porque tem muito chão para percorrer, visitando atrativos turísticos. A Associação Tchon Ji conduzirá, a partir de 7h30min da manhã, os caminhantes por um roteiro que terá a visitação a duas cachoeiras, a primeira para banho e a segunda com uma parada para um piquenique (cada um trará o seu e que poderá ser levado pelo carro de apoio). O trajeto será de 19 km, com início e fim no Restaurante Lindenhof passando pelo Canto Ackerman, onde se tem uma bela vista do centro de Nova Petrópolis, seguindo na direção de São Jacó. Uma trilha, com a parada para banho de cachoeira, levará o grupo até a estrada do Pinhal Alto. Após visita uma segunda cachoeira. Uma parada para piquenique na Pousada Heritage.Valor da inscrição: R$ 40,00. Link para inscrição: bit.ly/caminhadaverao2023 – Restaurante Lindenhof. 

Cidade de Nova Petrópolis sempre florida

A programação do Verão no Jardim da Serra Gaúcha englobará eventos, alguns já tradicionais como a Festa do Figo (dias 4 e 5 de fevereiro) na sua 48ª edição (até eu já fui jurada na escolha de rainhas desta magnífica e perfumada festa daquele município onde a imigração alemã é referência). Além da Festa do figo, integram o  Verão no Jardim da Serra Gaúcha o  11° Moto Encontro Capetas Selvagens (20 a 22 de janeiro); Sommer Bier Festival (17 a 19 e 24 a 26 de fevereiro); 19ª Festa Campeira (3 a 5 de março); Encontro de Carros Antigos (3 a 5 de março); NovaMelFest (10 a 12 de março); 15º Stadtplatz Trilha (11 de março); 14ª Gincana Cultural Municipal (17 a 19 de março); Exposição de Orquídeas (17 a 19 de março) e XIV Rally Jardim da Serra Gaúcha (25 de março).

Serão realizados também shows musicais, valorizando grupos locais e artistas de outros regiões do Estado e País, competições esportivas e as atividades ao ar livre, como caminhadas e pedal, integram a ampla programação. A cultura também marcará presença através de atividades literárias realizadas pela Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva.

Homenagem ao imigrante na área central

“O nosso evento de verão representa uma experiência muito bem sucedida, pois oferece programação muito diversificada ao longo de mais de dois meses. Isso num período em que muitas pessoas procuram alternativas ao Litoral. Nova Petrópolis consegue suprir essa demanda”, afirma o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Rodrigo Santos.

Local de eventos no Parque do Imigrante,

Berço nacional do cooperativismo, Nova Petrópolis tem as marcas dessa modalidade de ação de parceria na Linha Imperial, onde a comunidade presta homenagem ao criador do cooperativismo, padre Theodor Hamastd, que dá o nome da Praça e mantém um magnífico monumento dessa Figura tão vigorosa.

Labirinto na Praça Central é muita diversão

No centro de Nova Petrópolis, na praça do Labirinto, está também está o monumento ao Cooperativismo, um lindo trabalho. Aliás, ali nessa área fica a rua Coberta, onde são realizadas muitas das atividades culturais, apresentações de corais, bandinhas e muitas outras manifestações. Mas, ainda na comunidade sede da Linha Imperial muitas malharias, fábricas de produção de doces, como as tradicionais Casa do Pão de mel, produtos de beleza, como a Rosa Moschetta são pontos de visitação (e compras) obrigatórias.

Malhas de boa qualidade são atrativo em todas as Linhas do município

Nova Petrópolis tem uma rede de hospedagem e gastronomia bem diversificada, com muitos restaurantes, bares, pousadas e hotéis para todos os gostos. Os restaurantes Colina Verde e Torquês são alguns dos excelentes locais para se comer bem, em especial a culinária alemã. Tem, ainda, o Biergarten Aldeia, dentro da Aldeia do Imigrante, onde sempre é possível ouvir uma bandinha típica alemã animando o ambiente.

Uma das alas do Museu no interior do Parque Aldeia do Imigrante

Outro espaço com restaurantes e uma série de atrativos é a Cidade ZAANDAM, construída em homenagem a cidade do Rio Zaan, um pequeno rio na província no noroeste da Holanda, uma linda cidade próxima a Amsterdam. Em Nova Petrópolis fica na rua que dá acesso ao centro, quem chega pela BR 116. Exatamente na Avenida XV de Novembro, 1057. Ali tem um pouco de tudo lembrando a Holanda, desde os Moinhos de Vento, casinhas típicas, queijos, os famosos waffles holandeses – stroopwafel e uma gastronomia espetacular.

Réplica de Zandam em Nova Petrópolis

Foto caminhada : Vini Martins e Marcelo Farinha

Mais informações sobre o Verão No Jardim da Serra podem ser obtidas através do Facebook e Instagram @veraonovapetropolis.

Você pode gostar...

SSL Bravulink